Paulo Franke

08 fevereiro, 2011

Meus CDs especiais / Meu cantinho musical



Há poucos dias "inaugurei" o cantinho da música no nosso apartamento. Situa-se em um canto do nosso quarto e, quando quero escutar meus CDs, fecho a porta e passo meus momentos de enlevo, de louvor e mesmo de oração, pois muitos contêm verdadeiras preces ao Criador.

Nesta nova postagem presto novamente homenagem a amigos, tanto àqueles que usaram seus talentos musicais e gravaram CDs quanto àqueles que me presentearam CDs ultimamente. A homenagem maior, no entanto, é para Aquele que inspirou alguns desses amigos a compor hinos, Jesus Cristo, a Razão de todo o nosso louvor.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Conheço Tarso Benemann e sua esposa Daiane há menos de um mês! São gaúchos de Pelotas, portanto conterrâneos, e ao vir ela fazer doutorado na Finlândia, procurou no Google brasileiros aqui residentes. O encontro da Brazilian Fellowship, que mantive por 8 anos, foi o meio de encontrar-me. Como "Amigo não se acha, se reconhece", firmamos nossa amizade desde o primeiro encontro. Tarso presenteou-me seu CD, recém-lançado. Hoje pela manhã conferi não só a qualidade da gravação como também a sua boa voz. Suas composições, baseadas na Palavra, são como um derramar do coração ao Senhor, que abençoam e inspiram os ouvintes a servirem-No por inteiro. Com certeza vou-me encerrar no meu quarto repetidas vezes e ter grandes momentos com o Senhor escutando o CD do meu novo amigo. E mais, quando visitar nossa terra quero adorar ao Senhor através do ministério de louvor de sua igreja.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤




Um antigo amigo cuja amizade a Internet resgatou é o Wagner de Barros Campos. Irmão do saudoso Sidney de Barros Campos, homem que me trouxe para o Exército de Salvação no longínquo ano de 1962, tem sido uma alegria contatar o Wagner nestes últimos tempos. E nisso enviou-me pelos correios a nova edição do CD "Invencível", do Ministério Altos Louvores. Bênção pura, tenho-o escutado diversas vezes, extraindo do louvor do grupo inspiração para a minha vida com Deus.

Wagner, não me esqueci do convite que você me fez: de visitar o seu Sítio Ebenezer, no Estado do Rio de Janeiro quando for ao Brasil. Já está na agenda, e espero que você não tenha esquecido este seu convite. O Sitio Ebenezer está no Orkut, com álbum de fotos geniais, como a acima.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Dennis Redfern, jovem amigo antigo que nos visitou no início do ano (ver postagem anterior, "Inverno finlandês nas fotos de amigo brasileiro"), presenteou-me com o CD acima, da Igreja Batista Internacional de Hamburgo, Alemanha, onde vive atualmente. O louvor do grupo é transcultural e vibrante. Fico contente porque, ao escutá-lo e ser abençoado por este CD, tranquilizei-me ao sentir que meu amigo tem achado um lar espiritual entre esses irmãos que tão bem adoram e louvam ao Senhor.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Daniel Tavares Bastos Gama é meu concunhado e amigo de longa data. Tendo nascido em lar salvacionista, e no Exército de Salvação passado muitos anos de sua vida - inclusive envolvido em bandas, corais, grupos e também em musicais de nossa igreja - nos últimos anos é um dos pastores da Igreja Batista do Povo, em São José dos Campos-SP. Minha cunhada Lys em sua última visita à sua mãe e demais familiares que aqui residem, entregou-me o CD acima que Daniel me mandava. Senti a unção do Senhor desde a primeira vez que o escutei.




Faze-me chegar aos Teus rios, Senhor... beber dos Teus rios, viver nos Teus rios!

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Tenho alguns CDs do meu amigo Asaph Borba, e ainda espero adquirir um que gravou na Terra Santa.

