Paulo Franke

17 dezembro, 2007

Aos amigos, meus "cartões de Natal".



"Noite feliz" em 7 idiomas:
finlandês, francês, japonês, inglês, alemão (original), português e sueco.

Finnair advertisement 2000


Que você possa ter:

A alegria do Natal - que é Esperanca

O espírito do Natal - que é Paz

O coracão do Natal - que é Amor

May you have:

The joy of Christmas - which is Hope

The spirit of Christmas - which is Peace

The heart of Christmas - which is Love

*********

A seguir, aliando fotos e ilustracões a experiências dessa data festiva, louvo a Deus pelo Seu amor e fidelidade que me têm acompanhado desde o alvorecer de minha vida até estes meus 64 natais.



Parabéns, Aaron, pelo teu primeiro Natal como pai, neste ano de 2007! E aí vai a tua foto aos dois anos, quando caiste no sono no hall de entrada do Moody Institute, em Chicago, em dezembro 1981.



Anneli entre pinheiros... a única árvore que permanece verde nos rigores do inverno do norte europeu e que nos faz lembrar da vida espiritual que não fenece diante das lutas!



Anneli não se considera uma fotógrafa, mas olhem a foto que ela tirou logo após o Natal de 1981, viajando com nossos filhos e com seu irmão, pastor Markku Hämäläinen, e família, pelo sul do Canadá! Foto de concurso, não acham?


Irmão Pedro Franke, guardo sempre este bonito cartão de Natal que tu me mandaste quando eu fui para São Paulo em 1964, o primeiro irmão a sair de casa. E que saudade do meu chão distante eu sentia!


"... e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria" (Lucas 2:7) O Cristo sem-teto, Strijdkreet (revista do ES na Holanda)



Escrever Xmas em vez de Christmas tem gerado polêmica e protesto em países de língua inglesa, como que as pessoas "tirando Cristo fora do Natal". Pessoalmente, solucionei o problema desenhando uma manjedoura e acrescentando o "mas", e às vezes o tenho usado na mais sã consciência. Simples, no bom jeitinho brasileiro.


Quando eu era menino admirava o calendário acima, da firma onde meu pai era vice-diretor. No sonho infantil, imaginava-me em paisagens longínquas como aquela... Passados muitos anos, paisagens como essa são comuns no país de minha esposa, a Finlândia, onde já temos passado nove Natais e onde planejo aposentar-me daqui a alguns natais mais.


















A campanha internacional de Natal do Exército de Salvacão, Christmas Kettles, iniciou-se nos USA há mais de 100 anos. Logo espalhou-se pelos vários países onde nossa obra foi "abrindo fogo", atualmente operando em 113 nacões. Inicia-se nas semanas que antecedem o Natal, e o resultado financeiro é revertido em benefício de famílias carentes, em grandes distribuicões principalmente de mantimentos. Em muitos países é parte da "decoracão do Natal" da cidade, sendo comum a cena de salvacionistas cantando ou tocando em muitos filmes. Aqui na Finlândia em anos recentes "participei de uma novela", isto é, fiquei diante de um tripé com uma panela enquanto os atores representavam a cena natalina da novela, colocando inclusive moedas para o Pelastusarmeija/Frälsningsarmén (Exército de Salvacão nos idiomas oficiais do país, o finlandês e o sueco).


















Há anos participando dessa campanha, recordo-me de estar tocando ou cantando sob o sol escaldante da Rua Uruguaiana, no centro do Rio, além de em outras cidades brasileiras. Ultimamente, haja roupa para enfrentar as temperaturas negativas nas campanhas realizadas nas ruas das cidades onde o ES opera na Finlândia, principalmente quando a temperatura chega a menos de 10 graus centígrados. Para me aquecer, "recebo o beijo de um anjo".
















Visitar hospitais, lares de velhinhos ou de famílias necessitadas fazem também parte de nossas atividades natalinas. Muitas vezes, quando não estou dirigindo, para encontrar os locais há que se caminhar muito no gelo com pesadas botas e "forrados" de roupa forrada, como na foto.



