Paulo Franke

06 setembro, 2010

Leitor deste blog parte para junto de Deus.

Adriano um dia comunicou-se comigo pela Internet. Havia lido o meu blog e convidava-me para ser seu amigo no Orkut, essa comunidade de amigos virtuais de grande alcance no Brasil.

Grande diferença de idade, mas ao perceber que em duas coisas nos identificávamos muito, amor a viagens e amor a Deus, tornamo-nos amigos.

Trocamos muitos recados, pois ele fora a Paris e eu também, e tinha planos de ir a Israel em breve. Curioso e cheio de expectativa, fazia-me muitas perguntas quanto a lugares que eu visitara, os quais vira em minhas postagens e que possivelmente sua excursão não cobriria.

Nossa troca de recados silenciou por um tempinho, pois meu amigo estava na Terra Santa, e quando voltasse certamente compartilharia comigo suas experiências e sua fotos, pensei, paciente.

Um dia, estranhando o seu silêncio, quando teria tanto o que contar do seu sonho realizado, mandei um recado em inglês para ele, no Orkut, pedindo que quando voltasse entrasse em contato comigo.

Uma amiga dele, que mora nos EUA, lendo o meu recado, respondeu-o: Adriano morrera em um acidente de carro alguns dias antes de ir para Israel. Fora para a Jerusalém Celeste sem conhecer a Jerusalém terrena!

Não posso descrever Adriano, mas através de sua família e de alguns de seus amigos tenho sabido mais. Não poderia, no entanto, deixar passar em branco no blog que ele lia a sua partida deste mundo, portanto, com a aprovação de um de seus irmãos, faço-lhe esta singela homenagem.

Muitos a lerão e saberão a respeito deste meu amigo pernambucano, tanto no Brasil como em muitos países onde meu blog é lido (para a glória de Deus, excedendo 100 mil visitantes). E tenho pensado em abrir os comentários após esta postagem para meus leitores mandarem mensagens à família de Adriano, um rapaz que amava a vida e que estava preparado para encontrar-se com Deus, uma realidade que às vezes nos foge, mas que deveria ser encarada com muita seriedade, independente de nossa idade. Que seus amigos utilizem os comentários após esta postagem, se assim o quiserem, para dizer como era ele. Enfim, acima de tudo era um cristão que amava a Jesus e O servia, portanto que essas mensagens sejam condizentes com a fé de Adriano.



Abaixo, uma canção que aprendi na década de 70 com o grupo "Jovens da Verdade", canção que certamente Adriano cantaria para muitos de nós neste momento.

.

A grande viagem

Quando meus olhos fecharem pra grande viagem,

eu vou pra Jesus, eu vou pra Jesus!

Quando você me procurar e não mais me encontrar,

eu fui pra Jesus, eu fui pra Jesus!

Quando seus olhos chorarem de saudade, eu fui pra Jesus,

pois toda vida esperei pelo dia de com Jesus me encontrar,

sim me encontrar, junto a Jesus!

.

Quando seus olhos fecharem pra grande viagem,

será que você irá pra Jesus, irá pra a Jesus?

Pois o Senhor padeceu lá na cruz, só para nos salvar;

peça a Deus o perdão de seus pecados,

e aceite a Jesus, sim, a Jesus, o Salvador!




O lugar dele ficou vago... no avião, entre os que foram para a Jerusalém terrestre, mas foi preenchido na Jerusalém celeste, pois ele era cristão e amava a Jesus. Seu irmão utilizou esta minha foto para homenageá-lo, e também o faço, lembrando-me do momento de oração e reflexão quando a tirei, por ocasião de minha última viagem a Israel, em abril de 2010 (veja postagem respectiva) na praia de Ashdod, à beira do Mar Mediterrâneo, tendo sido hospedado por amigos do Orkut que lá vivem.

Ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia...

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."

(João 21:4 - 11:25)




Adriano, até a manhã da ressurreição!

______________________________



L i n k:



Leia a confortadora mensagem - Para onde vão os mortos? -

na postagem que dediquei à concunhada Marja (pronuncia-se Mária)

que nos deixou há dois anos. No seu enterro, sua bela voz encheu a

capela quando puseram seu CD para tocar (escute-o também):



http://paulofranke.blogspot.com/2008/10/marja-at-manh-da-ressurreico.html

______________________



Próxima postagem:

Os 200 anos do nascimento de Chopin

19 Comments:

  • muito bonita sua mensagem, Paulo , espero que ela possa trazer um pouco de reconforto às pessoas que o amavam, que devem ser muitas pela descrição que fizeste desse jovem.
    Uma grande perda para nossa sociedade com certeza. Precisamos de jovens como ele para dar exemplo mas a vida tem seus mistérios...
    uma parisiense de coração e brasileira de verdade

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, setembro 06, 2010 2:36:00 PM  

  • Bela e tocante a homenagem ao amigo Adriano, que embarcou em sua viagem final para encontrar com o Senhor!

