Paulo Franke

28 novembro, 2009

O velho NATAL de novo! (primeira parte)

Primeira Parte

*******


Postal * Papai-Noel * Penedo * Presépio
*
Pinheiro * Pinhas * Perth Amboy * Pazinhas
*
Passeio * Príncipe da Paz * Próxima Postagem

******

Postal


Achei este postal da cidade onde moramos - Hämeenlinna/Finlândia - o mais apropriado para esta época de Natal. Temos visitado o castelo medieval de Hämeen, conferindo a cada estação do ano a sua beleza. Como é o nosso primeiro Natal na cidade, falta vê-lo assim, iluminado nesta estação escura do ano. Em um sentido, ilustra bem o Natal cuja mensagem, na sua essência, é:

"O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz" (Isaías 9:2)

*
NASCEU JESUS,
*
A LUZ DO MUNDO!

*

**************************


Penedo - Papai-Noel



Não sou fã do "Bom Velhinho", pelo contrário. Mas publico aqui a foto de um dos tantos Papais-Noéis que se revezam para tirar fotos com os visitantes no seu vilarejo na Lapônia, norte da Finlândia, por uma razão: um deles visitou a cidade de Gramado-RS na última semana de novembro, como parte das celebrações do início do Natal naquela cidade turística gaúcha (foto). O link Finlândia-Brasil é, afinal, a razão desta matéria aqui estar.



Esta foto, tirada pelo meu filho, mostra o vilarejo na Lapônia, visitado por milhares de pessoas de todo o mundo, principalmente na estação natalina. A linha de luz azul mostra onde passa o Círculo Polar Ártico.


E aqui o vice-versa do link, mostrando a Colônia Finlandesa no Brasil, Penedo, no estado do Rio de Janeiro, fundada em 1929 por imigrantes finlandeses. Aos tantos turistas, inclusive na época do Natal, a colônia tenta reproduzir a cultura finlandesa com direito também ao Papai-Noel (Joulupukki).




E mencionando Penedo, que significa "grande rocha", a foto mostra uma das apresentações do International Open Gospel Choir (ver postagem a respeito) na belíssima comumente chamada Igreja da Rocha (Rock Church) na capital Helsinki. Nas línguas oficiais do país é chamada Temppeliaukio/Tempelplatsen. Construída no interior de imensas rochas dinamitadas, é também visitada constantemente por turistas dos quatro cantos do mundo. A foto mostra metade do coral, que na ocasião contou com jovens dos seguintes países: Finlândia, Índia, Inglaterra, Rumênia, Portugal, Coréia, Filipinas, EUA e Brasil, todos exaltando em canto Àquele que veio trazer-nos salvação.

*******
.
Presépio
.



Na postagem deste ano, o enfoque é a este presépio em estilo japonês. Talvez já tenha contado aqui, mas o que é bom e interessante não importa ser repetido. Em uma grande loja de departamentos em Helsinki eu fazia um trabalho de arrecadação de fundos para a obra quando uma senhora japonesa colocou no cofre a sua doação. Agradeci-lhe com um audível obrigado na sua língua, Arigatou! Como falava inglês, perguntei se o grupo que a acompanhava era cristão e se conhecia o Exército de Salvação no seu país, com respostas afirmativas. Como eu sabia "Noite Feliz" na língua nipônica, convidei-os para cantar, ali mesmo, o mais conhecido hino de Natal. E assim o fizemos, um brasileiro e japoneses, enchendo o lugar com a nossa harmonia em plena Finlândia.

*******

Pinheiro




A origem do pinheiro enfeitando lares por ocasião do Natal parece incerta. Em profusão nas florestas nórdicas, é a única árvores que se mantém verdejante no rigoroso inverno da região. Muitas vezes com seus ramos cobertos de espessa neve, dá também uma lição de fortaleza espiritual - que não se ressente ante o peso das dificuldades - e é cantado em diversas línguas, traduzidas do idioma alemão O Tannenbaum.




Um imenso pinheiro que vi na visita à Disneylândia, em Los Angeles, em 1981. A Califórnia, onde não cai neve, deu ao mundo a conhecida música I'm dreaming of a white Christmas (Eu estou sonhando com um Natal branco). Foi nessa visita, no entanto, em que senti o maior frio de minha vida! Por causa dessa canção, julguei que lá, em dezembro, fizesse calor e doei o meu casacão a um engraxate no aeroporto da congelada Chicago, antes de embarcar ... E outra, eu que tinha como "sonho de guri" visitar a primeira grande obra de Disney, quase congelei meu coração de saudade de meus filhos ao estar lá sem eles!
.


Escolhidos a dedo em uma loja de segunda-mão, nosso pinheiro de Natal americano foi decorado com enfeites da década de 50, que me faziam lembrar a infância na casa dos pais. Seguindo a antiga tradição alemã, meu pai trazia o grande pinheiro para casa e o enfeitávamos na tarde da véspera de Natal. Quando era época de desmanchá-lo, não era jogado no lixo como se faz comumente, mas era devidamente queimado, também segundo a tradição da terra de seus antecedentes.



O desenho, da autoria de Inge Löök.

*******

Pinhas



Pinha colhida no Museu do Holocausto Vad-Yashem, em Jerusalém.

"Ramos de pinheiros ou as suas pinhas fazem parte da tradicional decoração de Natal. O verdor dos ramos simboliza também aquilo que é perene. Isaías 9:7 anuncia que o reino do Messias jamais terá fim. Jesus veio ao mundo cumprir essa profecia. Assim, chegando ao Campo de Pastores, em Belém, vendo pinheiros no local, colhi algumas pinhas caídas ao chão. No Natal seguinte, em uma cidade do sul de Minas Gerais, ao ornamentarmos a nossa mesa, sem perceber misturei as pinhas de Israel com as que havia em profusão na região mineira. Sem identificá-las, tornaram-se todas 'preciosidades gerais'.


