O velho NATAL de novo! (segunda parte)
Natal nativo * Natal narrado * Natal nulo * natal nazista * Natal noturno
**************************
"E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." (Miquéias 5:2)
"Portanto, o Senhor mesmo vos dará sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel." (Isaías 7:14)
**************************
Natal narrado
******************
Natal nulo
Há alguns anos foi publicado um curioso cartão de Natal com os dizeres: "Se Cristo não tivesse vindo". Falava de um ministro de Deus que adormeceu em seu escritório numa manhã de Natal e sonhou com um mundo para o qual Jesus nunca tinha vindo.
Em seu sonho viu-se andando pela casa: mas lá não havia presentes no canto da lareira, nem árvore de Natal, nem coroas enfeitadas; e não havia Cristo para confortar, alegrar e salvar. Andou pelas ruas, mas não havia igrejas com suas torres agudas apontando para o céu. Voltou para casa e sentou-se na biblioteca, mas todos os livros sobre o Salvador tinham desaparecido.
Alguém bateu-lhe à porta. Era um homem pedindo-lhe que fosse visitar sua pobre mãe à morte. Ele apressou-se a acompanhar o filho em lágrimas. Chegando àquela casa, disse: "Eu tenho aqui alguma coisa que a confortará.". Abriu a Bíblia, procurando alguma promessa bem conhecida, mas viu que ela terminava no livro de Malaquias. E não havia evangelho, nem promessa de esperança e salvação. E ele só pode baixar a cabeça e chorar com a enferma, em angústia e desespero.
Não muito depois, estava ao lado de seu caixão, dirigindo o ofício fúnebre, mas não havia mensagem de consolação, nem palavra de ressurreição gloriosa, nem céu aberto; mas somente "cinza a cinza e pó ao pó", e um longo e eterno adeus. O servo de Deus percebeu afinal que "Ele não tinha vindo" e, em seu triste sonho, rompeu em lágrimas e amargo pranto.
De repente, acordou ao som de um acorde. E um grande brado de júbilo saiu-lhe dos lábios, ao ouvir, em sua igreja ao lado, o coro a cantar:
Ó vinde fiéis, triunfantes, alegres. / Sim, vinde a Belém já movidos de amor:/ Nasceu vosso Rei, o Cristo prometido! / Oh, vinde, adoremos ao nosso Senhor!
"Eis aqui vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo: na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:10-11)
Transcrito de "Mananciais no Deserto" - Lettie Cowman - Editora Betânia
Que seu Natal não seja apenas o tradicional de tantas pessoas, de compras, comilanças e bebidas, e mesmo ceia com a família. Adicione à sua festa o Aniversariante, muitas vezes completamente esquecido e colocado em Seu lugar a figura do faz-de-conta Papai Noel. Faça isso e perceba de imediato a Diferença!
*******************
De minha coleção, selos do tempo do nazismo. No da direita: "Um povo, um reino, um Fuhrer..."
Em um natal nazista o judeu Jesus Cristo era completamente omitido para que o Fuhrer Adolf Hitler e o partido fossem exaltados. Assim, durante o Terceiro Reich foi esse o procedimento em sua programação que tinha por alvo remover o Cristianismo da tradicional festa. Li mesmo que o popular O Tannenbaum, por não mencionar o Cristo e sim a natureza, era incentivado em detrimento do uso de tradicionais cânticos de Natal.
Todo o esforço era feito para descaracterizar o Natal, enfocando em lugar o solstício de inverno. Era a festa da família e tinham a mãe e as crianças como centro, já que o pai estava ausente, no front de guerra. Na festa, a mãe era homenageada pelos sacrifício que fazia em prol da pátria e do partido nazista.
(Informe-se mais no Google)
Li certa vez que uma das razões pelas quais Hitler odiava o povo judeu e seu Deus era porque ele próprio queria ser deus...
Natal noturno
Embora goste do Natal finlandês, especialmente quando a neve cai leve e cintilante iluminando a escuridão da época, recordo-me com saudade das noites de Natal no verão brasileiro, da festa que da sala se estende ao quintal ou ao jardim, sob o céu estrelado das cidades do interior, incrivelmente nítido e belo.
A passagem bíblica sobre a visita dos magos a Belém - registrada em Mateus 2:12 - pode intrigar-nos e ser um tanto obscura em seu significado. Quem eram esses magos, esses homens misteriosos que foram guiados por uma estrela brilhante durante a escuridão física e espiritual de sua viagem? Os historiadores registram que eram homens que procuravam interpretar sonhos, que estudavam astrologia, mágica e livros que continham referências místicas sobre o futuro.
Brian Coles escreve: "Apesar de que práticas mágicas sejam condenadas na Bíblia, Deus, sendo soberano, usou os cálculos astrológicos dos magos a fim de guiá-los ao Menino Jesus. Em um sentido, era uma viagem da ignorância para a luz. Ao verem a estrela que conduzia ao lugar onde estava o Menino, lá chegando curvaram-se e O adoraram como Rei."
