Paulo Franke

07 outubro, 2024

Gente ViP que vi, a vez dos políticos (3a parte)


Presidente JANGO GOULART e  Governador LEONEL BRISOLA


Não foi JANGO GOULART eu vi desfilando em carro aberto na minha cidade na década de 50.


LEONEL BRISOLA, como governador do Rio Grande do Sul, o vi no Pavilhão Olímpico do Congresso da Igreja Episcopal, em 1960, em Porto Alegre. (fotos).




Na foto, marcados com um x, eu no grande coral e na assistência, meus pais.

 

------------------------------------------- 

MARIO DAVID ANDREAZZA


Mario David Andreazza  (Caxias do Sul20 de agosto de 1918 — São Paulo19 de abril de 1988) foi um militar e político brasileiro. Foi ministro dos Transportes durante a Ditadura Militar nos governos Costa e Silva e Médici, tendo sido responsável por inúmeras obras entre as quais a Ponte Rio-Niterói. (Wikipedia)
Eu o vi em uma venda do nosso jornal em um restaurante em São Paulo.


---------------------------------------

Primeira-Ministra INDIRA GANDHI


Quando escrevi meu livro "Edificacão Diária" contei como a conheci naquele ano de 1968.




Talvez por pensar que eu fosse indiano, ao passar ela me lancou um olhar penetrante, do qual me lembro até hoje.

------------------------------------------

Ministro ANATOLI  (NATHAN)  SHARANSKI




Natan Sharansky é um político israelense, ativista dos Direitos humanos e escritor que, como um refusenik na União Soviética durante os anos de 1970 e 1980, passou nove anos nas prisões soviéticas. Foi um símbolo da dissidência soviética e o primeiro preso político libertado por Mikhail Gorbachev. Wikipédia


Por enorme coincidência, o famoso judeu ucraniano, recém chegado a Israel, e eu nos hospedamos no mesmo hotel, o Ramada Inn de Jerusalém, quando, com colegas oficiais americanos, fui a primeira vez a Israel, em abril de 1986.  (Vale a pena contar esta!). Um dia, ao tomar o elevador, reconheci Sharanski, que por sinal ocupava as manchetes mundiais por sua libertação da prisão russa e chegada vitoriosa em Israel. Conversamos e, quando ele chegou ao seu andar, atinei que eu não havia apertado o botão no andar do meu quarto. (Será que não se assustou?) Tive a presença de espírito, porém, de pedir-lhe um autógrafo, mesmo eu não tendo nem papel nem caneta comigo (coragem a minha!). Bondosa e humildemente, foi ao seu quarto e voltou com esta saudação que guardo com carinho até hoje (Lembranças aos amigos de Israel no Brasil... A.S.).


------------------------------------------------------------

Presidentes da Finlândia

Tarja Halonen e  Martti Arttisaari


Tarja Kaarina Halonen (Helsínquia24 de Dezembro de 1943) é uma política social-democrata finlandesa, 11ª presidente de seu país, a primeira presidente do sexo feminino a assumir o cargo, cujo mandato começou a 1 de março de 2000 e terminou a 1 de março de 2012. A 29 de Janeiro de 2006 foi reeleita na segunda volta com 51,8% dos votos. Halonen licenciou-se-se em Direito pela Universidade de Helsinque em 1968. Casou-se com o sócio advogado, Dr. Pentti Arajärvi, antes de ter sido eleita presidente.

Na foto em um Congresso do Pelastusarmeija (ES), estou na fila para cumprimentá-la.


Amiga do Exército de Salvacão (Pelastusarmeija) na Finlândia, voluntariou-se para posar em uma foto em que representa uma mulher desabrigada, para uma campanha salvacionista. E eu digo. Só na Finlândia!!! Ah! e certa vez seu marido estava no bonde e fiscais vieram ver se os passageiros haviam comprado a passagem. E ele mostrou seu bilhete, o que Anneli testemunhou... E novamente, só na Finlândia!!



O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2008 por sua brilhante carreira como negociador e diplomata, morreu em 16 de outubro de 2023.

Visitando o Brasil, fomos convidados para a recepcão que foi realizada na Igreja Luterana Escandinava. Ao cumprimentarmos o presidente, Anneli espontaneamente perguntou-lhe se era dificel ser presidente.


----------------------------------------------------------

The last but not the least

Astronauta NEIL ARMSTRONG


No link abaixo, como o conheci e a um outro astronauta:

https://paulofranke.blogspot.com/2021/04/desenhos-de-gente-vip-que-viencontrei.html


Nossa visita à NASA na Flórida-EUA

https://paulofranke.blogspot.com/2009/07/ii-pegadas-na-lua-ha-40-anos-nasa.html


E por hoje é só!

Até a próxima e última!

----------------------------------------------------

Atualizando as visualizacões do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:


1.543.551 = 10 de outubrode 2024

----------------------------------------------------