Paulo Franke

07 dezembro, 2009

O velho NATAL de novo! (terceira parte)

TERCEIRA PARTE

*

NATAL NECESSIDADE
*

Do you want to read this text in English? Although it is not a perfect translation - sometimes with many mistakes, sometimes very funny! - it can give you an idea of the subject:






A neve não intimida aqueles que vão levar comida.




A neve não intimida aqueles que vêm buscar comida.



Cena do inesquecível musical "Espírito", baseada em Atos 6: "É hora de compartilhar!"



Onde houver necessidade aí está o Exército de Salvação!

*

******************

A CAMPANHA DAS "PANELAS DE NATAL"


Certamente já aconteceu também com você... de estar comodamente sentado diante da TV ou mesmo em um cinema e eis que, de repente, aparece em um canto um grupo de músicos do Exército de Salvação tocando músicas natalinas. O filme continua com o seu enredo enquanto os salvacionistas com a sua música ao fundo. Já participamos por duas vezes em cenas do tipo, em uma propaganda da campanha e em uma cena de novela, levando horas para filmar o que vai aparecer na tela por um instante.


Aqui, o criador do Bram focalizou a campanha usando o caldeirão literalmente cheio de sopa, enquanto é usado para depositar dinheiro. Mas a campanha não é brincadeira: exige muita energia dos participantes, especialmente nos países frios.






E falando em sopa, esta estranha "máquina de fazer sopa" muitas vezes está em funcionamento e os salvacionistas distribuindo-a nas noites do inverno finlandês.

***********

A origem das "Panelas de Natal"




Um capitão do Exército de Salvação em São Francisco-CA havia resolvido, em dezembro de 1891, providenciar uma refeição de Natal gratuita para as pessoas pobres de sua área. Mas como pagaria os alimentos?

Ao prosseguir com suas tarefas diárias, a questão continuou em sua mente. De repente, seu pensamentos retornaram aos seus dias de marinheiro em Liverpool, Inglaterra. Na plataforma de desembarque ele viu uma grande panela chamada "a panela de Simpson", na qual eram depositadas doações de caridade por pessoas que ali passavam.

Na manhã seguinte, obteve permissão das autoridades para colocar uma panela semelhante na plataforma de chegada das barcas de Oakland, no fim da Rua do Mercado, em São Francisco (certamente no hoje famoso Fishermen's Wharf da foto). A panela foi colocada em um lugar bem visível, de onde poderia ser vista por todos os que entrassem ou saíssem das barcas.

Dessa forma, o Capitão Joseph McFee lançou sem o saber uma tradição que se espalhou por boa parte do mundo salvacionista. Hoje, operando em 119 países, em muitos deles nas semanas que antecedem o Natal o povo pode colaborar com a programação assistencial do Exército de Salvação, que visa beneficiar muitas famílias e pessoas carentes nesta época festiva.


*************
.

SUGESTIVAS IMAGENS DO PASSADO PARA INSPIRAR O PRESENTE






Muito conhecida do povo novaiorquino, um artista inspirou-se a pintar os salvacionistas em ação.




Ao fundo, uma mãe ensinando o seu filhinho a colaborar, até hoje algo bem familiar e sempre aplaudido.


Uma publicação do Canadá e Bermudas enfocou a campanha em uma ilustração antiga e bonita, também mostrando a boa ação de uma mãe e seu filhinho.




Publicação salvacionista no estranho idioma islandês, a língua falada por menos pessoas no mundo. As Panelas de Natal, porém, não são estranhas àquele povo, ainda que o desenho seja de uma região da Suíça.



Uma propaganda da campanha de 2008 no Canadá.

*

************

Recordando as "Panelas" no Brasil, nos EUA e na Finlândia.

.




Hoje essas "crianças" estão servindo a Deus no Japão, na Nova Zelândia, outro recentemente voltando da Suíça ou mesmo no Brasil, mas no fim da década de 70 estavam juntas no centro de São Paulo, participando animadamente da campanha com instrumentos de sopro, pandeiros e com as suas animadas canções natalinas.




Lembrança de muitas campanhas no Brasil: nas fotos, diante do Mappin em São Paulo, no centro de Porto Alegre e na rua Uruguaiana, no centro do Rio. No calor intenso, a música ajudava a "ferver a panela do pobre"!



Recordo-me das ocasiões em que fomos, nas décadas de 60 e 70, terminadas as "Panelas", aos "Leprosários" de Pirapitingui, em SP, e no de Itaborai no RJ, levar presentes aos internos. Verdadeiras cidades, com ruas, praças, hospitais, até presídios, íamos a cada local; aqueles que podiam locomover-se reuniam-se no cinema local, onde apresentávamos um festival natalino e, após, oferecíamos presentes. Algo de que não me esqueço: as mãos sem dedos estendendo-se para receberem os presentes... A grande ausência: crianças, uma cidade sem elas...



