Paulo Franke

18 março, 2011

(Lady Godiva) Catedral de COVENTRY, lição para a vida.

Pensando na Quaresma, quadra do ano cristão que estamos atravessando, e com a proximidade da Semana Santa, veio-me à lembrança a visita a uma cidade impressionante na Inglaterra: Coventry. Meu grupo almoçou em um restaurante com vistas à praça onde está a estátua da famosa e histórica Lady Godiva, responsável pela fama da antiga cidade inglesa.



Ao visitante, porém, a impressão mais forte fica por conta da catedral local. São, na verdade, duas catedrais, lado a lado, monumentos à fé, altamente simbólicas.

Uma é a antiga, bombardeada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, preservada em suas ruínas como advertência às nações, e, ao aproximarmo-nos do que restou de seu altar, podemos ler, ao fundo de uma cruz tosca, o lamento do Cristo agonizante: "Pai, perdoa-lhes" (porque não sabem o que fazem).

A outra é a nova catedral, construída com o auxílio de diversos países. Contrastando com a vizinha em ruínas, ergue-se altiva em suas linhas modernas e arrojadas, acentuadas pelas nuances de seus inumeráveis vitrais, um espetáculo aos olhos.

"Ruínas e moderna arquitetura à parte, a Catedral de Coventry é o símbolo da morte e ressurreição de Jesus Cristo", pensei na ocasião.



Fora dos muros de Jerusalém, no local chamado Gólgota, que significa caveira, tudo o que o Nazareno ensinara e construíra parecia harmonizar-se com o lugar: um monte de escombros. A bomba do inimigo fora tão forte e certeira que a natureza se desfigurara e a esperança dos discípulos morrera com o Mestre, pendurado no amaldiçoado madeiro.

Mas eis que, ao terceiro dia, o Pai intervém no cenário desolador, ressuscitando Jesus, Seu Filho amado. Com Seu grande poder ("dynamis" que em grego significa força, poder, e de onde vem a palavra dinamite), mostrara aos homens e ao diabo que a última palavra sempre é Sua. Permitira que Jesus provasse a morte de cruz, em um ato expiatório, mas bem logo O ressuscitaria, coroando de vitória todo o Seu plano redentor para a humanidade e recebendo Jesus à Sua direita, na glória.

A certeza do Cristo vivo fez com que os alicerces espirituais já iniciados nas vidas dos discípulos - que quase foram destruídos inteiramente ante à visão do Calvário - fossem restaurados e sobre eles se erguessem, no profundo de seus corações, um templo que foi gradualmente se engalanando até a festa do Pentecoste, quando o Espírito Santo foi derramado fazendo neles completa habitação. Brengle compara a ocasião com a Inauguração da Igreja Cristã.

Assim como Deus agiu com Seu Filho Jesus e na vida de Seus discípulos - com poder construtivo e não destrutivo - poderá agir em nossas vidas, caro leitor. Através da fé em Jesus Cristo, a Rocha dos Séculos, o Fundamento Inabalável, nossos escombros, constante alvo de Satanás, o inimigo de nossas almas, podem ser transformados em templos novos e belos, receptáculos do bem e da Pessoa bendita do Espírito Santo.

Permita que o mesmo poder que ressuscitou Jesus o atinja em cheio, fazendo-o provar esta experiência: "... estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos deu vida juntamente com Cristo... e juntamente com ele nos ressuscitou." (Efésios 2:5,6)

"Edificação Diária" - pmf

A catedral de Coventry, uma das cidades inglesas que mais sofreu destruição durante a Segunda Guerra, é visitada pelo Primeiro Ministro Winston Churchill.

Pensamento adicional:

A propósito da cruz erigida na antiga igreja, e das palavras "Pai, perdoa-lhes", se alguém arruinou (verbo que vem de ruína) a sua vida em alguma fase, e essa lembrança ainda o/a aflige, perdoe, por mais difícil e penoso que isso possa parecer. Se o fizer, pedindo a ajuda de Deus para tal, sua vida poderá ser transformada de uma vida em ruínas em uma linda catedral.

Use a Semana Santa deste ano para que, pela fé, essa bênção, que parecia impossível, aconteça na sua vida.