Paulo Franke

25 março, 2011

Livro do papa: judeus não têm culpa pela morte de Cristo

O papa Bento XVI, em visita a uma sinagoga de Nova York, conversa com o rabino.

_____________________

Livro do papa diz que judeus não têm culpa pela morte de Cristo
Bento XVI repudia conceito de culpa coletiva que afasta cristãos e judeus.Trecho está no 2º volume de 'Jesus de Nazaré', que ainda será lançado.
Da Reuters
.
Em um novo livro, o papa Bento XVI exime pessoalmente os judeus das acusações de que foram responsáveis pela morte de Jesus Cristo, repudiando o conceito de culpa coletiva que tem assombrado há séculos as relações entre cristãos e judeus.

.
O papa faz a complexa avaliação teológica e bíblica numa seção do segundo volume do livro "Jesus de Nazaré", que será publicado na semana que vem. O Vaticano divulgou trechos breves nesta quarta-feira (2).
.
A Igreja Católica Romana oficialmente repudiou a idéia da culpa coletiva judaica pela morte de Cristo em um importante documento produzido pelo Segundo Concílio do Vaticano em 1965. Acredita-se que seja a primeira vez que um papa tenha feito uma análise tão detalhada e uma comparação entre os vários relatos do Novo Testamento sobre a condenação de Jesus à morte pelo governador romano Pôncio Pilatos.

.
"Agora precisamos perguntar: quais foram exatamente os acusadores de Jesus?", questiona o papa, acrescentando que o Evangelho de São João diz apenas que foram "os judeus". "Mas o uso dessa expressão por João não indica de forma alguma - como o leitor moderno poderá supor - o povo de Israel em geral, menos ainda tem um caráter 'racista'", escreve ele. "Afinal, o próprio João era etnicamente judeu, assim como Jesus e todos os seus seguidores. A comunidade cristã antiga inteira era formada por judeus", escreve ele.
.
Bento XVI diz que a referência era à "aristocracia do Templo", que queria Jesus condenado à morte porque ele havia se declarado rei dos judeus e violara a lei religiosa judaica. Ele conclui que o "grupo real de acusadores" foram as autoridades do Templo e não todos os judeus da época. Elan Steinberg, vice-presidente da Reunião Americana de Sobreviventes do Holocausto e de seus Descendentes, saudou as palavras do papa."Esse é um avanço importante. É o repúdio pessoal ao fundamento teológico de séculos de antissemitismo", disse ele.


Extraído de globo.com (março 2011)

_________________________________



Próxima postagem:



4 Comments:

  • é como se o papa dissesse que descubriu a polvora!
    Para mim ele so esta reconhecendo o que nos protestantes sempre pensaramos. Hoje é dificil em nossos paises encobrir a verdade.
    Os livros, filmes e até internet nos permitem questionar, raciocinar e interpretar por nos mesmos.
    Alias vi na TV uma emissao interessante sobre o que seria o Evangelho segundo Judas, que nao teria traido Jesus mas atendido a um pedido Seu! Companheiro de quem ele seria mais proximo! Também a revolta contra judeus seria um amalgama feito do nome Judas, traidor, e Judeus!
    Ridiculo mas gravississimo misturar tudo a ponto de perseguir um povo por causa disso, no entanto...

    By Anonymous Anônimo, at domingo, março 27, 2011 4:27:00 AM  

  • Eu nunca tive esta visão de que Jesus morreu por causa dos judeus. Acho que esta visão distorce completamente o objetivo da vinda de Jesus, pois ele tinha que morrer para nos salvar.
    Amo o povo Judeus e sou contra qualquer tipo de preconceito.

    By Blogger Luciana, at domingo, março 27, 2011 5:07:00 PM  

  • Analisando os quatro Evangelhos que retratam a vida de Jesus em suas diversas fases, reparamos que todas as passagens sobre a crucificação apontam como agressores físicos de Jesus os soldados do Império romano.
    É indiscutível que o Cristianismo está alicerçado no fato de que "Jesus se ofereceu como sacrifício vivo e agradável a Deus para salvação da humanidade". Esse sacrifício pessoal e intransferível pode se notar claramente no episódio da agonia no Jardim do Getsêmani Mt 26.39. Também é comum ouvirmos crentes em todo o mundo afirmarem: “Cristo morreu por causa dos meus pecados!”
    Assim, toda perseguição ao povo judeu com base na morte de Jesus (Deicídio) foi um ERRO alimentado pela interpretação errônea de textos bíblicos, pelo fanatismo de líderes religiosos e pelo anti-semitismo.

    By Blogger Marion Vaz Brazil, at terça-feira, março 29, 2011 6:58:00 AM  

  • Ninguem matou Jesus! Ele se ofereceu como único e suficiente sacrifício por nossos pecados!
    Saudações saudosas,
    Dennis

    By Anonymous Dennis Redfern, at terça-feira, abril 05, 2011 12:40:00 PM  

Postar um comentário

<< Home