Paulo Franke

05 dezembro, 2011

2 - A Transformação do Homem Forte da Carélia (fotos)


Sempre que vejo este famoso quadro finlandês, "O menino e o pássaro", de 1884, meus pensamentos voam até a Carélia, região russa que faz fronteira com a Finlândia. A Carélia, no entanto, era também finlandesa. Uma busca pelo Google informará aos leitores interessados os lances trágicos de como a perdeu durante a guerra.

Meu saudoso sogro, David Elias Hämäläinen, contava-nos as histórias da Finlândia e mesmo da Carélia, onde nasceu. E minha sogra, Martta Hämäläinen (88), que vive na capital Helsinki, também careliana, possui muitas fotos inclusive da região perdida para os russos. E nessas fotos vejo muitas vezes meninos exatamente como os do quadro, razão pela qual o mostro aqui.

Com estas duas postagens, a respeito de Juho Hämäläinen, pai de meu sogro - um homem mau transformado pelo poder de Deus em um homem bom - homenageio meu sogro e seus irmãos, seis meninos parecidos com o do quadro (o primeiro irmão faleceu com tenra idade), e uma irmã.



A famosa igreja ortodoxa Kizhi Pogost, construída toda em madeira, em 1714, no norte da Carélia.



Juho Hämäläinen à direita na foto.



Juho, sua esposa Karoliina (também chamada Liinu) e dois de seus filhos. Ao fundo, a mãe de Karoliina, Anna Suomalainen, que se casou com Aapraham Bachem, um judeu alemão, sogro portanto de Juho. Muito interessante saber que o bisavô paterno de minha esposa Anneli era um judeu!



Juho com seu filho Eino Hämäläinen.



Lahja, que quer dizer "presente" em finlandês, foi a única filha de Juho e Liintu, que tiveram oito filhos homens: Petteri, Benjamim, Eino, Aapeli, Leo, David, Leevi e Kauko.



Na foto superior, seis filhos de Juho com suas esposas que, no final da década de 40, tornaram-se oficiais do Exército de Salvação na Finlândia. Na foto inferior, um encontro de família durante as primeiras férias missionárias de meus sogros David e Martta, em 1958. Anneli é a menina em pé à esquerda, com uma fita branca no cabelo. A família foi para o Brasil em 1953.


E os meninos da grande família da Carélia posam em diferentes épocas junto com o menino do quadro. O único menino de fato, no colo de seu pai, nasceu na Indonésia quando seus pais foram oficiais missionários salvacionistas no distante país. Hoje é um piloto aposentado da Finnair.


Na última vez que meu sogro David visitou sua terra, em 1991, participou de uma turnê de descendentes de Juho e Liinu - à região da Carélia, também terra de minha sogra Martta, hoje Rússia, não longe de São Petersburgo. Na foto acima, os netos de Juho que participaram.

David Hämäläinen (1953-1995), um homem de Deus que deu sua vida no Exército de Salvação do Brasil - chegando a Secretário-em-Chefe, o segundo em chefe no país durante muitos anos - está enterrado em São Paulo



Página do livro "Nas Pegadas de Cristo", publicado em 1960, com histórias relevantes de salvacionistas de diversos países compiladas por Flávia Brazil Esteves. A história de Juho foi possível pelos relatos fornecidos por meu sogro. Outras informações e também fotos nesta postagem foram extraídas do bem preparado livro com a genealogia da família Hämäläinen, escrito por Leo Hämälainen, o único filho de Juho e Liinu que ainda vive.


____________________


5 Comments:

  • Ninguém é forte o bastante para deter a vontade de Deus!
    Continuo acreditando e confiando que no momento exato Ele fará acontecer!
    Sei que me entende.
    Obrigada por trazer exemplos que nos ajuda a não duvidar de que isso é possível.
    aBRaços

    By Blogger Yara, at terça-feira, dezembro 06, 2011 5:21:00 PM  

  • Ainda falando do meu avô Juho, quando ele ja era convertido, numa noite ele saiu caminhando pela cidade de Sortavala, Carélia, e orando ao Senhor falou: Senhor eu sou velho e um homen cansado, mas eu tenho 8 filhos como vc sabe, mas que os meus filhos sejam embaixadores da Tua palavra, é a minha oracão a Ti, meu Deus! E sabemos que Deus ouviu e respondeu a sua sincera peticão!! Apesar de que ele nunca viu o dia que 6 do seus filhos foram oficiais do Exército de Salvacão...Praise the Lord! Mas que maravilhoso saber que os seus netos e filhos do seus netos estão servindo ao Senhor!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, dezembro 09, 2011 4:09:00 PM  

  • O COMENTÁRIO ACIMA FOI DE MARKKU HÄMÄLÄINEN, um evangelista de muitos continentes.

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, março 28, 2016 4:59:00 PM  

  • Que precioso ler sobre a história dessa família que Deus me permitiu participar. Manu curtiu ver as fotos e saber um pouco mais sobre a história de sua família da Finlândia. Grande abraço!

    By Anonymous Camila Gama, at sábado, junho 30, 2018 11:51:00 AM  

  • Muito bom!!!! estava fazendo uma pesquisa sobre pássaros da finlandia e me deparei aqui...que bom!!!! Muito bom o texto!!!! abraços

    By Anonymous Anônimo, at sábado, maio 23, 2020 4:48:00 AM  

Postar um comentário

<< Home