Espiritualmente, a verdade é a mesma: o importante não são as coisas materiais, ainda que impregnadas de valor espiritual, mas a fé viva e invisível que nos leva a Deus, que é Espírito, e que deseja que os Seus adoradores O adorem em espírito e verdade; são estes que o Pai procura para seus adoradores (João 4:23)."

- Edificação Diária (pf) -


*******

Perth Amboy




Em 1985, estávamos trabalhando nesse lugar, com o nome de uma cidade australiana e outro indígena americano, no estado de New Jersey-EUA. Era uma igreja salvacionista multicultural e nossa festa de Natal daquele ano não foi diferente: no elenco da peça apresentada havia americanos e como eles próprios se denominam, porto-riquenhos, afro-americanos, poloneses-americanos, mexicanos e, naturalmente, brasileiros. Meu filho encarou seriamente seu papel de pastorzinho!

*******


Pazinhas




Naquele mesmo ano adquirimos estes utensílios de mesa natalina. Sem querer forçar a letra P desta postagem, na minha mente são lembrados como pazinhas de manteiga, de patê etc. Minha mulher corrigiu-me dizendo que são faquinhas. Pá seria de bolo, acrescentou. Paira a dúvida, mas a foto está aí de algo que nunca usamos mas de que gosto muito. E por que colher de pedreiro não é chamada de pá de pedreiro? Um dia conto aqui minha experiência de trabalhar em uma fábrica de plástico neste país e montar centenas de pás de retirar neve...

*******

Passeio



Um passeio que, dependendo da cabine que se escolha, pode ser muito caro ou muito barato, é fazer um cruzeiro a Estocolmo durante o Natal ou Ano-Novo nos ferry-boats da Viking Line ou então da Silja Line, empresas sueca e finlandesa, respectivamente. Fizemos um cruzeiro do tipo que talvez ficou marcado como "bom, mas nunca mais". O navio estava lotado até a sua capacidade total. Nossa cabine, a mais barata, era debaixo do nível de estacionamento de carros e caminhões, alguns de grande porte, muitos deles com destino à ilha de Åland, no meio do trajeto marítimo e desembarcando no meio da noite...
E por nada se ver do casco, há cortininhas disfarçando que atrás delas há janelas. E o barulho do gelo raspando ou sendo quebrado pelo navio? Pra encurtar, não foi uma "Noite de Paz", mas valeu como experiência, principalmente porque a família estava "no mesmo barco".

*******

Príncipe da Paz



Recebemos no Natal do ano passado uma publicação salvacionista da Inglaterra que, para surpresa nossa, na contracapa continha um desenho com texto... em português, que vem a propósito nesta postagem não só pelo nosso idioma mas por sua linda e confortante mensagem bíblica.

*******

Até a próxima postagem!


Um antigo postal da coleção de meu pai.

*******

L i n k s


Poema de Natal escrito antes da tragédia de 11 de setembro em Nova York:


http://paulofranke.blogspot.com/2006/12/meus-sinceros-votos-de-feliz-natal.html


*******


Postagens de Natal anteriores - o significado da decoração de Natal, "Noite Feliz" em diversos idiomas etc. - veja nos meses de dezembro de 2007 e 2008, através do "Índice de todos os meus tópicos".

3 Comments:

  • Prezado Sr.Franke,
    Falar de Natal, para mim, é sempre muito difícil. É lembrar que muitos teem muito pouco e sem falar na lembrança, sempre boa, daqueles que estão comigo apenas na saudade. Por isso é momento de reflexão e muito agradecimento! Penso: será que fiz tudo que estava ao meu alcance para ajudar meu semelhante? Rezo a Deus que sim, pois me esforcei até meu máximo! Espero!
    Sr. Paulo, sua cidade é muito bonita e este postal com o castelo, nossa! Dizem que a beleza nos faz bem aos olhos. Parece que sim, por que me parece tranqüilidade, é o que vejo!
    Para o senhor e toda sua família, o meu desejo de um Natal de Paz e Luz! Que a serenidade da Virgem Maria possa ser constante em suas vidas em todos os momentos e, em especial neste dia .
    Um Feliz Natal para todos e o meu muito obrigado por todo seu carinho e atenção. Por me favorecer com suas aventuras de vida e de esperança! Por me ensinar a ver mais ainda o outro, de outros lugares e de outras vidas!
    FELIZ NATL!!!
    Maria

    By Anonymous Anônimo, at sábado, dezembro 05, 2009 8:17:00 PM  

  • Rovaniemi, esse é o nome da cidade mais visitada pela lenda do papai noel? rsrs.
    Fez-me lembrar de uma postagem sua que conta a sua visita a Los Angeles (é isso?), fiquei pensando.. como era andar nessa época onde nos EUA só tinha aqueles carrões enormes, que hoje chamamos de antigos e maravilhosos, devia ser muito legal =D.
    E, "I'm dreaming of a white Christmas" também, espero não passar frio como você rsrsrs.
    Enquanto a colonia finlandesa no RJ, haha.. o papai noel não deve aguentar de tanto calor nessa época do ano XD.
    Ótima postagem =D
    Abraço e não esqueça de manter contato cmg por email.
    João Guilherme.

    By Blogger João Guilherme, at domingo, dezembro 06, 2009 1:24:00 AM  

  • Senhor Franke, por favor , se não for pedir muito, mande-me noticias por mail, tb?
    Grande abraço!
    Maria

    By Anonymous Anônimo, at domingo, dezembro 06, 2009 3:44:00 AM  

Postar um comentário

<< Home