Paulo Franke

14 outubro, 2010

8 - POLÔNIA - viagem com saldo positivo!


.
A última foto que tirei na Polônia registra, em um sentido, a impressão que me fica: um país antigo cuja modernidade e progresso crescentes são evidenciados na sua arquitetura, nas suas lojas, no seu povo e no próprio ar que se respira ao lá chegar. Um lugar para novos e grandes investimentos, conforme divulga a TV.

.

Algo mais para provar isso: tão longe no tempo e no espaço, encontro em uma vitrine de um moderno shopping-center uma antiga máquina Singer, o mesmo modelo daquela que minha mãe tinha e na qual costurava nossas roupas! E quem sabe alguns leitores dirão o mesmo: minha mãe - ou minha avó - também tinha uma dessas!



Membro da União Européia, passará um dia a usar o €uro??


Nada me assustou mais na Polônia do que o idioma falado ou escrito! E algo que me impressionou foi a juventude sempre pronta e até alerta a ajudar, com o seu conhecimento de inglês, aos estrangeiros tendo dificuldade em obter informação pelo fato de as gerações mais velhas não falarem o idioma do turismo no mundo inteiro!




Brasileiros vivem por toda a parte, como mostra este folheto de um show, pelo que decifrei. E alguém falou-me que Ivan Lins estava por fazer show na Polônia!



No hostel, típico prédio do tempo do comunismo, fiz em inglês a pergunta - mais comum em um albergue - a uma moca que não tirava os olhos do seu laptop na sala de estar: Which country do you come from? (De que país você vem?). E sorridente deu-me a resposta: I'm Brazilian! Surpresa gostosa, acompanhada de gargalhada! O mesmo aconteceu quando um jovem, aparentando ser alemão, veio dormir no meu quarto. Em plena Polônia, esta foto é histórica do encontro feliz de um paranaense, uma catarinense e um gaúcho, três sulistas distantes de sua pátria, agora amigos no Orkut.

Com outro rapaz, este alemão mesmo, que dormia no mesmo quarto que eu (o que achei parecido com Chopin!). Este contato com jovens - a maioria simpática e feliz de estar viajando - em albergues acho muito positivo. Pessoas da minha idade geralmente podem hospedar-se em bons hotéis - eu não, mas ganho pelo contato com jovens do mundo inteiro! (No albergue da Cracóvia no mesmo quarto havia jovens dos EUA, Austrália, Portugal, Itália e eu, o "jovem brasileiro" (de coração!)).


Cada quarto do albergue em sua pintura e decoração retrata algum aspecto da história do país. Fui "cair" exatamente no que lembrava o tempo do comunismo e eu "dormia" olhando para o rosto de Lenin... Na copa havia uma abertura com tijolos à mostra, lembrando o muro do Gueto.
.

O caso me fez lembrar de uma foto quase esquecida, que tirei em pose de brincadeira em Helsinki, diante do antigo prédio onde morou Lenin, em 1910, conforme a placa à entrada do mesmo.
.


O Exército de Salvação (Armia Zbawienia) trabalha em duas cidades na predominantemente católica Polônia, mas não o visitei. Em russo, Armiya Spaseniya.





De fato foi esta a última foto que tirei, no aeroporto, onde pernoitei nos bancos e andei de lá pra cá - e li um livro que comprei - por incontáveis horas até tomar o meu vôo à tardinha do dia seguinte. Por ter comprado uma passagem barata, não pude transferi-la, antecipando-a para dois vôos que saíram pela manhã e início da tarde. Tudo é aventura, inclusive voltar pra casa! E o poster da parede da cafeteria do aeroporto Frédéric Chopin servia a dois propósitos:

- voltar para a casa e encontrar minha esposa e quem sabe voltar um dia à Polônia, um país que amei conhecer!


__________________________________________


CONCLUINDO...





A atriz polonesa de mais fama em Hollywood, Pola Negri (ver abaixo link de poloneses notáveis).



