Paulo Franke

26 agosto, 2008

De trem pela Europa 13 - Bergen (Noruega)

Do you want to read this text in English?

Although it is not a perfect translation - sometimes with many mistakes, sometimes very funny! - it can give you an idea of the subject.


Lugares visitados conforme o mapa acima.

(Tente aumentá-lo clicando sobre ele e seguindo a direcão das setas)

Bremem, Berlim, Nuremberg (Alemanha), Salzburgo (Áustria), Budapeste (Hungria), Zurique,Vevey, Genebra (Suíca), Haarlem (Holanda), Celes, Bergen-Belsen, Bremerhaven, Hamburgo, Puttgarden (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca), Halmstad, Goteburgo (Suécia), Bergen, Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia ) e de volta a Helsinki (Finlândia), onde vivo com minha esposa e duas filhas casadas.

_____________________

De trem pela Europa 13 - Bergen (Noruega)



Em 1989, tendo desembarcado do navio na capital Oslo - quando nossa família veio morar na Finlândia pela primeira vez - quis incluir agora este belíssimo país nórdico no meu roteiro de viagem para conhecê-lo melhor. Naquela ocasião visitamos um navio viking, preservado em um museu, do que certamente meus filhos, naquele tempo adolescentes, não esqueceram. A populacão do país é de 4.644.457 (julho 2008), mas descrevê-lo neste blog pode ser uma tarefa longa, portanto aos leitores interessados aconselho procurarem as

informacões que o Google oferece.


O mapa da Noruega, país escandinavo que faz fronteira com a Suécia a oeste e com a Finlândia e Rússia ao norte. O mapa, que tem o formato que faz parecer uma colher, mostra a capital Oslo onde cheguei de trem vindo da Suécia e a cidade de Bergen, meu destino inicial. Erradamente, pensara que a viagem seria bem mais curta, mas por ter de percorrer montanhas altíssimas o trem noturno leva cerca de 10 horas para chegar a Bergen.



Embarquei na estacão de Oslo em um dia de verão e, durante as breves horas em que de fato escurece, acordei e olhei pela janela do trem com o pensamento "Será que tomei o trem certo? Para onde está me levaaaaando?" Tudo à volta era gelo, enquanto o trem subia vagarosamente altíssimas montanhas, a razão da neve em pleno verão escandinavo. Como na Finlândia praticamente não existem montanhas, de fato estranhei o que ao acordar meio de sobressalto passei a ver.


Sempre com a impressão de que tomara um trem para o Polo Norte...!


Não tive coragem de acordar meus companheiros de viagem para verem "o espetáculo de inverno". Tantos turistas, mas acordado no grande vagão somente uns poucos. Pena!


As horas noturnas duraram pouco, o que é natural na Escandinávia no verão, e sempre contemplando paisagens magníficas chegamos à segunda cidade do país, Bergen, com seus 218.032 habitantes.


Bergen tem paisagens indescritíveis, sendo uma constante montanhas muito altas e casario colorido de madeira, água do mar ou de rios e muitos barcos. Essas idílicas paisagens não nos deixam imaginar que durante a guerra os nazistas invadiram a Noruega.


Mesmo a chuva que caía no primeiro dia não desfazia a beleza dos lugares por onde andava.


Visitando a cidade velha de Bergen, com suas casas antigas de madeira, lugar historicamente importante para os cidadãos e imperdível para os milhares de turistas.


Um lindo souvenir, mas grande demais... o caso é comprar um enfeite magnético de geladeira...


Floreiras por todos os lados, bem comuns em qualquer cidade escandinava.



Muitas ruelas tipícas. Tento "segurar" alguns prédios para que não desabem. Pura brincadeira, pois ainda que antiquíssimos são estritamente preservados.



Talvez o povo nórdico mais patriótico e orgulhoso de sua bandeira seja o norueguês. Talvez pelo fato, como já mencionei, de terem sido dominados pelos nazistas durante a guerra.



Andando por ruas com casario de diversas cores, mesmo vermelhas como a bandeira do país, dirigi-me à antiga Catedral de São Olavo, cuja torre sobressai no postal publicado no início.



Há cerca de 900 anos celebram-se missas/cultos nesta igreja que, antes da reforma luterana, pertencia aos católicos, tedo sido inaugurada por franciscanos. Fotografei a bala de canhão que, em séculos passados, tentou atingir a igreja em um dos ataques à cidade. Sem ter conseguido perfurá-la, até hoje a bala está presa à pedra, o que não deixa de ter
um significado espiritual profundo




O altar com seus lindos vitrais. O lugar convida à meditacão e à oracão.