Conheci Asaph em Porto Alegre, na "Seara Latina", isso em 1977, quando lá trabalhamos e assistíamos às gloriosas reuniões daquele abençoado ministério. Em 1979, no inesquecível evento "Geração 79", que lotou por muitos dias o Anhembi em São Paulo, encontrei novamente Asaph que vendia seu primeiro disco, "Celebraremos com Júbilo", gravado em parceria com Tom Stoll (guardo até hoje esse disco, uma raridade!!). No palco, canta Evie Tornqvist, uma cantora norueguesa-americana, com certeza uma das minhas cantoras evangélicas preferidas que participava da equipe de Billy Graham, em campanha no Brasil. Na foto acima, Anneli tem interpretado Asaph em algumas ocasiões em que visitou a Finlândia (foto acima).

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Um de meus melhores amigos finlandeses, Timo-Matti Haapiainen, hoje é pastor luterano, mas participou ativamente quando jovem seminarista do International Open Gospel Choir que comecei, inclusive contanto com sua ajuda na organização do coral. De avós oficiais salvacionistas e pai envolvido com nossa música por muitos anos, Timo-Matti também toca instrumento de sopro e violão, além de cantar com sua forte e melodiosa voz. Meu amigo presenteou-me o CD do coral onde canta já há alguns anos, o "Jacarandá", que canta músicas africanas dirigido por um filho de missionário que viveu na Naníbia, sul da África. Inacreditável como finlandeses cantam com tanta maestria músicas no estilo afro, fazendo inclusive o balanço típico dos grupos cantores daquele continente!


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Este CD tomei emprestado do Exército de Salvação onde trabalho. É do judeu André Zweig, natural da Transilvânia, na Rumênia, porém residente na Finlândia. Gosto de ouvir o iídiche em algumas de suas canções, língua falada pelos judeus da Europa, portanto por milhões que morreram no Holocausto. A semelhança com o alemão tem-me despertado curiosidade e até vontade de aprender frases do dia-a-dia nessa bela língua, que tem também termos hebraicos e eslavos.


Ah, os inesquecíveis momentos em que, naquele Shabat no bairro judeu de Marrais (Marré), em Paris, no ano passado, uni-me a alguns judeus que cantavam animadamente na rua (veja postagem respectiva no "Índice de todos os meus tópicos").


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



E entre os meus selecionados CDs não poderia faltar a boa música salvacionista! Meu filho participou da banda do Corpo Central e da Brigada Nacional de Cantores (foto), esta dirigida por minha amiga Vera Akemi Wakai Sales, sendo que seus componentes são salvacionistas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O leitor poderá acessar o link abaixo e procurar hinos cantados por este excelente coral:

http://www.exercitodesalvacao.org.br/

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤




O sobrinho de minha esposa, Paulo Elias Hämäläinen cantava durante alguns anos nas ruas e nos corredores do metrô de Helsinki. Um dia, no ano passado, o convenceram a participar na TV do "The X Factor", do gênero dos "Ídolos" (Idols). Elias venceu centenas de concorrentes! Nosso sobrinho foi alvo de uma postagem neste meu blog (ver "Índice").


Seu CD, lançado pela SONY MUSIC recentemente, está nas paradas de sucesso da Finlândia.


Paulo, como o chamo pelo primeiro nome, na foto está na casa de sua avó, minha sogra, em Helsinki, e conosco meu neto, também aqui residente. O neto toca trombone de vara na banda na igreja sueca do Exército de Salvação, além de tocar piano e violão (gravará um CD um dia?).

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Meu cunhado Markus Hämäläinen é evangelista e cantor. Gravou diversas cassetes ao longo de seu ministério - estendido pela Europa e Estados Unidos - cantando como família (ele é pai de Elias). Sua saudosa esposa Marja, dona de belíssima voz, fazia solos, duetos com Markus e cantava com a família. Markus ligou-me recentemente pedindo-me para traduzir do inglês e do espanhol, para o português, hinos que cantaram ao longo de seu ministério também musical. Meu cunhado, que foi criado no Brasil, planeja uma visita ao nosso país, ocasião quando visitará diversas igrejas inclusive no Rio Grande do Sul, onde passou a adolescência. Durante essa visita venderá seus CDs, agora no nosso idioma (quando sua agenda de visitas for confirmada, a publicarei neste blog).


