Paulo Franke

12 dezembro, 2007

Você sabe o significado de sua decoracão de Natal?

Árvore - simboliza o Reino de Deus. "Eu sou a videira verdadeira e vós os ramos", disse Jesus. Quando iluminada, lembra -nos de Cristo, que é a Luz do Mundo. O pinheiro, única árvore que permanece verde nos rigores do inverno europeu, lembra-nos da vida espiritual que não fenece diante das lutas. Seu tom verde fala de esperanca da vida eterna.

Coroa do Advento - costuma ser usada desde o primeiro domingo do Advento, como sinal de esperanca da vida nova que o Natal traz.

Presentes - são símbolos do presente que Deus deu à humanidade: Seu Filho Jesus Cristo. Nossos presentes deveriam simbolizar nosso amor pelos semelhantes.

Ceia - é o símbolo do banquete eterno para o qual devemos estar sempre preparados pela nossa íntima comunhão com Deus.

Estrela - além de lembrar a estrela que guiou os magos até Belém, simboliza também os filhos de Deus, que são como as estrelas do céu.

Vela - lembra ao cristão sua responsabilidade como luz do mundo, a espalhar seu brilho entre os homens. A tradicão diz que Martinho Lutero foi a primeira pessoa a colocar velas na árvore de Natal.

Sinos - falam da alegria que deve acompanhar o cristão durante toda a sua vida até chegar às portas do céu, que o Salvador nos abriu.

Lacos e enfeites vermelhos - lembram-nos, com essa cor de sangue, da Encarnacão que se operou no Natal.

Meias na lareira - ao entregar presentes aos pobres, o bispo de Mira, na Ásia Menor (hoje Turquia), deixou cair pela chaminé de uma casa uma sacola cheia de preciosidades que caiu por acidente dentro de uma meia que secava diante da lareira. Nicolau, seu nome, inspirou o "Papai Noel".

Presépio - faz-nos sentir a beleza da cena que se passou na gruta de Belém, verdadeira licão de humildade, simplicidade e amor. "E o Filho de Deus se fez homem e habitou entre nós."

NOTA - Esta é a primeira parte do meu "cartão de Natal" aos caros leitores do meu blog; nos dias que antecedem à festa magna da cristandade outras postagens serão feitas.
***
Já vem perto o Natal; canta o verde pinhal,
Há sons festivos no ar, vibram acordes no lar.
***
Cessem prantos e dor, vence as mágoas o amor
Do meigo infante Jesus, que muda as trevas em luz.
***
Folga o meu coracão; ouve a doce oracão
Da multidão celestial: "Já está perto o Natal!"
***
Melodia silesiana, 1842.

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home