    By Anonymous Abigail, at segunda-feira, setembro 06, 2010 3:30:00 PM  

  • Muito triste a partida deste amigo tão cheio de alegria e tão jovem ainda, mas com certeza está pleno de DEUS na alma. Muito bonita a sua homenagem querido amigo.

    By Blogger siby13, at segunda-feira, setembro 06, 2010 4:08:00 PM  

  • Sr. Paulo, não fico triste por que ele foi ao encontro de Jesus, mas sim por não termos mais a oportunidade de conhece-lo mais e melhor, uma vez que me pareceu , so pelo sorriso, um sopro de Deus cheio de bênçãos. Agora ficamos com a saudade , mas a certeza de nos encontrarmos, de novo no encontro com
    Jesus. O Amor de Cristo nos uniu e no Amor de Cristo nos encontraremos de novo!!! Muita paz amigo e fica com Deus!
    Meus sentimentos a toda a familia e amigos!

    By Blogger Maria Thereza, at segunda-feira, setembro 06, 2010 4:59:00 PM  

  • Que Jesus conforte a família e os amigos do Adriano!
    Muita linda a homenagem que lhe prestou, vinda de você, não poderia ser diferente!
    Abraços

    By Blogger Gloria Policano, at segunda-feira, setembro 06, 2010 5:07:00 PM  

  • Que Jesus conforte a família e os amigos do Adriano!
    Muita linda a homenagem que lhe prestou, vinda de você, não poderia ser diferente!
    Abraços

    By Blogger Gloria Policano, at segunda-feira, setembro 06, 2010 5:07:00 PM  

  • Olha, Franke...
    Como sempre, sua palavras me tocou profundamente. Olhando a foto do Adriano, chega a dar um aperto no coração, vendo um jovem com tudo pela frente simplesmente ir...
    Mas glória a Deus porque sabemos onde será sua nova morada!
    Nessas horas, só nos resta clamar ao Espírito Santo, pra que Ele conforte a família do Adriano, pois só Ele é capaz disso, numa situação dessa.
    Compartilho sua dor!
    Um grande beijo e fique na Paz!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, setembro 06, 2010 5:59:00 PM  

  • À familia do Adriano, queria deixar dois versículos:

    "Preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus santos." (Salmo 116:15)

    "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face> agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido". (I Cor. 13:12)

    Que Deus os abençôe e o Espirito Santo, o Consolador,
    possa dar-lhes muita paz e ânimo!

    Neiva

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, setembro 06, 2010 7:40:00 PM  

  • Olá Paulo! Graça e paz! Conheci seu blog através do irmão de Adriano.Quero lhe agradecer pela homenagem feita a meu grande amigo Adriano. Posso lhe dizer com toda verdade que ele foi uma pessoa que valeu a pena conhecer e conviver. Sou grata a Deus pela oportunidade que tive de conviver com ele durante muitos anos... ele foi e sempre será um grande amigo, não só para mim mas também para toda a minha família. Adriano demostrava ter mais vida que outras pessoas, falo isso porque ele sempre tinha um sorriso pronto pra dar e palavras de ânimo para nos levantar,nos fazendo perceber que a vida é além daquilo que nossos olhos podem ver! Eu brincava com ele o chamando de o "fantástico mundo de Boby" pois ele tinha uma mente muito criativa! Nossa davamos muitas rizadas com ele, posso lhe dizer que Deus nos proporcionou muitos momentos alegres, dentre esses posso citar: Momentos de louvor na Igreja, Ceias de Natal, Passeios, Festas entre amigos, Comer pizza juntos, isso ele gostava! Nossa dá um vázio no coração as vezes pensar que não poderemos fazer mais isso juntos... Mas me alegra saber que ele está em um lugar simplesmente fantástico, maravilhoso e incomparavelmente melhor que esse planeta! Sei que um dia iremos nos encontrar, e isso me traz muita alegria e conforto. A partida de Adriano me faz refletir nessa frase: SAUDADE É O AMOR QUE FICA!
    Ele cultivou e deixou amor dentro de nós, por isso a saudade tem esse significado.

    Que Deus te abençõe, abraço!

    Cosmana.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, setembro 07, 2010 1:52:00 AM  

  • Linda homenagem, meu amigo.
    O que mais conforta nesse momento é saber que ele foi para um lugar bem melhor.
    Abraços, e minhas condolências.

    By Blogger Anderson Cavalcanti, at terça-feira, setembro 07, 2010 5:08:00 AM  

  • Meu amigo Paulo, não tenho palavras pra agradecer a homenagem feita por você ao meu querido irmão Adriano Moura que hoje vive com o pai, um rapaz que tinha um brilho no olhar que chamava atenção de todos e confirmo sua citação, ele realmente estava espiritualmente preparado pra nos deixar e Deus o quis ao seu lado.

    Em nome de minha familia e amigos, agradeço mais uma vez à você homem de Deus pela linda homenagem feita ao meu irmão, com certeza de muita importancia espiritual em que devemos repensar sobre como estamos conduzindo nossas vidas diante dos olhos de Deus e o que ele nos reserva.