O belo refeitório do lar de mães solteiras que dirigimos em 1979-80, em São Paulo, com mesa preparada para a ceia de Natal, agora mais farta após a campanha das Panelas.


Anneli participando do kick-off das Christmas Kettles no final da década de 60 em Nova York. Lá é tradição homens de negócios darem a primeira oferta. Certamente a nota de 1 dólar é só simbólica.



Participando da campanha no frio de sua terra natal e, na década de 70, no calor da cidade de Rio Grande-RS, onde nasceram nossas duas filhas.



Na primeira campanha no Natal finlandês, diante do stand no centro de Helsinki. Aqui, grupos musicais não participam, como outrora no Brasil. Outra diferença: o povo aqui doa também roupas e brinquedos.



As fotos foram tiradas no mesmo lugar, uma grande avenida de Helsinki. Unidas as fotos, dão a impressão de que estamos em um beco "atacando" as pessoas que passam. Aliás, onde estão as pessoas mesmo? Naquele ano de 2001 minha filha e meu genro haviam chegado do calor do Rio de Janeiro e, no Natal, foram "lançados no fogo", quero dizer, no gelo daquele que foi um inverno muito rigoroso: 20 graus negativos!




O "Salvinho", criação do amigo brasileiro Henrique, foi importado por minha filha que mora no norte da Finlândia e é hoje bem popular por aqui tanto em campanhas quanto no trabalho juvenil.


*************

PANELAS DE NATAL - 2009 - EM HÄMEENLINNA




Reportagem do jornal local Hämeen Sanomat.




Uma boa fatia do resultado das "Panelas" vem das doações via Internet.



Em um movimentado - não na foto! - hipermercado. O sujeito da foto tem milhares de km rodados de "Panelas"!




Este homem há 4 anos era um viciado em drogas. Contou-nos que naquele tempo o seu desejo era empurrar a pessoa que estava cuidando e roubar a "panela" para sustentar o seu vício. Hoje, convertido e liberto das drogas pelo poder de Jesus Cristo, participa fielmente da campanha como vigia.




O templo local do Pelastusarmeija (Exército de Salvação), agora coberto de neve, acolhe calorosamente antes do Natal a centenas de pessoas que vêm buscar auxílio especial...



... o que fazemos, em nome de Jesus Cristo, graças ao auxílio do generoso povo.



Ajuda em mantimentos que é dada a cada quinta-feira...




... ocasião em que ouvem a Palavra de Deus antes de receber seu pacote.





Muitos ciganos vêm também pedir ajuda no Natal. Na foto, ciganas com suas longas saias - conforme o uso na Escandinávia - aguardam a sua vez de serem entrevistadas e receberem vales-supermercado, distribuídos a centenas de pessoas nos dias que antecedem o Natal.

*

***************************

*


Embora seja cansativo, muitos dizem como eu...








* L L *

Conto: O NATAL DO SAPATEIRO



As botas de Hans Christian Andersen, confeccionadas por ele mesmo, um sapateiro, expostas no museu dedicado a ele em sua cidade natal, Odense, Dinamarca. (ver postagem Hans Christian Andersen). A estória abaixo, porém, é de autor desconhecido. Muitas vezes já a transformamos em drama e a apresentamos em festas natalinas diversas (uma sugestão para o leitor que participa de atividades entre jovens, em sua escola ou igreja).



Era uma vez um sapateiro que levava muito a sério o ser cristão praticante. Certa noite teve um sonho em que lhe apareceu Jesus prometendo visitá-lo na noite de Natal. Na véspera, fez compras e preparou uma mesa bonita e farta para receber o tão bem-vindo Hóspede.
.
Um tanto nervoso, sentou-se em sua cadeira de balanço e ouviu uma batida à porta. Ao atender, viu que não se tratava de Jesus, mas de uma pobre criança desnutrida. Vendo-a esfomeada, convidou a sentar-se à mesa e comer. Quando se despediu do sapateiro, seus olhos brilharam com o presente que ganhava: um par de sapatos novos! Não demorou muito, nova batida à porta. "Quem sabe agora é Jesus", pensou. Mas era uma pobre mãe carregando um bebê em seus bracos. Sem pestanejar, o sapateiro convidou-a não só a entrar mas também a que se sentasse à mesa e se servisse. Quando se despediu agradecida, teve também a bela surpresa de ganhar do bom homem um par de sapatos para prosseguir melhor a sua jornada.
.
O sapateiro olhou o seu velho relógio de parede e ficou imaginando por que Jesus demorava tanto. Com a nova batida à porta, teve certeza de que enfim chegara o tão esperado Visitante. Mas procurou esconder o seu olhar de desapontamento ao ver um homem com roupas surradas e descalço, com certeza um mendigo. Como o fizera anteriormente, serviu com paciência o homem que se retirou agradecendo-o tanto pela refeição quanto pelos sapatos que lhe dera de presente.
.
Cansado da longa espera, ao sentar-se em sua cadeira de balanço, o bom sapateiro adormeceu e viu Jesus novamente em sonho. Dessa vez, explicando-lhe que não falhara com Sua promessa de vir visitá-lo. De fato O fizera através de cada uma daquelas pessoas necessitadas. E em uma voz retumbante, disse-lhe Jesus: "Em verdade vos afirmo que sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:40). Agradecido, o sapateiro colocou-se de joelhos, radiante pela visita do Salvador ao seu humilde lar e ao seu humilde coração!
.



