Paulo Franke

27 setembro, 2024

Gente VIP que de repente VI... e desenhei (1a parte)

Celebridades não são encontradas em cada esquina. Encontrei algumas e, naturalmente, tais encontros ficaram gravados na minha memória cristalina, gracas a Deus! Nesta postagem, que será dividida em 4 partes, contarei como se deram esses encontros, se só as vendo de passagem ou batendo um papo com elas ou ainda tendo-as como amigas. Durante a pandemia, as desenhei e junto à foto anexarei seu desenho também, alguns que considero bons... e outros não (na 4a parte incluo desenhos bem melhores).

 Na 1a parte tratarei de gente do meio artístico e esportivo

Na  2a parte tratarei de gente do meio religioso

Na 3a parte tratarei de gente do meio político 

Na 4a parte tratarei de gente amiga com uma história

--------------------------------------

ÂNGELA MARIA


Na década de 50 era comum artistas do cinema ou do rádio brasileiros fazerem turnês pelo Brasil. E muitos foram até Pelotas-RS, minha cidade, e se apresentavam em um cinema não muito longe de onde morávamos. Ângela Maria, a Rainha do Rádio de 1954, como dezenas de outros nos atraíram para conhecê-los.

Mas a maior lembrança da mencionada cantora foi quando em 1970 eu fazia o trabalho de evangelizacão, que consistia em distribuir nosso jornal "Brado de Guerra-contra todo o mal" em bares e restaurantes. Meu setor era o bairro do Bixiga, em S.Paulo, e, entrando em uma fina churrascaria percebi uma grande mesa com muitos convidados da aniversariante, que reconheci ser Ângela Maria... Imediatamente, dois homens vieram barrar minha entrada ao local, quando a cantora chamou-me "Moço, eu quero o seu jorna!" E abriu sua bolsa e fez a sua oferta para a obra do Exército de Salvação, deixando seus convidados boquiabertos... e eu vitorioso! Nunca me esqueci do que relato aqui. Antes de ser famosa, Ângela cantava no coro da igreja Batista, onde seu pai era pastor. Certamente, ao ver-me lembrou-se do passado?

**************************************

 Carlos Alberto e Ioná Magalhães



Ano de 1969, "celeiro de encontrar gente VIP", pois trabalhei em São Goncalo-RS e vendia nosso jornal "Brado de Guerra - contra todo o mal" no Leblon. E lá encontrava o casal no mesmo restaurante e na mesma hora. Muito atenciosos, já deixavam sua contribuicão separada. Pena que àquela altura não sabia que ele era gaúcho, natural de Arroio Grande, vizinha de Pelotas, o que poderia dar margem a uma conversa.



**************************

Pixinguinha


 Espalhando nosso jornal no centro do Rio de Janeiro, encontrava Pixinguinha em um bar com frequência.  Pixinguinha resmungava e mandava que eu me afastasse dele. Mesmo assim, a cada vez que eu o encontrava oferecia o jornal... e novos resmungos. Carinhoso... só sua música, não sua atitude.


**********************

SIVUCA


Voltando do Brasil, via Londres, no meu destino que era a Finlândia, vi Sivuca sentado perto de mim e com um lugar vago ao seu lado. Não deu outra... sentei-me ao seu lado até Copenhagen, onde nos despedimos. Para não faltar assunto, falei de minha filha Deborah, musicista-pianista, o que ele ouviu com atencão e respeito.

 
***************************
Maria Della Costa

*

A gaúcha Maria Della Costa, famosa dama do teatro, na foto no seu hotel em Parati-RJ, que chegamos a "espiar" para ver se ela se encontrava, o que não aconteceu. Mas de fato a encontrei na firma onde trabalhei, em Pelotas, atendendo-a na compra de tapete de couro... Achou caro e não comprou e nem me ocorreu pedir-lhe um autógrafo.


***********
*************

Carmen Silva



 Carmen Silva (1945-2016) foi uma cantora e compositora brasileira conhecida pelos fãs como "A Pérola Negra".

 Numa fase de sua vida, divorciada e morando sozinha, sentia-se triste e cheia de ansiedade. Como seus filhos moravam nos Estados Unidos, onde estudavam e trabalhavam há alguns anos, viajou para lá a fim de passar uma temporada com eles.  Foi nessa ocasião que passou a frequentar cultos evangélicos na igreja que seus filhos frequentavam. Convertendo-se, foi batizada nas águas e voltou ao Brasil decidida a cantar somente músicas em louvor a Deus.

Como a conheci?