    Paulo, peço ao Pai que o seu caminho seja abençoado e que seus objetivos tenham êxito, pois como você sabe a caminhada da vida é dura e cheia de surpresas (deveríamos estar preparados pra elas), fica na paz meu amigo e obrigado por tudo.



    Viviano Moura, Irmão mais velho.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, setembro 07, 2010 9:38:00 AM  

  • Como sempre, com o dom da palavra escrita, o admirável amigo de meus pais Sr. Paulo Franke tocou meu coração com essa homenagem ao amigo Adriano. Que Deus nos dê força e sabedoria para vivermos e morrermos em Cristo Jesus. Sinto-me privilegiada e abençoada por Deus por ter tido a oportunidade de ouvir um poiuco da sua experiência de vida e de meus pais e de pessoas da sua geração que perpassam pela minha geração. Seu trabalho é lindíssimo e tocante. Um abraço a você Major Franke (como meu pai o chamava) e à famíla de Adriano. Esperamos encontrarmo-nos todos na terra celestial...
    Prof Ingrid
    www.ingridosc.blogspot.com

    By Anonymous Professora Ingrid, at terça-feira, setembro 07, 2010 6:10:00 PM  

  • Paulo,
    linda homenagem e me emocionei, como se conhecesse o Adriano também.
    Graça e Paz!

    By Blogger Luciana, at quarta-feira, setembro 08, 2010 2:22:00 AM  

  • Na verdade não conheci mais a fundo o Adriano, apenas superficialmente e o suficiente para saber que o que foi escrito neste blog sobre ele é verdade. Mas venho utilizar este espaço para me expressar com profunda emoção ao meu amigo Viviano e dizer-te que estamos com vc e sua familia neste momento dificil, que eu e minha familia oramos por vcs todos os dias e tenho certeza que vcs irão ser confortados nos braços de Deus, quero dizer ainda que vc não se aborreça por as vezes as pessoas fazerem uma certa pressão de ter sua presença entre elas, isso ocorre por que vc realmente faz falta ao nosso convívio pela pessoa que é, mas sabemos que vc agora tem algumas tarefas que somente vc poderá gerir e lhe faltará tempo para nós, mas não importa... nós temos todo o tempo do mundo para pessoas como vc e sua familia e o que for necessário fazer-mos para lhe ajudar, lhe dar satisfação, atenção, e o que mais precisar isso nós faremos. Estamos com vc, pode contar conosco.

    de pessoas que te quer muito bem.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, setembro 08, 2010 3:48:00 AM  

  • Ola amigo...
    Linda homenagem feita por vc a quem o tanto adorava como amigo, ato nobre de sua parte.
    Adriano, que Deus esteja ao seu lado...
    Pra mim é assunto muito delicado =S
    Abraço !

    By Blogger João Guilherme, at sexta-feira, setembro 10, 2010 3:54:00 AM  

  • Estou impressionado e emocionado!
    Mas estou grato porque, tal como o Adriano, conheço e tenho Jesus como meu Senhor, Salvador, e melhor amigo....Obrigada Franke por esta publicação!
    Desejo que a família do Adriano seja visitada com conforto divino!
    Um abraço caloroso!
    ZéTó

    By Blogger zeto, at sábado, setembro 18, 2010 2:01:00 AM  

  • Fato inevitável como esse, é muito doloroso. Mais uma vêz você querido amigo, conseguiu comover-me às lágrimas.Transportei-me àquele dia onde tive o privilégio de ter você dirigindo o cerimonial de despedida de minha querida mãezinha. Você é um iluminado, uma pessoa especial que Deus colocou entre nós. Obrigada por ser como é! A familia e amigos de Adriano devem ter sido, assim como eu e todos seus leitores e amigos, reconfortados no SENHOR atravéz da sua homenagem.
    Não conhecemos esse valoroso jovem, mas devemos ter a convicção de um dia estarmos juntos nos braços de Jesus!
    Iara Mattos

    By Blogger Yara, at sábado, setembro 18, 2010 11:44:00 PM  

  • Deparei-me com o link deste blog e minha atenção não se fez voltada para outra leitura. Se todos soubessem o quão são valiosas as pessoas e o modo que Deus coloca pessoas especiais no nosso caminho, mesmo que seja distante presencialmente, seríamos muito mais agradecidos e felizes! Abraços do MILTOXI...
    www.miltoxi.blogspot.com

    By Blogger MILTOXI, at quinta-feira, outubro 28, 2010 6:58:00 PM  

  • Ola Paulo, meu nome é Sergio Moura e gostei muito do post com titulo de:"Leitor deste blog parte para junto de Deus." e gostei tambem da letra da musica do grupo antigo Jovens da Verdade, A GRANDE VIAJEM, gostaria de saber onde posso conseguir éssa musica em MP3 ou a letra dela cifrada, meu e-mail é moura.net@msn.com,. se puder me ajudar eu agradeço, GRAÇA E PAZ, fique com Deus irmão.

    By Blogger mourasergio, at quinta-feira, maio 26, 2011 1:24:00 AM  

Postar um comentário

<< Home