O final da respectiva passagem bíblica registra: "Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presenca de Herodes, regressaram por outro caminho à sua terra" (vs. 12) . Muitos interpretam que esse "outro caminho" foi o caminho da crença no Homem-Deus o Qual viram pequenino.
De fato, os magos da história do Natal deram o exemplo a todos os demais que vieram após eles - inclusive aos mágicos atuais - oferecendo o seu ouro, seu incenso, sua mirra e ajoelhando-se perante o Menino ao reconhecê-lO como Maravilhoso, Conselheiro, Salvador e Senhor. Qualquer mágico que não faça isso está com 2009 anos de atraso!
Na postagem "O país nórdico onde vivemos" relato também a respeito do Natal na Finlândia. Aqui mostro a linda foto de Martti Rikkonen onde se vê no céu a aurora-boreal, fenômeno de rara beleza infelizmente imprevisível. Embora vivendo neste país há mais de 10 anos, e visitando diversas vezes o norte do mesmo, ainda não pude contemplá-la, o que muitos já o fizeram e ficaram maravilhados.
**********************
Natal nostalgia
Dificilmente durante o Natal não nos lembraremos do passado na casa de nossos pais, do lar que formamos ao nos casar, nos nossos filhos pequenos e na sua expectativa pelo Natal.
Isso é saudável; no entanto o sentimento de fuga, expresso de diversas formas para que o passado não volte à lembrança, nem aqueles queridos que partiram, isso não é normal. Nostalgia é um sentimento válido, mas se nos faz sofrer devemos tomar cuidado.
Pense nos animais encontrados no estábulo; tendo por colchão as palhas para aquecê-los durante a noite. E de repente, tocados pelo choro de um bebezinho, oh, que surpreendente vista! Ali, na manjedoura, uma Criança dormindo sob um céu estrelado e belo!
E o que fazem essas meninas aqui? Como provavelmente alguns doces do seu Natal contenham passas-de-uva, muitos se lembrarão das caixinhas da Sun-Maid, da Califórnia, com a raisin-girl nela impressa desde 1915, um dos mais conhecidos, antigos e nostálgicos brands. A firma recentemente mudou a menina para uma mais atual, simplesmente isso.(Yahoo).
*********************
Sim, muitos de nós nos lembramos com saudade do tempo quando nossos filhos eram pequenos... Mas como mostra o porta-retrato, a árvore genealógica geralmente não pára e, no nosso caso particular, nossos três filhos nos deram... seis netos (um deles, que passou o Natal passado conosco, do Brasil)!
UM NATAL MUITO FELIZ A VOCÊ E À SUA FAMÍLIA !
********************
L i n k s
Postagem anterior, primeira parte.
Obrigado pela visita e aguarde a próxima e última postagem natalina:
"O velho Natal de novo!" (Natal necessidade)
Encontre-me também no hotmail.
Anote:
meu nome e sobrenome (arroba) hotmail.com
Obrigado! paulofranke
3 Comments:
Prezado Senhor Franke,
Como lhe falei, Natal é muito importante pra mim. O simples fato de se aproximar muda o cheiro dos meus dias! É sim, muito nostálgico, mas de lembranças de muito amor e sorrisos, aconchego e, disfarçado nos sorrisos e alegria dos nossos pais, a difícil tarefa realizada de dar-nos presentes sonhados!
Está ficando difícil ler suas postagens de Natal e esta então...
Tenho um amigo único. Minha mãe me ensinou que ELE está e estará sempre comigo, que posso conversar o que eu quiser com ELE a qualquer hora. E disse: “Quando você ouvir uma grande e linda gargalhada, ELE estará te apoiando em tudo mesmo achando difícil você entender o que terá que passar para conseguir!” Meu Mestre Jesus Cristo! Meu Conselheiro, apoio, sabedoria! Não sei quantas vezes deitei no colo do meu Mestre, chorando, e quantas vezes o ouvir dizer para ter calma e paciência. Eu estou com você! E assim, vou em frente!
Sr. , que a Luz do Mestre enviado por nosso Criador, seja um feixe de motivação, alivio e tolerância!
De novo, para o senhor e sua família....FELIZ NATAL!!!!
Que a Paz do Senhor esteja convosco!
By Maria Thereza Freire, at segunda-feira, dezembro 07, 2009 8:35:00 PM
Olá.
Como disse, irei comentar =D
Quanta história de Natal hehe, sempre muito interessante ler suas postagens =D
Que pena que você não pode ainda ver a magnifica aurora boreal, deve ser um espetaculo e tanto da natureza =D.
Natal, tem tanto significado =D
Bom, o que tenho a dizer é: ótima postagem.
Abraço.
By João Guilherme, at terça-feira, dezembro 08, 2009 1:36:00 AM
Amigo Franke,
Adorei as novas postagens sobre o Natal.
Essa é a época do ano que mais gosto.
Muitos parabéns, e continue nos presenteando com estes maravilhosos escritos.
Abraço do seu amigo baiano!
Hehehe
By Anderson, at quarta-feira, dezembro 09, 2009 7:36:00 PM
Postar um comentário
<< Home