Paulo Franke

24 outubro, 2010

Mini-textos de maxi-significados - 10



F I N L Â N D I A

Pesquisas internacionais sugerem regularmente que a Finlândia é um dos melhores países para se viver, mas significa isso que os finlandeses são felizes?

Transcrevo aqui uma pequena parte da longa reportagem sobre o assunto no jornal SixDegrees.

A seguinte pergunta foi feita à Newsweek referente aos "Melhores países do mundo (2010)": Se você nascesse hoje, que país proveria para você as melhores oportunidades de viver uma vida saudável, segura e razoalvelmente próspera?

Em primeiro lugar a FINLÂNDIA foi a escolhida, seguida da Suíça, Suécia, Austrália, Luxemburgo, Noruega, Canadá, Holanda, Japão e Dinamarca (a China ocupou o lugar 59 e a Índia o 78).

Por sua vez, o "Índice dos países mais felizes" (HPI - 2010) classificou em primeiro lugar a Costa Rica, seguida da República Dominicana, Jamaica, Guatemala, Vietnam, Colômbia, Cuba, BRASIL (em nono lugar) e Honduras.

A FINLÂNDIA, o número 1 na lista dos melhores países do mundo, ocupou curiosa e contraditoriamente o lugar 59 dos países mais felizes... Os EUA no rank ocupou o lugar 114.

As razões dessa berrante contradição certamente é motivo de estudos aprofundados, mas se observarmos a clientela que atendemos no Exército de Salvação onde trabalhamos concluímos que o lugar 59 parece ser bem adequado: solitários, alcoolistas, drogados, depressivos, doentes, velhinhos não-amados...

E, juntamente com esses, pessoas bem posicionadas na sociedade que atribuem sua infelicidade ao clima frio e à escuridão do longo inverno (o mapa acima mostra o norte do mundo durante o inverno, extraído da revista Yhteishyvä. Napapiiri significa Círculo Polar Ártico).Negrito

A cada um que nos procura anunciamos JESUS CRISTO, a Luz do Mundo, Aquele que, ao seguirmos - em qualquer parte do mundo - não andamos em trevas de espécie alguma.
____________________________________

I S R A E L

Um franco exemplo de discurso ocorreu recentemente na Assembléia das Nações Unidas que fez a comunidade mundial sorrir.

Um representante de Israel iniciou seu discurso desta forma:

"Nesta minha introdução quero contar algo sobre Moisés. Quando ele bateu na rocha e dela jorrou água, pensou: 'Que boa oportunidade de tomar um banho!' Despiu-se, colocou suas roupas ao lado da rocha e entrou na água. Quando saiu da água viu que suas roupas haviam desaparecido. Um palestino as roubara.

Um representate palestino levantou-se furioso e gritou: 'O que você está falando? Os palestinos não estavam lá naquele tempo!'

O israelense sorriu e disse: '... E agora, esclarecida essa questão, começarei meu discurso.'"

(Internet)


___________________________________________


C H I L E

O salvamento dos mineiros no Chile ocupou recentemente a mídia. Por horas e horas assistimos, mesmo enquanto trabalhávamos, ao resgate de cada um. Lindo foi ver os aplausos dos presentes e a emoção dos familiares que esperaram por aquele momento há mais de dois meses!

Visitando a Inglaterra, o presidente chileno, orgulhoso, presenteou a rainha e o primeiro-ministro com pedras do local onde ficaram presos.

Nos momentos finais da grande e longa expectativa, de repente o apresentador inglês falou algo que me fez desviar o olhar do computador para fixá-lo na TV:

- "Os mineiros estão gozando de boa saúde, e uma das razões é a seguinte: presos por mais de sessenta dias, quebraram o hábito de cada final de expediente que era o de fumar e ir para o bar beber."

____________________________________________


E. U. A.

O galã Michael Douglas, com visíveis marcas de seu câncer adiantado na traquéia, declarou o que li no Yahoo:

"Devo isso aos tantos anos em que fumei e bebi!"

____________


Larry King em um recente programa diário na CNN entrevistou homens que foram condenados injustamente, por uma década ou até duas, por crimes que não haviam cometido. No mesmo programa entrevistava a atriz de um filme a ser lançado: "Convicted", sobre o assunto.