*********************



Hämeenlinna ornamentada para o Natal 2009 - fotos tiradas ao anoitecer, às 15h30...







O frio de até 18 graus negativos fez o movimento natalino acabar mais cedo no Calçadão.




Hoje imponentes igrejas erguem-se em lugares originalmente de pobreza: o campo dos pastores e a gruta onde nasceu o Menino-Jesus.



A cor vermelha no Natal, em flores, fitas e em boa parte da decoração da época, tem um alto significado:
.

a Encarnação.

.


"O Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai"

(João 1:14).




Que você tenha:

A alegria do Natal - que é Esperança


O espírito do Natal - que é paz


O coração do Natal - que é amor


* * *



LÄMMIN KIITOS! = CALOROSO OBRIGADO!

É O QUE DIGO AO CARO LEITOR!

12 Comments:

  • ANÔNIMO disse:

    Gostei do material sobre o Natal e as "panelas". Obrigado. Gostei do sonho "Se Jesus não tivesse vindo"... muito interessante.. . Se Jesus näo tivesse vindo a humanidade não teria sobrevivido... por isso teve que ser como foi; para "salvar" a humanidade em sua auto destruicão... Obrigado e um abraco, e um FELIZ NATAL.

    By Blogger paulofranke, at domingo, dezembro 20, 2009 12:46:00 PM  

  • Paulo tudo muito lindo, fantastico e algo diferente! Parabéns!Um feliz Natal prá ti, familia e amigos! E um Ano Novo cheio de paz, fé, amor e realizações! Abraços da Vitória.

    By Anonymous Vitória, at domingo, dezembro 20, 2009 9:26:00 PM  

  • Caro amigo Paulo,
    Como sempre nos emocionando. A historia das “Panelas”, tantas vezes vistas em clássicos do cinema, me deixa acreditar que podemos, baste tentar! E acho muito importante a mensagem que é passada as crianças. Que solidariedade faz parte da vida em comum. É uma lição passada pelo Mestre que não podemos esquecer! A vida com ela fica mais fácil.
    O trabalho do Exercito da Salvação é referencia neste quesito. Solidariedade, amor, compaixão, são sentimento a muito esquecidos e pouco praticados. Estamos um uma época do ano em que fazemos questionamentos, refletimos muito. E quero crer que assim, mudemos! Pratiquemos a paz, o amor e a compaixão com todo o calor humano que nos é digno conceder!
    Feliz Natal amigo, com muito força para seguir alegrando a mente e o coração de tantas pessoas. Que seja sempre cheio de amor e luz, a mesma que nos empresta sempre que nos coloca a pensar!
    Eu agradeço o carinho e a esperança sempre encontrada nos ensinamentos!
    Feliz Natal para todos os seus queridos, Familiares, amigos, irmãos e companheiros de vida!
    Meu muito obrigada por tudo! Sou eu quem precisa agradecer!

    Maria

    By Anonymous Anônimo, at domingo, dezembro 20, 2009 11:29:00 PM  

  • Grande Franke,

    Mais uma vez tenho que te parabenizar e agradecer por tão bela e comovente postagem.
    Que material rico e abrangente acumulastes para partilhar com os amigos, e como sempre brilhantemente legendado.
    Lembrei do calor insuportável que passávamos na Rua do Ouvidor e adjacências durante as Panelas. Mas foram com certeza momentos inesquecíveis, de amizade, confraternização e oferecimento do nosso pouco talento para uma grande causa.
    Não deve ser muito melhor à -25°c...rsrsrsrs.
    Qual será o filho(a), neto(a), genro/nora que irá aproveitar tão farto material para perpetuar esse Blog ???
    Por isso te desejo dezenas de Natais com saúde, paz e harmonia entre os teus.


    Abraços

    Chiquinho

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, dezembro 21, 2009 8:23:00 AM  

  • Que maravilha, amigo Paulo.
    Tudo isso encheu os meus olhos!
    Suas postagens sempre agregam meu conhecimento e me proporcionam bons sentimentos.