Eu estava em um shopping-center muito bonito em São Miguel, ilha dos Açores. Por ser permitido fumar no shopping, fiquei aborrecido  com a fumaça carregada no ambiente. Vendo, com os olhos ardendo, umas pessoas por perto, queixei-me a elas e, para surpresa minha, uma delas era um pastor que eu conhecia de Fall River-MA, quando lá moramos e trabalhamos no Salvation Army. Ele apresentou-me Carmen Silva, que estava em campanha em  uma igreja evangélica  da ilha. Conversamos muito tomando um café no shopping e à noite fui ao culto onde Carmen cantou e pregou. Na ocasião, quando também fui convidado a dar meu testemunho, ela presenteou-me com seus três CDs, o do meio autografado. Carmen convidou-me para ir com eles no dia seguinte 
 a uma cidade da ilha onde haveria um culto especial, mas como eu viajaria de volta à Finlândia não aceitei o convite. Hoje tenho pena de não ter tirado uma foto com tal VIP, que faleceu em 2016 causando-me tristeza e ao mesmo tempo gratidão a Deus por tê-la conhecido.


*****************************

Eliana Macedo e Adelaide Chiozzo




Nos anos 50, o cine-teatro Avenida, a um quarteirão de onde eu morava, recebia a visita de artistas nacionais, de rádio ou cinema. Elas, que cantavam juntas, uma tocando acordeón e a outra violão, encantavam a platéia... e eu no meio. Isto sem falar nos filmes em que atuavam, que eu não perdia nenhum. Seu grande sucesso foi "Beijinho Doce", que meu pai também tocava no acordeón.
Passaram-se muitos anos e, através de um amigo no Facebook, vim a saber que era amigo íntimo de Adelaide Chiozzo, assim arrisquei mandar "lembrancas" pra ela... Nao deu outra, ela me mandou um grande beijo, certamente orgulhosa de ainda ser lembrada!


************************

Anselmo Duarte


Minha saudosa irmã era sua fã e vibrou ao receber uma foto autografada dele. Era o galã nos filmes em que trabalhava com Eliana. Mais tarde, como diretor, ganhou o prêmio de melhor filme como diretor de "O Pagador de Promessas", no Festival de Cannes.
Eu o conheci em um bar em São Paulo, enquanto vendia nosso jornal; contribuiu, muito atencioso e sorridente.



***************************

Ronnie Von


Eu o vi em 1966, quando adentrava o ginásio de esportes  Abel Schultz, em Joinville, meu primeiro campo de trabalho como oficial do Exército de Salvacão. Não assisti ao show do famoso cantor, mas para mim bastou ver uma figura VIP como era ele.


****************************

Marcos Plonka


O judeu "Sargento Taínha" como era chamado ao trabalhar na novela da Tupi, "A Idade do Lobo", que enfocava nossa obra, foi convidado para uma gincana no ES de São Paulo, evento que ficou na história, no tempo em que o Capitão Sidney Campos foi o Secretário de Juventude. A equipe RED, que o convidara, foi a vencedora! E eu estava lá, curtindo a gincana ao lado da tenente que trabalhava nos EUA... hoje minha esposa!


****************************

Zugspisten Artists


No ano de 1958, o grupo alemão visitou o Brasil, inclusive minha cidade, fazendo malabarismo, caminhando numa corda de um edifício a outro e encantando multidões!
O desenho que fiz abaixo, torna-se significativo porque
meus sogros trabalhavam em Pelotas e levaram os filhos para ver o show. Em outras palavras, Anneli, minha esposa estava lá, mas como saber a que distância de mim?


****************************

Hebe Camargo


Já casados e trabalhando em Porto Alegre em 1977, 
uma noite, ao vender nosso jornal, encontrei Hebe Camargo em uma churrascaria. Muito simpática, nao somente contribuiu, mas teceu muitos elogios à nossa obra, do que nunca esqueci. Meu desenho não fez jús à sua simpatia.



*****************************

Vera Maria Brauner Menezes


Estudávamos no mesmo colégio em Pelotas, onde ela também nasceu. Eu a via diariamente sem maquiagem, de uniforme escolar, uma jovem bonita, mas não de chamar tanta atencão.
Então, foi surpresa sua eleicão como Miss Pelotas, representando o Laranjal Praia Clube. Corria o ano de 1961, e logo Vera ganhou o Miss Rio Grande do Sul e, enfim, chegou a Miss Brasil e ganhou o segundo lugar em Long Beach-CA onde eram realizados os concursos.




*************************

Zico


Antes de viajarmos pela primeira vez à Finlândia, quis mostrar para meu filho Aaron algo majestoso do Brasil. E fomos ao Maracanã, assistir à partida de despedida de Zico, que iria para o Japão. Errei ao comprar o bilhete e ficamos bem perto do campo, sim, mas expostos à "chuva de coisas estranhas" que eram atiradas e caíam ao nosso lado! Tínhamos que nos defender, como o goleiro, de objetos mil que caíam... e que não a bola! 




***************************

Cayê e Denise Milfont


Ele, cantor de sucesso.


Ela, artista da Globo; na foto na minissérie "O Pagador de Promessas".


