Paulo Franke

06 dezembro, 2011

1 - A Transformação do Homem Forte da Carélia (texto)

O personagem de nossa história, uma fortaleza física, tido como um dos homens mais robustos da região finlandesa em que vivia - a Carélia - considerava-se também uma fortaleza contra tudo quanto era espiritual ou "cheirava" a religião.

Juho Hämäläinen era atleta de natureza, tendo já ganho muitos prêmios ao mostrar a capacidade tremenda de arremesso do qual era capaz. A força de seus braços era bem conhecida nos arredores. Sendo capitão de um navio de carga, o qual atravessava periodicamente o Mar Báltico, ele mesmo dava o exemplo a seus marinheiros, não tendo receio algum de lançar uma carga bem pesada aos ombros, levando-a a seu destino.

Devido a essas consatantes viagens, Juho chegou a conhecer vários países da Europa e foi em alguns deles que observou o Exército de Salvação em atividade. Sempre dizia que, dentre outras religiões, 'suportava' o Exército em vista de manter obras sociais... nada mais.

Ao analisar sua vida e a dos entes queridos que o rodeavam, perguntamo-nos por que esse homem dizia-se incrédulo. Não tinha ele à sua frente um exemplo vivo de vida cristã - sua própria esposa? Esta era crente desde os dezoito anos, quando se convertera por ocasião de um avivamento na Igreja Luterana. Seu forte era a oração - durante vinte e dois anos orou ela perseverantemente pela conversão de seu marido, e isso veio a se dar de maneira maravilhosa. Não sentia ele os esforços dessa companheira fiel ao realizar reuniões caseiras, tanto quanto podia? No entanto, quantas vezes ele chegara em casa e, constatando que lá estavam fazendo reunião, enxotava a todos, gritando tão forte quando podia - "Fora daqui!" Todos então tinham que sair imediatamente, pois sabiam que Pai Hämäläinen era capaz de tudo quando estava 'enfezado'.

Juho bebia, e bastante. Vangloriava-se pelo fato de que nem um balde de bebida alcoólica poderia fazê-lo cambalear! Mais tarde, entretanto, os efeitos desse vício iriam refletir-se em seu físico.

Apesar das oposições contínuas do esposo, Mãe Liinu perseverava com suas reuniões caseiras às quais seus filhos - seis meninos e uma menina - assistiam com alegria. Um ano antes da conversão de Juho, aproveitando uma ausência mais prolongada do mesmo, a esposa deu licença para que essas reuniões fossem feitas regularmente em sua casa. Certo domingo, Pai Hämäläinen chegou inesperadamente. Ao saber que uma reunião teria lugar em sua própria casa, Juho proclamou que poderia até jogar todos pela janela. Apesar de todas as ameaças, os vizinhos foram chegando e Juho, quase louco de raiva, pegou todos os seus filhos, inclusive o menorzinho de dois anos, fazendo com que entrassem em um cinema e assistissem a um filme inteiro!

Assim se passavam os dias. Mãe Liinu continuava a orar incessantemente por seu esposo, para que Deus intercedesse em seus negócios e em tudo quanto dizia respeito à vida daquele homem. Juho mostrava-se cada vez mais difícil, endurecendo o seu coração apesar das muitas provas de que Deus lhe estava dando de Sua paciência e amor.

Foi então - quando Juho parecia estar irremediavelmente perdido para sempre - que apareceu o Exército de Salvação para iniciar o seu trabalho na cidadezinha em que a família morava. Para o trabalho de adaptação da casa em salão, muitas modificações precisavam ser feitas e o 'banco de penitentes' (lugar logo abaixo da plataforma, para onde se convida a todos quantos quiserem demonstrar sua disposição em seguir a Cristo ou se consagrarem a Ele). Muitos entendidos do assunto vieram dar sua opinião à major, oficial dirigente. A razão porque Juho também foi dar um palpite ninguém sabe, mas o fato é que o homem forte da Carélia ali estava, diante da major. Com ares de grande sabedor, fez críticas com respeito a isso, aquilo, até que disse, com ar zombeteiro, não ser necessário um banco para penitentes naquela cidade! Nesse meio tempo, entre os arranjos e a inauguração do salão, já a major tomou conhecimento do caso de Juho e pelo menos três mulheres naquela cidade - as duas oficiais e a esposa de Juho - começaram a orar ardentemente para que Deus agisse mais forte ainda no coração de Juho.