Perguntando a cada um como conseguira superar o trauma, a resposta da maioria foi: "Orações, feitas por nós mesmos ou pelos nossos familiares!"

Tentando mudar de assunto, o famoso apresentador voltou à pergunta sobre como suportaram o fato de estarem por anos presos não sendo culpados, ao que eles voltaram a afirmar:

"Graças à oração!"

_____________

Um velho índio americano descreveu certa vez seus conflitos internos:

"Dentro de mim existem dois cachorros; um deles é cruel, o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando..."

Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia, o sábio índio parou, refletiu e respondeu:

"Aquele que eu alimentar..."

_____________


O famoso pregador americano David Wilkerson, em seu livro "Não estou com raiva de Deus" (Editora Betânia), escreveu sobre "Lealdade":

Quando a Escritura chega ao ponto de declarar que dez homens colocaram milhares em fuga, é porque se trata de uma grande lição sobre a força da lealdade e da união.

O pequeno exército de Gideão ouviu seu líder gritar ousadamente: Olhai para mim, e fazei como eu fizer... quando eu tocar a trombeta... também tocareis a vossa... e direis: Pelo Senhor e por Gideão! O nome do Senhor e o de Gideão soaram nos campos de batalha naquela noite.

A não ser que cada obreiro cristão se disponha a lutar sob as duas bandeiras: a do Senhor e a do seu líder, nenhuma igreja, trabalho missionário ou organização funcionará com sucesso.

Todo soldado desleal deve ser mandado de volta para casa! Dispense-o o mais rápido possível. Não entregue posto algum a nenhum soldado que, na realidade, não faz parte do pelotão. A grande fraqueza de muitos empreendimentos cristãos está na pouca dedicação à causa e na deslealdade para com a liderança.

A lealdade é o fundamento sobre o qual as grandes obras são edificadas.

____________


Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça. (João 7:24)


Malcolm Forbes conta que uma senhora, usando um vestido de algodão já desbotado, e seu marido, trajando um velho terno feito à mão, desceram do trem em Boston, EUA, e se dirigiram timidamente ao escritório do presidente da Universidade Harvard. Eles vinham de Palo Alto, Califórnia, e não haviam marcado entrevista.

A secretária, num relance, achou que aqueles dois com aparência de caipiras do interior, nada tinham a fazer em Harvard.

– Queremos falar com o presidente – disse o homem em voz baixa.
– Ele vai estar ocupado o dia todo – respondeu rispidamente a secretária.
– Nós vamos esperar.

A secretária os ignorou por horas a fio, esperando que o casal finalmente desistisse e fosse embora. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um tanto frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.

– Se o senhor falar com eles apenas por alguns minutos, talvez resolvam ir embora – disse ela.
O presidente suspirou com irritação, mas concordou.
Alguém da sua importância não tinha tempo para atender gente desse tipo, mas ele detestava vestidos desbotados e ternos puídos em seu escritório.
Com o rosto fechado, ele foi até o casal.

– Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano – disse a mulher. Ele amava Harvard e foi muito feliz aqui, mas, um ano atrás, ele morreu num acidente e gostaríamos de erigir um monumento em honra a ele em algum lugar do campus.
– Minha senhora – disse rudemente o presidente –, não podemos erigir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu, se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério.
– Oh, não – respondeu rapidamente a senhora. Não queremos erigir uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício à Harvard.

O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o velho terno do marido, e exclamou:
– Um edifício! Os senhores têm sequer uma pálida ideia de quanto custa um edifício? Temos mais de sete milhões e meio de dólares em prédios aqui em Harvard.
A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido:
– Se é só isso que custa para fundar uma universidade, por que não termos a nossa própria?
O marido concordou. O casal Leland Stanford levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso.

Viajando de volta para Palo Alto, na Califórnia, eles estabeleceram ali a Universidade Stanford, em homenagem a seu filho, ex-aluno da Harvard.

(Internet)

__________________________________________


Links


Leia os 9 anteriores "Mini... maxi..." procurando-os no "Índice de todos os meus tópicos".

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home