Inspirei-me no grandioso versículo profético do Antigo Testamento para fazer este despretencioso desenho:

"Para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justica, trazendo salvacão nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria" (Malaquias 4:2)


Em Belém, 1986
O CAMELO disse... nada de mim tinha para dar ao Menino nascido em Belém. Então transportei os magos que seguiam o caminho da estrêla. Dei meu fôlego ao Menino. E o boi disse: o frio na noite santa era tão áspero que entrei no local da manjedoura para me aquecer. Mas vi lá um Menino com frio, e sua mãe e seu pai... e não pensei mais em mim. Aqueci-O com o que tinha de meu: meu pobre alento. A cabra falou pouco: eu lhe dei do leite de meu filho. A ovelha disse: nada lhe podia dar e me deitei aconchegada ao Menino para aquecê-lO na noite álgida. Dei-lhe muito pouco: dei-lhe apenas meu calor. Um jumento: quando o rei Herodes mandou decapitar criancas, eu O levei na fuga para o Egito. Veio o peixe e disse: eu saltei para o barco de Pedro. Eu lhe dei a fé. O grão de trigo falou: eu me multipliquei quando Ele m'o pediu. Dei-lhe a ceia. A água: eu me transformei em vinho. Dei-lhe o meu sangue. E veio o homem, o homem sábio, único entre os animais que possui o segredo da eternidade. O homem que é rei da criacão e proprietário do livre-arbítrio. E o homem disse: EU LHE DEI A CRUZ.
(de uma crônica de Oswaldo Molles)
Nota: Os cristãos cremos que, morrendo em nosso lugar, toda a raca humana Lhe deu a cruz!

Foto que tirei do Campos dos Pastores em Belém, Israel, 1986.


E para finalizar, a bela oracão do Rev. Peter Marshall:

Ó Senhor Jesus, agradecemos-Te pelas alegrias do Natal. Que não pensemos a respeito de Tua vida como um longínquo evento, mas que reconhecamos que Tu estás ainda aqui, andando ao nosso lado, sussurrando sobre o nosso ombro, puxando a manga do nosso paletó e sorrindo para nós quando necessitamos de encorajamento e auxílio. Certamente o Natal nos ensina licões inesquecíveis sobre as cousas mais importantes - os lacos que unem a estrutura da família, sobre o qual o nosso país e o mundo todo descansa; o amor que temos uns pelos outros e que une toda a criacão aos Teus pés e diante do Teu trono. Aprendemos vagarosamente, mas agradecemos-Te porque estamos aprendendo. Em Teu nome oramos. Amém.



"O LOUVOR, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA, E AS ACÕES DE GRACAS, E A HONRA, E O PODER, E A FORCA, SEJAM AO NOSSO DEUS PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM" (Apocalípse 7:12)

4 Comments:

  • Oi, Paulo! Muito bacana esse post. Parece que tu estás conversando com teus leitores. Um abracão pra ti e pra família toda, e um feliz Natal com as bencãos do Senhor.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, dezembro 18, 2007 9:14:00 PM  

  • Oi Franke,
    só agora tive acesso à teu Blog.
    Linda esta mensagem q vc passou através dos teus "cartões", quanta criatividade!
    Ao lê-los me senti tão maravilhosamente bem, foi como estivesse na casa de Deus ouvindo uma bela mensagem,e relembrei das "panelas" das quais fiz parte também aqui em Rio Grande, lembra? que poder vc possui de passar o que está sentindo para seus leitores, pelo menos eu sinto assim. beijos, um maravilhoso ano para vc e todos os seus

    By Blogger Prof. Rejane, at sexta-feira, janeiro 04, 2008 12:54:00 PM  

  • Oi Paulo, fiquei encantada
    com tudo que escreves e fazes
    para mostrar um pouco do
    mundo que não conheço!
    Tudo muito lindo mesmo!!!
    Obrigada de coração !
    Um abraço da Vitória

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, janeiro 28, 2008 8:37:00 PM  

  • Meu querido irmão amigo...é sempre um refrigério pra minha alma visitar o seu blog!!!

    Que o Espírito Santo de Deus continue a iluminá-lo, dando-lhe sabedoria para continuar levando a mensagem de Boas Novas àqueles que não a conhecem.

    Fique na Paz de Jesus. Abraços.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, fevereiro 03, 2008 3:23:00 PM  

Postar um comentário

<< Home