    Deus te abençoe sempre e,

    Merry Christmas!

    By Blogger Anderson, at terça-feira, dezembro 22, 2009 3:59:00 AM  

  • Querido amigo...linda postagem me fez refletir mais uma vez sobre o valor do Natal nas nossas vidas e como fazer o bem não importa a quem é fundamental e muito bom.
    Isso sim que você descreve com palavras tão singelas e ao mesmo tempo tão cativantes aos seus leitores é o verdadeiro valor do Natal e do amor de Cristo.
    Obrigado mais uma vez por partilahr conosco esse pequenos presentes para nossas almas.
    Feliz natal para você e sua família.
    Que Deus continue guiando esse servo e sua esposa a levarem sua palavra por cada lugar que passarem.

    By Anonymous evelize, at terça-feira, dezembro 22, 2009 5:44:00 AM  

  • Como havia prometido, fiz a leitura hehe.
    Nossa, você sempre tem uma nova história a contar e isso é muito bom.
    Sempre notei e agora não foi diferente, que trabalho maravilhoso o Exército da Salvação faz !
    Gostei de saber sobre o ex-viciado em drogas, é tão gratificante quando conseguimos ver aquela pessoa que foi viciado e hoje é "normal", de bem com a vida hehe.
    Qual filme que o Exército da Salvação tem participação? Gostaria de ver hehe.
    O que posso lhe desejar é um feliz natal pra você e sua familia e um ano novo cheio de coisas boas pra vocês.
    Abraço, amigo =D

    By Blogger João Guilherme, at quarta-feira, dezembro 23, 2009 10:32:00 PM  

  • Realmente, ler seu blog é um aprendizado a cada post. Parabéns!
    Fazes falta lá no Orkut, um feliz Natal pra ti!
    Abraços

    By Blogger EdisonRFilho, at quinta-feira, dezembro 24, 2009 10:18:00 AM  

  • Muito interressante seu blog como sempre. Gostei da panela de fazer sopa, acho que näo saberia como usar. Achei uma reliquia as fotos de sua familia com seus filhos (as) ainda criancas, muito lindo, tudo! Que Deus os abencoe. Obrigado e Feliz Natal pois o sentido do Natal está no nosso coracão.
    Abracos.
    Gloria

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, dezembro 25, 2009 11:50:00 AM  

  • Grande amigo,
    É desnecessário dizer que seu blog sempre é uma viagem fantástica, mas fiquei muito triste ao saber que vc deixou o orkut, para mim era mais fácil manter contato com vc, mas estarei sempre por aqui para receber esse conhecimento que vc partilha conosco com tanta dedicação.
    Um feliz Natal e um 2010 de grandes realizações.

    By Blogger Unknown, at sábado, dezembro 26, 2009 11:43:00 PM  

  • OLA PAULO DESDE 2003 VIVO NA EUROPA E TENHO MUITA VONTADE DE IR MORAR NA FINLANDIA, HA CERCA DE 1 ANO ASSISTI NA RECORD UM DOCUMENTARIO SOBRE O PAIS,E ISSO ME DESPERTOU UMA VONTADE IMENSA DE VIVER AI, MAS NAO CONHECO NINGUEM QUE VIVE AI.COMO VC SABE QUANDO CHEGAMOS EM UM LOCAL ESTRANHO PELA PRIMEIRA VEZ TUDO E DIFICIL, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA ASSOCIACAO QUE DA APOIO COMO AJUDA PARA CONSEGUIR LOCAL PARA MORAR, ENCAMINHAR A UMA ESCOLA DE FINLANDES,AJUDAR A DAR ENTRADA NA LEGALIZACAO NA IMIGRACAO,ENFIM TUDO QUE VC SABE QUE E NECSCESSARIO PARA SE VIVER EM UM PAIS QUE NAO E O NOSSO. FICAREI MUITO GRATO SE ME RESPONDER . MUITO OBRIGADO POR FAVOR ME RESPONDA EM renatopassos516@yahoo.com.br

    By Blogger Renato Passos, at domingo, janeiro 17, 2010 5:05:00 AM  

  • Querido Major Paulo,
    Muito lindo os relatos feitos sobre o Natal...
    A Linda historia de amor de JESUS por nós é MARAVILHOSA!!!
    Temos que refletir muito sobre esta maravilhosa historia e por muitas vezes retomarmos o rumo.
    Que bom ter alguém como vc,que nos ajuda a relembrar para que fomos chamados.
    Parabéns!!! Tudo que vc tem postado tem sido muito legal!!!
    Bj com carinho meu irmão!!
    A PAZ!!

    By Blogger DEA, at sábado, março 20, 2010 12:19:00 AM  

Postar um comentário

<< Home