Paulo Franke

29 junho, 2010

É a COPA DO MUNDO com lições durante... e depois.

Postagem escrita e publicada na quarta-feira, 30 de junho de 2010.













Assisto a partidas de futebol somente a cada 4 anos, e esta Copa do Mundo não tem sido exceção. Nunca ao vivo. Longe da Pátria, ver nossa seleção atuando nos traz aquela sensação gostosa e até necessária de fazer parte, de nos sentirmos mais perto, e isso certamente acontece com cada brasileiro vivendo em outro país.
Decidi fazer esta postagem mesmo antes de sabermos o resultado final. Nela enfoco o trabalho do Exército de Salvação (The Salvation Army) na África do Sul, alguns fatos ligados ao país, intercalados com pensamentos de diversos autores, publicados quando fui redator do jornal salvacionista durante pelo menos duas Copas do Mundo. Afinal, mudam as cidades onde a Copa é realizada, mudam os jogadores, mudam os técnicos etc., mas as lições espirituais permanecem.

Fotos de equipes salvacionistas atuando através de evangelismo ou trabalho assistencial durante a Copa serão publicadas eventualmente no início desta postagem.

Agradeço ao meu genro gaúcho por ceder-me fotos de seu blog ligadas à sua visita à África do Sul em 2006.




Sede nacional do Salvation Army em Johannesburg. Nossa obra foi fundada em 1884 e prega o Evangelho em inglês, afrikaan, além de em mais 7 dialetos. A obra social é ampla, atendendo a todo o tipo de necessidade naquele país desenvolvido e ao mesmo tempo socialmente tão carente!

____________________________________

"Neste mundo, Senhor, cada um de nós tem seu lugar. Treinador previdente, desde sempre nô-lo destinavas. Precisas de nós neste lugar, nossos irmãos precisam de nós e precisamos de todos.
Não é o posto que ocupo, Senhor, que é o importante, mas a perfeição e a intensidade de minha presença. Que eu esteja adiante ou atrás, isto que importa? se eu sou ao máximo aquele que devo ser." (Michel Quoist - Poemas para rezar)

_____________________________________




Aqueles que falam ou mesmo lêem em inglês, poderão ampliar o editorial do The War Cry daquele país e lê-lo para tomar conhecimento do clima destes dias , sob a perspectiva salvacionista.

___________________________________________

"Conheço um time que joga no mundo há mais de 2000 anos. Um time cheio de vitórias e de derrotas. Houve tempos em que marcavam prazo para a sua extinção. Seus jogadores vestem camisetas. Houve camisetas que fizeram nome por terem sido vestidas por jogadores espetaculares. Há pessoas que têm medo de vestir a camiseta do seu time, preferindo ficar na torcida anônima, com medo de serem descobertos, de sofrerem calúnia ou perseguição. Quando um jogador fica velho ou se machuca é difícil encontrar um substituto. Faltam jogadores em todas as posições, faltam defesas, falta ataque, falta goleiro, o meio do campo está mal. É mesmo um time que precisa confiar no técnico! O pior é que poucos sabem sua posição dentro do time, acham que basta torcer. Nada disto, é preciso jogar, jogar para vencer e não somente para fazer figura." (resumo de um artigo de autor desconhecido, colaboração de Lydia Jung)


___________________________________________




Em 2004, jovens cantores sul-africanos fizeram uma tour pela Finlândia cantando da forma característica africana, cheia de harmonia, sendo muito aplaudidos. O ES da Finlândia, como parceira em missão daquele país, faz uma campanha financeira anual para arrecadar fundos e enviar para as obras assistencias cada vez mais necessárias por lá.

________________________________________

"Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações" (Colossences 3:15). Quão importante é o árbitro em uma decisão. ...Existem situações na vida quando precisamos de arbitragens: horas de decisão, convívio, conferências, resoluções familiares, momentos de escolha nos estudos ou no trabalho etc. ...A paz de Cristo é muito diferente dessa paz artificial apregoada pelos homens, que em uma mão carregam uma 'pomba' e na outra uma 'bomba'... Será que o prezado leitor conhece esta paz por experiência própria, o 'fiel da balança' que nos capacita a uma vida equilibrada, sadia, pura, feliz e realizada?" (trecho selecionado de um artigo do então Coronel Carl S.Eliasen)

________________________________________




Um sugestivo poster salvacionista da África do Sul nestes tempos de Copa do Mundo: "Dê cartão vermelho ao tráfico humano!" Enquanto o elefante sugere que o problema deva ser "trombeteado", denunciado através de contato telefônico.