Precisaria de muitas palavras para contar como conheci estes dois amigos artistas.  Resumindo, quando trabalhei em Brasília, eles, juntamente com sua mãe, comecaram a frequentar as reuniões do ES. Muitos anos se passaram até que os encontrei no Facebook, já artistas consagrados. E quando recentemente visitei Brasília, por coincidência eles que moram no Rio de Janeiro estavam visitando sua mãe. Foi um encontro maravilhoso, como mostra a foto, nas dependências do Corpo.
 !


*************************

Jordan Alexander e Jennifer Alexandra



Conheci muito bem os seus avós, Sônia e Moisés, colegas do Exército de Salvação, também de vista seu pai Alexandre, que tocava na Banda Nacional. Chegando ao Brasil naquele ano, de alguma forma eu soube que se apresentariam em uma Loja de Pianos (a foto superior é minha). Compareci e fiquei deslumbrado com o talento maravilhoso dos dois.
Nossa amizade nasceu desse encontro principalmente com o Jordan Alexander, que foi a um concurso de piano em Fulda, Alemanha, e eu fui até lá prestigiar o grande amigo pianista



**************************

Diversos, sem desenho.


Assisti a um show do comediante Oscarito no Cine-teatro Avenida, em Pelotas.

Encontrei certa vez, em uma rua de São Gonçalo-RJ, o também comediante Grande Otelo.

 E Jô Soares parou seu carro para me pedir  informação de onde ficava a rua Luiz Góis, em S.Paulo.

Em Ipanema, encontrei Cláudio Marzo e, sem certeza, Vinicius de Morais, ambos no restaurante "Garota de Ipanema".

Vi a cantora Elizete Cardoso conversando com a atriz Neuza Amaral no aeroporto de Congonhas.

Encontrei em Pelotas Irene Ravache, que fazia teatro no Guarany, e conversamos sobre os prédios históricos da cidade.

No Rio de Janeiro, com minha filha, conversamos com a simpática atriz Yara Cortes, que fez a novela "Dona Chepa".

Fui com minha família assistir ao show do famoso gaiteiro gaúcho Renato Borghetti no Teatro Sete de Abril em Pelotas.

No aeroporto de Congonhas, uniformizado para esperar um salvacionista português que nos visitaria, encontrei Nelson Piquet que me observava com um leve sorriso.

 Encontrei em Helsinki o jogador gaúcho Branco, admirado com a beleza das finlandesas, o que comentou comigo.

**************************

E partamos para o exterior...

Rafael Nadal


Em anos recentes, passeava com meu neto JV na Disney Paris quando o vimos passar ao nosso lado. Mais rápido do que eu, meu neto pegou minha câmera e o fotografou, uma foto bem especial do famoso tenista que naqueles dias em Paris ganhava troféus no Roland Garros.


James Stewart


Foi em 1 janeiro de 1982, encontrando-me em Pasadena-CA, no meu caminho para a Austrália, e assistindo à famosa "Parada das Rosas" (Rose Parade) que o vi desfilar em carro aberto como o patrono do evento. Procurei desenhá-lo como no filme "Janela Indiscreta" (Rear Window), do grande Hitchcock, um dos melhores filmes a que já assisti.


***************************

Ricardo Montalban


Na mesma famosa parada, desfilava o ator mexicano que fez sucesso em Hollywood, oportunidade para outra foto.


***************************

Victoria Chaplin


Reconhecendo-a em uma loja de departamentos em Helsinki, enquanto eu vendia o "Sotahuuto" (Brado de Guerra em finlandês), conversamos um pouco e ela me convidou para assistir ao seu show "Cirque Invisible". Fui assistir ao magnífico show e, terminado, subi ao palco para cumprimentá-la, ocasião quando lhe pedi posar em uma foto comigo, o que ela prontamente concordou. Comenta-se que Victoria era a filha preferida de Charlie Chaplin... pelo menos o talento herdou dele.


**************************

Robin Williams



Em  Glasgow, Escócia, vi um grupo de pessoas diante de uma loja e, ao perguntar o por quê, falaram-me do ator e cantor, que fotografei e desenhei mesmo sem conhecê-lo.


**************************

Artistas finlandeses que conheci


Seela Sela, com quem conversei em festivais do ES,
recitava longos salmos com linda entonacão;
sua avó era salvacionista.


Ritva Oksanen participou de festivais de congressos salvacionistas.


Markku Peltola, ator que participou do filme "O homem sem passado", do diretor finlandês Aki Kaurismäki, dando enfoque ao Exército de Salvação, o qual foi candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

**********************************

The last but not the least


Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e interiores

Neto Kristoffer, o menino fotografando David Hasselhoff (Baywatch), à sua frente, quando o ator visitou Helsinki.

*********************************

Atualizando as visualizacões do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:


1.541.889 = 30de setembro de 2024


****************************************

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home