Uma de minhas postagens muito visitadas neste blog é a "Marja, até a manhã da ressurreição", na qual homenageio minha concunhada, que partiu para estar com o Senhor em 2008. Sua bela voz encheu a capela de seu funeral quando colocaram uma faixa do CD em que canta um solo (escute-a no final do link abaixo).


http://paulofranke.blogspot.com/2008/10/marja-at-manh-da-ressurreico.html

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Conheci Carmen Silva pessoalmente quando visitei as ilhas dos Açores. Impressionado com a sua belíssima voz e testemunho, fiquei ultra feliz quando me presenteou dois de seus CDs, devidamente autografados, os quais podem certamente serem encontrados em livrarias evangélicas.


Leia a postagem "Então Eu A Vi, Nos Açores A Cores"

http://paulofranke.blogspot.com/2010/02/de-repente-na-minha-frente-carmen-silva.html

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Amante da música evangélica - tanto atual quanto antiga - iniciei um segundo blog cujo link pode ser acessado para inteirar o leitor das histórias de hinos tradicionais, com fotos de seus autores e o motivo pelo qual escreveram hinos que têm sido preservados às vezes por séculos - e que ainda hoje abençoam - muitas vezes escritos em circunstâncias as mais adversas.

http://www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Disse William Booth, o homem que fundou o Exército de Salvação, em Londres, em 1865:


Cantem até que suas almas se elevem inteiramente a Deus, e continuem cantando até que aqueles que não conhecem o Senhor dirijam o seu olhar para Ele, que é a fonte de todo o nosso júbilo!

_________________________________________


Próxima postagem,


dedicada aos meus amigos cinéfilos.

4 Comments:

  • Eu gostei muito do que escreveu sobre a Carmen. Se eu a encontrar certamente falarei sobre ti e o encontro em Açores ao vivo e a cores...rs... mas fiquei curiosa prá ouvir o Cd da igreja do Daniel Tavares Bastos...se possível me fale como adquirir. Bjus, amigo.

    LUZIA

    By Blogger paulofranke, at sábado, fevereiro 12, 2011 6:25:00 PM  

  • Amigo e irmão PAULO FRANKE. A felicidade de nos encontrarmos é muito mais minha do que sua. Agradeço a Deus por sua vida. Fiquei muito feliz com a menção feita sobre o CD Invencível do Grupo Altos Louvores. Realmente são músicas lindas de inspiração divina e que fazem bem aos nosso corações. Deus nos privou, ontem, da presença do líder e fundador da banda, Edvaldo Novais. Após alguns meses de luta pela vida, o cancer o venceu. Mas, certamente, ele está nos braços de nosso Deus e ficará sempre vivo em nossa memória. Obrigado pela menção, mais uma vez. Me sinto muito feliz de lhe ter reencontrado e ratifico o convite para estar conosco no Sitio Ebenézer, quando vieres ao Rio de Janeiro. Lembranças à Anely. Um grande abraço, do amigo de sempre, WAGNER CAMPOS

    By Blogger Unknown, at segunda-feira, fevereiro 14, 2011 3:46:00 AM  

  • Achei muito interessante as reportagems de varios artistas evangélicos. Somos uma familia de Deus internacional. Louvai ao Senhor todas as nacões, louvai-o todos os povos. Este louvor cantamos em espanhol, a Marja fez a traducão para o finlandes que se canta nas igrejas em geral. Lembrancas para o Wagner Campos, gostaria de ouvir a musica dele! Lembro do seu irmao Sidney que cantava naquele trio salvacionista quando eu era menino no Rio.Será uma bêncão pra mim visitar o Brasil quando você tiver a traducão feita das músicas. Assim levar o cd em português, e também para Portugal. Ciao!

    Markus Hämäläinen

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, fevereiro 23, 2011 4:31:00 PM  

  • Prezado irmão...
    Saudades...
    Embora minha formação é da área médica,gostaria muito de também ter uma formação em história geral.Meu coração se alegra muito com este acervo maravilhoso, que voce com este talento único, trás para nosso coração.Naturalmemte não me lembro de tudo nem de todos,mas,pelo fato de minha vida estar totalmente ligada ao canto no E.S, gostaria de ter ou ouvir o CD da igreja do Daniel Bastos.Que pena que perdemos contato com irmãos que fizeram tão bem e que nos influenciaram tão positivamente.
    Mais uma vez obrigada por trazer a memoria coisas tão maravilhosas através do seu blog.
    bj com carinho,irmão.

    By Blogger DEA, at sábado, maio 14, 2011 1:28:00 AM  

Postar um comentário

<< Home