Documentário apresentado e constantemente reprisado na CNN no momento: a história de um jovem casal neo-nazista assumido que descobriu que ambos eram judeus... Passado o choque de descobrir que pertenciam à "raça odiada", hoje ele é judeu ortodoxo assumido! A volta à democracia, em 1989, trouxe também aos judeus poloneses a almejada liberdade.




Você pode dar-me uma única prova irrefutável de Deus? foi a pergunta de Frederick, o Grande, ao Marquês D´Argens: Sim, Majestade, os Judeus!



Uma amiga do Orkut, que também ama o povo judeu, enviou-me o DVD da palestra que Andor Stern - o único judeu brasileiro conhecido que esteve no Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau - fez na escola onde leciona sua mãe na cidade de Santos-SP (veja Google). Andor Stern foi um dos tantos sobreviventes do Holocausto entrevistado pela equipe de Steven Spielberg antes da filmagem de "A Lista de Schindler".



O filme "O Pianista", do diretor polonês Roman Polanski, do qual muito eu ouvira falar mas que assisti somente após minha volta da Polônia. Baseado na vida real, o verdadeiro pianista morreu no ano de 2000, com 88 anos. Um filme imperdível que mostra a realidade do Gueto de Varsóvia e o milagroso salvamento do pianista por um nazista graduado que poupou sua vida no final da guerra.



Sob o ponto de vista histórico e político, assistir ao DVD Karol, o homem que se tornou Papa, é inteirar-se do que aconteceu ao país nas tumultuadas décadas do século passado.


Karol Wojtyla (Piotr Adamczyk) é um jovem de 18 anos que está apenas começando a vida como ator, poeta e escritor quando, do dia para a noite, assiste à sua pátria - a Polônia - ser cruelmente invadida por tropas nazistas. Após seu êxodo para a Cracóvia, passando pelos mais impensáveis horrores, Karol decide tornar-se padre. Poucos anos depois, o comunismo também invade a Polônia. E Karol, humanista e defensor da tolerância, acabará combatendo o regime totalitarista com a coragem que enfim fará a Polônia despertar de seu torpor, chamando a atenção de todo o planeta. (da contracapa do DVD)

___________________________________________




Lista de notáveis poloneses em diversas áreas:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Polish_people#top


.
______________________




Obrigado por terem-me acompanhado em mais esta viagem!


5 Comments:

  • Oi Paulo!!!

    Que legal que ficou esta postagem! Adorei a foto e a lembrança!
    Com certeza estou acompanhando teu blog sempre!
    Ah, fui pra Cracóvia, mas infelizmente o tempo ruim e o frio somados à falta de tempo me impediram de ver tudo o que eu queria, como a fabrica de Schindler, lindamente relatada no teu blog, e a parte judaica da cidade.
    Fui na sexta e voltei no domingo. O sábado inteiro passei entre Auschwitz e as Minas de Sal em Wieliczka, ficando somente a sexta à noite e domingo pela manhã para a cidade de Cracóvia, o que resultou pouco.

    Um abraço da catarinense aqui na Polônia!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, outubro 22, 2010 9:58:00 PM  

  • De uma prima distante, descendente de poloneses:

    Acompanhei todas as suas postagens sobre a Polônia e mostrei p/ o vô, ele adorou!

    Abraco.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, outubro 22, 2010 10:05:00 PM  

  • Ola Paulo...
    Bela conclusão, mais legal do que conhecer a Polonia e sua história é essa amizade que rola no albuergue com pessoas estrangeiras, muito divertido, hehe. Foi ótimo acompanhar essa postagem =D
    Abraço

    By Blogger João Guilherme, at segunda-feira, outubro 25, 2010 12:00:00 AM  

  • Caro amigo como sempre uma postagem muito interessante e que feliz coincidência o encontro de 3 sulistas heim!
    M epassou uma imagem bem interessante dessa Polõnia moderna....

    By Anonymous evelize, at quarta-feira, novembro 03, 2010 1:19:00 AM  

  • Outro dia, passei a tarde no teu blog, lendo sobre a tua visita na Polônia. Interessantíssimo. Algumas histórias um tanto tristes, mas foi a realidade.

    Abraço,

    Rute

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, novembro 04, 2010 4:19:00 PM  

Postar um comentário

<< Home