Visita à casa de Sir Winston Churchill

1874 - 1965

"Visita a Chartwell", o lugar não me dizia muita coisa, mas era o que assinalava o programa do curso para oficiais do Exército de Salvacão que eu fazia em Londres, representando o Brasil, naquele verão europeu de 1973. Nosso ônibus especial entrou no vilarejo tipicamente inglês, chamado Westerham, e logo estávamos perto da mansão denominada Chartwell, que à distância parecia uma casa mal-assombrada. Impressão precipitada, pois de fato era a bem-conservada casa do guerreiro que expulsara, sim, os fantasmas da Europa e limpara os céus do continente após a Segunda Guerra Mundial, renovando a fé do mundo na superioridade da democracia. Seu nome? Winston Churchill.
Meu saudoso pai sempre citava seu nome com grande admiracão quando falava sobre a guerra, e de alguns episódios ligados a ela eu me lembrava. Churchill demonstrara uma vontade inquebrantável de derrotar a Alemanha hitlerista e colaborara energicamente com o estado-maior norte-americano para o êxito do desembarque na Normandia, sendo uma das pessoas-chaves da vitória ocorrida em maio de 1945. Seu sinal V feito com os dedos o caracterizava.
Respiramos paz e tranquilidade ao adentramos a mansão, hoje museu, preservada como ele e sua esposa a deixaram. E ali vimos seus uniformes, suas medalhas, seus chapéus e cartolas, sua biblioteca e o estúdio onde pintava seus quadros. Entretanto, o que mais me atraiu a atencão foi, no lindo e bem-cuidado jardim da mansão, a cadeira onde Churchill costumava sentar-se e admirar os seus peixes dourados (foto), ocasiões por certo mais frequentes no final de sua vida.
É sua a célebre frase pronunciada durante a guerra: "Eu nada tenho a oferecer a não ser sangue, dureza, suor e lágrimas", mas por outro lado ele dizia: "Um dia longe de Chartwell é um dia desperdicado" (A day away from Chartwell is a day wasted), tal a renovacão de forcas e energia que ganhava naquele magnífico lugar.
Sir Winston Churchill foi o Primeiro-Ministro do Reino Unido de 1940 a 1945 e de 1951 a 1955.
Filho de pai inglês e mãe americana, foi enterrado em Bladon, no pequeno cemitério da Igreja Anglicana perto de Blenheim Palace, seu lugar de nascimento.


São célebres as citacões deste grande homem que recebeu em 1953 o Prêmio Nobel de Literatura (muitas citacões suas são mencionadas no Google.com), sendo uma das que mais gosto a seguinte:
Por que essa preocupacão em conciliar religião e ciência? Se você recebe uma mensagem que alegra o seu coracão e fortifica a sua alma, que lhe promete o reencontro com aqueles que você amou, em um mundo de maiores oportunidades e harmonia mais ampla, por que deveria você se preocupar com o formato ou com a cor de um envelope manchado em seu percurso de viagem, ver se está com os selos necessários ou não, ou mesmo ver se a data do carimbo está correta?

4 Comments:
Grande Major. Estava à procura desta última frase de Churchill para o meu blog. Lembrava apenas o conceito mas não os termos então a procura estava complicada.
Que ótimo que a colocou aqui!!
Tiago Luchini
By
Anônimo, at quinta-feira, dezembro 06, 2007 3:28:00 PM
Estava com o assunto tão "na ponta da língua" que já escrevi a respeito... post aqui.
By
Anônimo, at sexta-feira, dezembro 07, 2007 11:08:00 AM
brother, seu blog é um documentário digno de ser apreciado até pelos dois meninos bilion´rios da google...
parabéns...
gostei do significado dos simbolos de natal...
amamos vcs...
me dá dicas como, insiro o q precisar em meu blog...
By
Unknown, at domingo, dezembro 30, 2007 8:08:00 PM
caro Paulo, procurando pelo significado da palavra " amém" cheguei ao seu blog. E depois a esse tópico sobre a casa de Churchill que termina com a bela frase do estadista. Grande homem e sábias suas palavras. Também escrevi ,a minha maneira sobre ele. Espero que goste do meu blog tanto quanto gostei do seu.
Abraço forte
eduardo visinoni
http://johnnypinguela.zip.net/arch2008-04-13_2008-04-19.html
By
Unknown, at sexta-feira, agosto 01, 2008 1:21:00 AM
Postar um comentário
<< Home