Jesus Cristo no centro e de cada lado os evangelistas. Abaixo, o versículo "O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado" (1 João 1:7), antiga declaracão que tem permanecido mais firme do que mesmo as rochas da catedral.

O lindo menorah como decoracão da igreja, enfatizando a descendência espiritual dos judeus que têm os cristãos.



Lucas, o médico amado, um dos escritores do Novo Testamento, quadro de uma outra igreja que publico aqui.



Para seguir o costume, uma visita ao Exército de Salvacão (Frelsesarmeen) de Bergen.



Em seu interior o sugestivo versículo sobre a plataforma: "O Mestre está aqui e te chama" em norueguês, língua muito próxima do sueco.



A inspiradora paisagem que eu via do quarto onde me hospedei,
um lugar de beleza, amizade e paz.



Hora de viajar para a capital Oslo. E no caminho paisagens deslumbrantes das montanhas e dos fiordes noruegueses. Considero a Noruega o país quem sabe mais lindo dos mais de 30 que já visitei, principalmente pelo fato de que sua beleza paisagística não se concentra em um ponto ou em uma área às vezes pequena, mas estende-se por centenas de quilômetros, isso que conheci somente uma pequena parte da nacão. O folheto acima é de um famoso hotel, onde paramos no 
caminho, que faz parte da Heranca do Mundo da UNESCO. Personalidades e celebridades mundiais nele têm-se hospedado.




Do lado de fora do famoso e sofisticado hotel, magnífica paisagem dos fiordes.



E descendo, a típica vista dos fiordes da região: montanhas que podem chegar a 600 metros de altura enquanto que o mar a 600 metros de profundidade. Apressei-me a fotografar o navio de turistas ao longe antes que desaparecesse de cena.


E no caminho mais uma pausa, agora para visitar uma Stave Church, igrejas de madeira de complicada estrutura que existem por todo o país, datando dos anos 1.130 e 1.350. Esta que visitei, a de Borgund, é a que permaneceu com o mínimo de alteracões através dos séculos. A sensacão ao adentrar uma dessas igrejas é indescritível, ainda mais se imaginarmos os antigos cristãos noruegueses orando e cantando louvores a Deus. Parabéns à câmera digital de minha esposa que conseguiu tirar fotos com esta qualidade. (mais fotos da igreja ao longo da postagem).



O interior dessas igrejas, que eram construídas por carpinteiros e artesãos itinerantes.



O postal que comprei no local dá a idéia da igreja no inverno.


Esqueci-me de perguntar quantos túneis existem na Noruega, mas certamente chegam a milhares. Este, muito longo, tem pelos menos duas "clareiras" com possibilidade de estacionar o carro, com artística iluminacão que a câmera não captou devidamente.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Saindo do túnel, prossigamos a ver as paisagens dos fiordes ou das montanhas, agora combinando a sua beleza com escolhidos textos bíblicos,

inicialmente com o conhecido Salmo 23:



"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes,



Leva-me para junto das águas de descanso, refrigera-me a alma.



Guia-me pelas veredas da justica por amor do seu nome.


Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque a tua vara e o teu cajado me consolam.



Preparas-me uma mesa na presenca dos meus adversários, unges-me a cabeca com óleo, o meu cálice transborda.
.


Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias de minha vida



... e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre."

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
E continuando a combinacão paisagem-versículo...

.


"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geracão em geracão. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, Tu és Deus." (Salmos 90:1-2)


"Aleluia! Louvai o nome do Senhor, louvai-o, servos do Senhor, vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus." (Salmos 135:1-2)


"... e me transportou, em espírito, a uma grande e elevada montanha." (Apocalipse 21:9)




"Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor." (Salmos 84:1-2)



"O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio." (Salmos 18:2)



"Eu a quem tem sede darei de graca da fonte da água da vida." (Apocalipse 21:6)

.


"A minha casa será chamada casa de oracão para todos os povos." (Lucas 19:19)

.


"Tu, Senhor, por teu favor, fizeste permanecer forte a minha montanha."
(Salmos 30:7)

.


"A terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor,
como as águas cobrem o mar." (Habacuque 2:14)

.


"E no seu templo tudo diz: Glória!"
(Salmos 29:9)



"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim."
(João 14:6)
.


"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coracão sejam agradáveis na tua presenca, Senhor, rocha minha e redentor meu!"
(Salmos 19:14)

.


"Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens
não guardam a tua lei." (Salmos 119:136)


"O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!"(Salmos 84:3)


"Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas."
(Isaías 55:12)


"Alargaste sob os meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram."(Salmos 18:36)


"Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo." (Salmos 61:2)



"Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, fez ele mencão de passar adiante. Mas eles o constrangeram dizendo: Fica conosco porque é tarde e o dia já declina. e entrou para ficar com eles." (Lucas 24:28-29)



"Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então foi ele anunciando por toda a cidade todas as cousas que Jesus lhe tinha feito." (Lucas 8:39)
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


E voltando às fotos do meu primeiro dia de passeio...



Então entendi a razão pela qual as igrejas de madeira pintadas de branco serem muito comuns nos Estados Unidos: influência dos imigrantes noruegueses.



A fonte atrás da igrejinha do interior faz-me lembrar de Jesus que disse: "Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede para sempre, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (João 4:14)



E concluo com as palavras do poema de autor desconhecido:
"Deixa-me viver na casa à beira da estrada e ser amigo de todos os que passarem."

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Em tempo: No canal TCM assisti a um filme da série Lassie, com Peter Lawford, filmado nos fiordes da Noruega, um tema sobre a Segunda Guerra Mundial. Impressiona-nos ver tanta beleza e ao mesmo tempo tudo nas mãos dos nazistas que ocuparam a Noruega e cujas marcas sente-se até hoje na alma dos pacíficos noruegueses.
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Achei, comprei e recomendo: "O filho de Lassie"

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Proxima postagem:

De trem pela Europa 14 - Oslo (Noruega)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

L i n k

Alguns hinos interpretados por minha cantora preferida, Evie, uma americana-norueguesa:



16 Comments:

  • Oi Paulo! Sou brasileira de todo coracao. No Brasil, nasci, cresci,estudei, tive meus filhos, mas sou muito grata a Noruega, esse lindo pais e seu povo que me recebeu, acolheu e que a cada dia me encanta com a organizacao e
    cultura e concordo com vc., de uma beleza natural indescritivel. Hoje a Noruega nao eh mais patrimonio dos noruegueses, eh um pais com um indice altissimo de estrangeiros, a imigracao aki ateh eh um dos problemas atuais,em cidades como a minha: Drammen,ou Oslo ateh mesmo Bergen etc ...encontramos pessoas vindas do mundo inteiro, principalemnte de paises afetados por guerras ou problemas politicos. A preocupacao futura seria se o pais seria capaz de absorver toda essa mao de obra, e ainda oferecer os mesmos beneficios sociais que o povo noruegues possui, mas eu particularmente creio que sim, o pais passou por tres ocupacoes: sueca, dinarmaquesa e nazista( dai vem a explicacao para os diversos dialetos )fiquei sabendo que a escola em que eu estudei foi um dos quarteis do exercito nazista na segunda guerra, eh uma sensacao muito estranha saber que o atual fumodromo servia de cocheira ao exercito alemao,mas com uma boa ajuda do petroleo, o pais se reconstruiu e hoje oferece aos seus cidadoes uma boa qualidade de vida ,pelo menos com dignidade.Mas tudo isso tem um preco neh? Os impostos que pagamos sao altissimos, contudo eu nunca vi aqui crianca fora da escola ou pedindo esmola em farol...Parabens pelas lindas fotos e pela maneira como abordou essa etapa da sua viagem... Abracos.

    By Blogger Jane, at domingo, agosto 31, 2008 3:52:00 PM  

  • A Noruega Brasileira disse:

    Hei Paulo, que lindas fotos e belissimos textos...
    Eu vivo em Bergen desde 2001 e confesso que sou totalmente apaixonada por esta cidade...sou fascinada pelas paisagens norueguesas e pelo amor deste povo à sua cultura, lingua, dialetos, bandeira...sao um exemplo de um pais que venceu o periodo duro da pobreza e fome e se ergueu como um pais exemplo em suas leis de protecao ao cidadao e aos direitos humanos...
    Adorei ver tudo... e vc mais do que ninguem completou com sabedoria com versiculos biblicos...
    Paz, saude e harmonia para vc e sua familia...