E aconteceu mesmo. Dentre os presentes ao primeiro festival do Corpo de Suojärvi havia um que se destacava: corpulento, queimado pelo sol, acabrunhado. O mesmo homem que dissera não ser necessário um banco de penitentes naquela cidade sentia agora o impulso interior de entregar-se ao Salvador que o amava, não levando em conta a multidão de seus pecados. O banco foi, assim, inaugurado naquela noite quando a fortaleza de incredulidade foi quebrantada pelo Todo-Poderoso.

Lutas tremendas se sucederam; parecia que o Maligno não se dava por vencido, procurando de todas as maneiras atrair novamente aquele que fora tão bom servo seu. Mesmo em casa seus seus filhos não podiam ainda crer que Papai estivesse tão diferente - antes tão rude, egoísta, mandão, agora manso e cordato, humilde e religioso. Entretanto, a conclusão inicial a que chegaram - "Papai está certamente caducando!" - foi pouco a pouco se modificando, à medida que a pessoa de Cristo se refletia naquela nova criatura.

Mas para Juho o testemunho não podia parar aí. Precisava mostrar a outros que era de Cristo e por isso começou a usar o uniforme salvacionista logo depois do seu alistamento como soldado. Assim, mostrando claramente que era "salvo para servir", Juho Hämäläinen prosseguiu firme nas fileiras durante doze anos consecutivos, até o dia de sua morte (ou "promoção à glória" conforme a terminalogia salvacionista).

A conversão marcante deste homem influiu profundamente na vida de seus filhos. Todos eles chegaram a fazer a grande decisão, aceitando ao Salvador, levando por sua vez seus filhos pelo bom Caminho. Chuvas de bênçãos, copiosas e abundantes, caíram sobre aquela família e as promessas de Deus uma vez mais se tornaram realidade em cada uma daquelas vidas.

Pai Hämäläinen, forte no espírito, trocou a "espada pela coroa" no ano de 1939. Poucos anos mais tarde, Deus também chamou repentinamente sua esposa fiel e consagrada, no momento em que, ajoelhada, orava por seus filhos, lutando nos campos de batalha.

Cinco de seus filhos tornaram-se oficiais. Um deles serviu como oficial missionário na Indonésia, outro com sua família batalha em nossa pátria, o Brasil. À grande lista da 'nuvem de testemunhas' na qual nos fala o autor de Hebreus, poderíamos acrescentar o nome de Juho Hämäläinen, que "olhou para Jesus, Autor e Consumador da fé!"


"Nas Pegadas de Cristo" (1960)
histórias relevantes de salvacionistas
compiladas por Flávia Brazil Esteves.

______________________________________________________________


Na próxima postagem, fotos das pessoas citadas neste extraordinário relato!

_______________________________

2 Comments:

  • Maravilhosa a transformação, como tudo o que Deus faz! Maravilhosos os frutos, conforme as Suas promessas!

    Lygia

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, dezembro 07, 2011 10:44:00 AM  

  • Gostaria de contar pra vc, a visão profética do meu Tio Benjamin Hämäläinen antes da invasão da União Soviética 1939. Quem sabe vc tem conhecimento desse testemunho. Ele viu a bandeira vermelha comunista da União S. sobre o Viipurilinna, quando ele era oficial dirigente do corpo de Viipuri, na Carélia. Quando ele falou da sua visão na reunião ninguem queria acreditar que a cidade seria invadida pelas tropas comunistas. A profecia tem mais detalhes! O Benjamin teve outras visões proféticas acerca do fim do mundo e da vinda de Jesus.

    Cunhado
    Markku Hämäläinen

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, dezembro 09, 2011 4:06:00 PM  

Postar um comentário

<< Home