Paulo Franke

06 dezembro, 2007

Visita à casa de Sir Winston Churchill

Sir Winston Churchill
1874 - 1965


"Visita a Chartwell", o lugar não me dizia muita coisa, mas era o que assinalava o programa do curso para oficiais do Exército de Salvacão que eu fazia em Londres, representando o Brasil, naquele verão europeu de 1973. Nosso ônibus especial entrou no vilarejo tipicamente inglês, chamado Westerham, e logo estávamos perto da mansão denominada Chartwell, que à distância parecia uma casa mal-assombrada. Impressão precipitada, pois de fato era a bem-conservada casa do guerreiro que expulsara, sim, os fantasmas da Europa e limpara os céus do continente após a Segunda Guerra Mundial, renovando a fé do mundo na superioridade da democracia. Seu nome? Winston Churchill.

Meu saudoso pai sempre citava seu nome com grande admiracão quando falava sobre a guerra, e de alguns episódios ligados a ela eu me lembrava. Churchill demonstrara uma vontade inquebrantável de derrotar a Alemanha hitlerista e colaborara energicamente com o estado-maior norte-americano para o êxito do desembarque na Normandia, sendo uma das pessoas-chaves da vitória ocorrida em maio de 1945. Seu sinal V feito com os dedos o caracterizava.

Respiramos paz e tranquilidade ao adentramos a mansão, hoje museu, preservada como ele e sua esposa a deixaram. E ali vimos seus uniformes, suas medalhas, seus chapéus e cartolas, sua biblioteca e o estúdio onde pintava seus quadros. Entretanto, o que mais me atraiu a atencão foi, no lindo e bem-cuidado jardim da mansão, a cadeira onde Churchill costumava sentar-se e admirar os seus peixes dourados (foto), ocasiões por certo mais frequentes no final de sua vida.

É sua a célebre frase pronunciada durante a guerra: "Eu nada tenho a oferecer a não ser sangue, dureza, suor e lágrimas", mas por outro lado ele dizia: "Um dia longe de Chartwell é um dia desperdicado" (A day away from Chartwell is a day wasted), tal a renovacão de forcas e energia que ganhava naquele magnífico lugar.

Sir Winston Churchill foi o Primeiro-Ministro do Reino Unido de 1940 a 1945 e de 1951 a 1955.
Filho de pai inglês e mãe americana, foi enterrado em Bladon, no pequeno cemitério da Igreja Anglicana perto de Blenheim Palace, seu lugar de nascimento.


.

São célebres as citacões deste grande homem que recebeu em 1953 o Prêmio Nobel de Literatura (muitas citacões suas são mencionadas no Google.com), sendo uma das que mais gosto a seguinte:


Por que essa preocupacão em conciliar religião e ciência? Se você recebe uma mensagem que alegra o seu coracão e fortifica a sua alma, que lhe promete o reencontro com aqueles que você amou, em um mundo de maiores oportunidades e harmonia mais ampla, por que deveria você se preocupar com o formato ou com a cor de um envelope manchado em seu percurso de viagem, ver se está com os selos necessários ou não, ou mesmo ver se a data do carimbo está correta?


Um prato comemorativo à vitória dos aliados na Segunda Guerra, onde aparecem Churchill e Roosevelt e as bandeiras americana e britânica.


4 Comments:

  • Grande Major. Estava à procura desta última frase de Churchill para o meu blog. Lembrava apenas o conceito mas não os termos então a procura estava complicada.

    Que ótimo que a colocou aqui!!

    Tiago Luchini

    By Anonymous Tiago Luchini, at quinta-feira, dezembro 06, 2007 3:28:00 PM  

  • Estava com o assunto tão "na ponta da língua" que já escrevi a respeito... post aqui.

    By Anonymous Tiago Luchini, at sexta-feira, dezembro 07, 2007 11:08:00 AM  

  • brother, seu blog é um documentário digno de ser apreciado até pelos dois meninos bilion´rios da google...
    parabéns...

    gostei do significado dos simbolos de natal...

    amamos vcs...


    me dá dicas como, insiro o q precisar em meu blog...

    By Blogger deroci, at domingo, dezembro 30, 2007 8:08:00 PM  

  • caro Paulo, procurando pelo significado da palavra " amém" cheguei ao seu blog. E depois a esse tópico sobre a casa de Churchill que termina com a bela frase do estadista. Grande homem e sábias suas palavras. Também escrevi ,a minha maneira sobre ele. Espero que goste do meu blog tanto quanto gostei do seu.

    Abraço forte

    eduardo visinoni
    http://johnnypinguela.zip.net/arch2008-04-13_2008-04-19.html

    By Blogger eduardovisinoni, at sexta-feira, agosto 01, 2008 1:21:00 AM  

Postar um comentário

<< Home