    Sábado, Agosto 30, 2008 10:23:00 PM

    By Blogger paulofranke, at domingo, agosto 31, 2008 9:01:00 PM  

  • Amigo Paulo,
    Obrigada por dividir conosco suas experiências, suas viagens maravilhosas.
    Você relata tudo com uma riquesa de detalhes que nos permite viajar juntos...
    Voce é mesmo um abençoado!
    É aqui, no seu Blog que reabasteço minhas energias, é aqui que me "alavanco" para seguir em frente...
    Você se supera à cada postagem!
    Parabéns, que Deus o abençoe!
    Abraços

    By Anonymous Gloria Policano, at quarta-feira, setembro 03, 2008 6:28:00 PM  

  • Yara disse...
    Sempre que leio seu blog, fico encantada com os lugares que visita. Gostei muito da forma usada para ilustrar suas fotos... passagens bíblicas, forma sutil de estar sempre semeando a palavra de Deus e corroborando com cenas magníficas - Parabéns!
    A igreja de madeira de Borgund me encantou sobremaneira, igualmente a vóz soprano da espetacular Evie Tornquist... sua interpretação em Oh Holy Night emociona!
    Abraços querido colega.

    Domingo, Agosto 31, 2008 11:14:00 PM

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, setembro 03, 2008 11:07:00 PM  

  • Barbara:
    oi tudo bem? dei uma olhada no seu blog sobre as fotos das suas viagens, sao lindas mesmo. Fiquei mto feliz em ver as fotos da Noruega, de fato e um pais lindo e nos tb estivemos na igreja de Stave e alguns corpos em Telemark.

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 1:08:00 PM  

  • Sandro:
    Ciao!
    Uau, que lindo! muito bonito mesmo!
    Eu gostei principalmente das paisagens da Noruega, sao lindíssimas.. e os fjordes!
    eu desejo ir pra la algum dia. Talvez não viver la, mas gostaria de passar um tempinho. É outra realidade, não?

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 1:34:00 PM  

  • Helena:
    Oi Paulo!
    Já estivemos várias vezes na Noruega. Gostamos muito de lá. Uma vez fizemos um curto cruzeiro que saiu de Geiranger. Os fiordes noruegueses são lindos e nossa vontade é de fazer um passeio com aquele navio Hurttigrutten. Quem sabe algum dia se Deus quiser e assim permitir. Gostei mais uma vez das suas fotos e do blog de modo geral. As fotos säo lindissimas. Gostei das fotos com os versículos bíblicos em especial. Abracos

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 2:18:00 PM  

  • Lafa *:
    Hummmm... Vc abusou... Cada foto mais linda que a outra, rapaz! Os cinegrafistas de Hollywood estão vermelhos de vergonha... Lindas Norway pics!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 2:31:00 PM  

  • Cicera, pra:
    Estou embasbacada com suas fotos,kkkkkk!" Meu Deus como esse planeta é lindo"!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 3:13:00 PM  

  • Visitei seu blog e fiquei maravilhada com as fotos e comentários, inclusive com versículos bíblicos tão apropriados! Parabéns! Com certeza, se um dia Deus permitir, queremos visitar esses lugares tão lindos!
    Elaine

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 3:29:00 PM  

  • As fotos da
    Noruega, lindas;
    as paisagens com versículos
    me abençoaram muitíssimo,
    o da água da vida jorrando na montanha,
    incomparável, e a do salmo 19:14 que é um dos
    meus preferidos, amei, e o da torrentes de água
    que jorram dos meus olhos, porque os homens
    não temem a lei de Deus...
    Luzia

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 08, 2008 5:52:00 PM  

  • Noruega.....meu Deus imaginava que era bonito esse país...mas é simplesmente lindo demais.....adorei esse post do seu blog....como fico feliz de poder ver através dos olhos do senhor lugares que conheço através de literatura(amo ler e aprender)...lindo mesmo...e especial....bucólico...maravilhoso ..parece paisagen saída de contos ....Parabéns!

    By Anonymous evelize, at quinta-feira, setembro 25, 2008 3:30:00 AM  

  • oi! como faço para ir a noruega?
    Alguém poderia me ajudar?
    brunumail@gmail.com

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, dezembro 16, 2008 1:17:00 PM  

  • marianjospereirahotmail.com

    By Blogger maria, at segunda-feira, julho 06, 2009 1:20:00 AM  

  • e simplesmente belo quem me dera viver ai felizmente ja tive o prazer de ir de ferias ai e meu sonho era viver ai ---marianjospereira@hotmail.com

    By Blogger maria, at segunda-feira, julho 06, 2009 1:21:00 AM  

  • Pais lindo demais, fotos encantadoras e o melhor de tudo lugares que nos convidam a meditar... obrigada pior compartilhar-nos tanta beleza!

    By Anonymous Arlete Moraes, at quarta-feira, março 11, 2015 4:54:00 AM  

Postar um comentário

<< Home