__________________________________________


"Neste momento muitos até se esquecem das grandes dificuldades sociais que assolam o país, tais como o desemprego, a saúde caótica, a violência e tantos outros problemas. O gol, como sabemos, é o objetivo maior do futebol e o que mais importa; sem ele o futebol não tem nenhuma glória nem conquista coisa alguma. Nossa vida neste mundo, como no futebol, tem também um alvo, uma razão de ser, um objetivo. O grande gol de nossa vida consiste em nos tornarmos pessoas que amam a Deus de todo o coração, alma, entendimento, forças, e que amam ao próximo como a si mesmas. É interessante que uma das palavras gregas usadas na Bíblia para pecado é chata que significa 'errar o alvo'. O gol perdido não pode ser recuperado, mas a vida destruída, arruinada e fracassada pode ser transformada e renovada para alcançar o alvo de Deus." (trechos de um artigo do então Major Paulo W. Rangel)

___________________________________________



Outro sugestivo poster do Exército cuja única arma é o amor.




O sul-africano Dr. Christian Barnard (1922-2001) foi o pioneiro em transplantes de coração. Seu pai foi um ministro do evangelho que iniciou seu serviço para Deus como oficial do Exército de Salvação naquele país. A respeito do Dr. Barnard, o ex-presidente Mandela falou: "Ele foi uma de nossas maiores realizações". Na biografia de Barnard há uma passagem comovente: sua tristeza por ter perdido um irmãzinho com doença coronária, uma vez que como especialista mais tarde poderia ter salvo sua vida.

_____________________________________________

Um breve estudo bíblico dos "Atletas de Cristo", usado com permissão e publicado em 1998.

1. A medalha do campeão da Copa do Mundo é uma coisa passageira. O troféu de campeão do jogo da vida dura para toda a eternidade! (1 Coríntios 9:24-25)

2. A glória da Copa do Mundo é efêmera. A glória de campeão do jogo da vida é eterna. (Apocalipse 2:10,11; 3:21)

3. A glória do campeão de qualquer esporte pertence ao homem. A glória do vencedor do jogo da vida é de Deus. (Efésios 2:8-10)

4. A vitória na Copa do mundo faz com que o atleta vencedor seja aceito pelas pessoas que gostam de futebol. A vitória do jogo da vida faz com que eu seja aceito por Deus. (Romanos 5:1, 5, 6-8; João 1:11,12)

5. Ser campeão da Copa do Mundo é para poucos. Ser campeão no jogo da vida é para todos os que quiserem. (Isaías 55:1; Mateus 11:28-30; João 6:37)

___________________________________________



... um porto seguro para crianças e bebês abandonados, abusados e aidéticos.



Na capela da instituição, uma homenagem às crianças que ali morreram vítimas da AIDS.



Na fila para receberem alimentos em Soweto. (Interessante, a mesma atividade acontece aqui!)



O " Salvation Army" possui diversas escolas no país.


_________________________________________


Timidamente, coloquei uma bandeira brasileira de tamanho médio em nossa janela que dá para a rua... Quem a olhar saberá que aqui vive um brasileiro (somos 5 na cidade de Hämeenlinna).

______________________________________________


"No teatro dos atletas - no mesmo lugar onde Paulo foi atacado (Atos 19) - há a seguinte inscrição: 'Lutou três vezes e foi coroado duas vezes'. O apóstolo deve ter visto muitos monumentos como esse. Não é de se admirar que tenha declarado a Timóteo: 'Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa de justiça está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.'"(2 Timóteo 4:7-8) John Coutts
_________________________________________




A França homenageou seus jogadores em suas latinhas de Coca-Cola. E o Brasil?


"Quando deres o último apito, interrompendo nossas vidas, que sejamos selecionados para a Taça do céu." (Michel Quoist - Poemas para rezar)

_________________________________________________



L i n k:
- Visita à... Halmstad, a cidade de Ulf Lindberg, o filho sueco de GARRINCHA:

http://paulofranke.blogspot.com/2008/08/de-trem-pela-europa-12-copenhagen.html
Desculpem-me... verifiquei que a página sobre a visita de Ulf à sede do Botafogo foi retirada;tente você, quem sabe, ou então vê-la através do Google!

Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö Ö

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home