Paulo Franke

11 fevereiro, 2011

Hollywood Stars Crianças 1 - Joseph Cotten - Leslie Caron


Introdução à nova série ocasional "Hollywood Stars Crianças", dedicada a todos os meus amigos, em especial aos meus amigos cinéfilos.

A idéia desta nova série no meu blog nasceu ao lembrar-me do aniversário de minha irmã mais velha, amanhã. Em um sentido, é o meu presente a ela! Para incrementar esta idéia... a foto acima tirei hoje pela manhã, e será o "brand" da série.

Contraditoriamente, um filme a que assisti me fez deixar de ir a cinema, eu que, como adolescente na década de 50, chegava a ir quatro vezes por semana aos cinemas de minha cidade, Pelotas-RS, ao Avenida, ao Capitólio, ao Guarany e ao Sete de Abril, com seus telões gigantes.

Um dia, porém, vendo o Exército de Salvação em mais um filme - A Hora final (On the beach) -senti fortemente que um dia pertenceria a este movimento, no qual estou desde 1962.

Graças a Deus, dono de uma memória fotográfica, lembro-me dos filmes inocentes a que assisti, do seu enredo e dos seus artistas. E porque filmes dos "anos dourados" estão em moda novamente, através de DVDs, neste meu blog eclético de vez em quando enfoco a "sétima arte", como assim o cinema era conhecido (veja links abaixo).

No final deste mês haverá mais uma entrega de Oscars da Academia de Cinema de Hollywood. Desligado quase que totalmente do cinema atual, mantenho-me acordado principalmente para assistir aquela parte que mostra os artistas que morreram desde a última entrega. E sempre há artistas "conhecidos" na lista.

Não darei dados biográficos completos dos enfocados nesta série, pelo contrário, rápidos comentários. Quero, sim, sempre obter uma foto de quando eram crianças.

E inicio com comentários sobre JOSEPH COTTEN, o artista preferido de minha irmã, com dados extraídos da coleção da revista CINEMIN, dos anos 50, que ela me presenteou na última vez em que a visitei. As fotos de Joseph Cotten e de Leslie Caron são de MANCHETE (Camera Press) "Eu sou você ontem".





Joseph Cotten nasceu em Petersburg, Virginia, em 15 de maio de 1905. Foi nos tempos do ginásio que ele se convenceu de que tinha jeito para a "ribalta"; e logo após completar o curso conseguiu que o pai o mandasse estudar arte dramática numa escola de Washington. O dItálicoinheiro que recebia, porém, não era suficiente para se manter por isso jogava futebol americano e cada tempo que jogava lhe rendia vinte e cinco dólares. Após receber o diploma da escola dramática, foi para Nova York, onde vendeu tintas à base de comissão, e conseguiu ganhar trinta a quarenta dólares por mês. Posteriormente fundou a Tip-Top Salad Company e quando foi fechada a fábrica de batatas fritas, tornou-se agenciador de anúncios para o Miami Herald, ocasião quando começou a trabalhar no teatro. Conhecendo Orson Welles, trabalharam juntos no rádio e depois no teatro. Participou do filme "Cidadão Kane", dando início à sua longa carreira.

Joseph casou-se em 1960 com a atriz inglesa Patricia Medina, que foi casada pela primeira vez com Richard Greene. Patrícia ainda vive, mas Joseph morreu de pneumonia, com 88 anos, em 6 de fevereiro de 1994, em Los Angeles, CA.


Minha irmã deu-me algumas das fotos de artistas que recebia diretamente dos estúdios americanos - uma delas a de Joseph Cotten - passatempo típico dos jovens dos anos 50 que foi o meu também (ver link) .

Gaslight, filme noir de 1944 que interpretou com Ingrid Bergman, Charles Boyer e Angela Lansbury, esta com apenas 18 anos. Um filme de suspense imperdível!





Se Joseph Cotten era o astro preferido de minha irmã, Leslie Caron era a minha atriz favorita.

LESLIE CARON nasceu em 1 de julho de 1931, em Boulogne-Billancout, França. É filha de Claude Caron, um químico industrial, e de Margaret Petit Caron, filha de franceses, nascida nos EUA sendo ela mesma uma ex-dançarina.

Quando os aliados desembarcaram na Normandia, Leslie foi enviada para a casa de seus avós, em Cannes, lá ficando até Paris ser libertada. Aos 16 anos foi selecionada para dançar no Ballet de Champs Elysses. Depois de três anos com esse grupo de prestígio, foi descoberta por Gene Kelly enquanto o famoso ator dançarino assistia a um espetáculo do grupo. Impressionado com a dançarina, foi aos bastidores cumprimentá-la. Mas Leslie, que era extrememente acanhada, ao ouvir que Gene queria ser apresentado a ela, saiu de mansinho do camarim e correu para casa. Na primavera de 1950, porém, Gene Kelly voltou a Paris. Foi direto a Leslie, de quem não se esquecera. Contratada pela Metro Goldwyn-Mayer, contracenou com o seu descobridor em "Um Americano em Paris". Ficou famosa na década de 50 com "Lili" (1953), "O Sapatinho de Cristal" (1954), "Gaby" (1956) e "Gigi" (1958).


Foi a única estrela de Hollywood a quem escrevi em duas ocasiões e recebi duas fotos, batendo forte o meu coração de adolescente!!



Anos depois, Leslie e Gene, seu descobridor e parceiro em alguns filmes, posam juntos.



Ano de 1985, quando vivíamos em Fords, NJ, EUA. Compramos nosso primeiro video-player e nossa filha gravou o filme "Lili", do qual o pai sempre falava e que queria muito que assistissem.



Leslie Caron hoje, mantendo o mesmo doce sorriso de outrora!


*****************************************

L i n k s

As fotos de nossos artistas favoritos, direto dos estúdios de Hollywood:



http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/as-fotos-de-nossos-artistas-favoritos_16.html

O que era ir ao cinema na década de 50... e de 20:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/09/pelos-caminhos-pitorescos-do-cinema.html

O Exército de Salvação e o Cinema:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/09/o-exrcito-de-salvaco-e-o-cinema.html

A influência do cinema para fazer-me ingressar no Exército de Salvação:

http://paulofranke.blogspot.com/2008/05/quando-como-e-por-que-ingressei-no.html

Minha visita à Hollywood das tantas recordações:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/em-hollywood.html

2 Comments:

  • Olá! Amigo,

    Dei uma visitada rápida no seu Blog, cada vez mais rico, volto lá depois ...

    Tenho uma imagem do Jeff Chandler com 8 anos, que anexo e espero que possa aproveitar nas próximas postagens Hollywood Star Crianças.

    Glória

    By Blogger paulofranke, at domingo, fevereiro 13, 2011 6:26:00 PM  

  • O gosto da sua irmã e o seu eram muito bons amigo Franke... o Joseph Cotten era lindo e a Leslie Caron tbm muito linda viu e o talento deles devia ser excelente não é mesmo? gosto de ler seu blog tem alguns atores que não conheço e é bom saber qta gente boa existe e existiu...eu sou fã da Elizabeth Taylor... grande atriz e gosto do filme "E o vento levou" chorei muito mas que filme bommmmmmmmmm!

    By Blogger Lu Moura, at quinta-feira, fevereiro 17, 2011 1:39:00 AM  

Postar um comentário

<< Home