"Por que não vamos juntos a Israel?"
A idéia - representada pela máquina-voadora sobre as nossas cabeças - veio enquanto visitávamos a Ópera em Helsinki naquela tarde fria de janeiro deste ano. Passeava pela capital com um jovem casal conterrâneo, Tarso e Daiane, ela fazendo meio doutorado na Finlândia por quatro meses. Encontraram-me através do Google, pela postagem do meu blog Brazilian Fellowship.
*
A pergunta frontal de Tarso fez-me refletir durante uns 5 minutos até dar-lhe a resposta: "Sim, vamos!" (para convencer-me a ir a Israel não precisa muito...). Senti o jovem casal meio inseguro de ir sozinho pela primeira vez, o que é perfeitamente compreensível. E também reafirmei o meu sim pensando no fato de que, estando na Finlândia pode-se viajar mesmo a Israel de forma bem barata, o que não acontece do Brasil. "Vou, sim, com vocês à Terra Santa, nessa que será a minha quarta vez!"
*
Dia 28 de março de 2011, em uma fria manhã ainda com neve em plena primavera, embarcamos pela Malev Airline, da Hungria, com escala em Budapeste e de lá seguindo para Tel-Aviv (o mesmo roteiro na volta).
Um avião da ELal no aeroporto de Tel Aviv. E de lá embarcamos de trem e ônibus para Tibérias, às margens do Mar da Galiléia.
*
Hospedados em um hostel local, no dia seguinte acertamos o preço com um motorista de taxi para que nos levasse a locais ligados ao início do ministério de Jesus Cristo
.
"... Deixando Nazaré, foi morar em
... Cafarnaum, situada à beira-mar... para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: "Terra de Zebulom e Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz."
Ruínas da sinagoga onde Jesus ensinou.
O Monte das Bem-aventuranças...
.
... conforme Mateus 5 (leitura imperdível!).
.
A visita estendeu-se a um local próximo, o tido como o do milagre da multiplicação dos pães e peixes.
.
Em 1986, exato no ano de minha primeira viagem a Israel, após uma seca que provocou a baixa do nível do lago, dois irmãos do kibutz Guinossar encontraram nas margens do Mar da Galiléia uma embarcação enterrada e protegida pelo limo durante 2000 anos.
Minha expressão de espanto na foto quem sabe foi a dos arqueólogos que comprovaram a idade da embarcação de 8,20m de comprimento por 2,30 de largura e 1,20 de altura.
Comportava cinco tripulantes e usava uma vela ou dois pares de remos. Por vários critérios, chegou-se à conclusão de que a Barca da Galiléia era idêntica ao tipo usado pelos discípulos de Jesus.
Desde 1986 eu não visitava este significativo lugar: o do batismo de Jesus por João Batista.
O rio Jordão liga o Mar da Galiléia ao Mar Morto.
Hoje, reformado e modernamente decorado, atrai multidões de turistas, que têm à sua disposição locais para trocarem suas roupas molhadas depois de batizados, restaurantes, lojas de souvenirs etc.
Rever este lugar foi uma experiência emocionante...
... pois inclui-me nos citados na inscrição: Estes painéis - incluindo o texto do batismo de Jesus em muitas línguas em azulejos - são dedicados aos cristãos através do mundo que neste lugar têm seguido ao Seu Salvador através das águas do batismo. Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém - 2008. (Embora já fosse salvo e seguisse a Jesus há muitos anos).
Na minha primeira visita a Israel, com 43 anos, fui batizado nas águas do rio Jordão, exatamente neste lugar. Na foto acima estamos esperando descer às águas pelo líder de nossa excursão; na foto abaixo, estou com o "certificado de batismo", uma camiseta com os dizeres: "Eu fui batizado no rio Jordão".
Em um restaurante em Tibérias, às margens do lago, repeti a experiência gostosa do ano passado: comer um peixe frito de São Pedro, especialidade da região.
E, lembrando-me do chamado dos discípulos, fotografei da nossa mesa estes pescadores...
... e estes peixes
... e ainda este gatinho.
Lugar mais do que apropriado para meditar e relembrar, como diz o meu amigo Asaph Borba no seu hino, "O chamado que um dia Tu fizeste a mim, e ao qual sem hesitar eu disse sim, ressoou aos meus ouvidos como na primeira vez..."
Depois de dois dias na região, tomamos o ônibus pela moderna rodovia Isaac Rabin em direção a Jerusalém. Aqui, visto do ônibus, o monte Tabor, ligado à juíza Debora.
Na página do meu álbum da primeira turnê enquanto vivíamos em New Jersey-EUA, anexei o recorte sobre o alerta do jornal devido ao ataque terrorista perpetrado pela Líbia que matara cinco cidadãos em uma explosão de um avião da TWA em viagem para Atenas. E acrescentei acima: Jornais chegam a dissuadir fortemente americanos a fazerem turismo pelo mar Mediterrâneo temendo novos atos terroristas. Deus certamente nos protegerá e no Seu plano está incluído o conhecermos a Sua terra prometida do passado e não a futura, por enquanto.
Coincidência ou não, sempre viajei a Israel com o Oriente-Médio em turbulência... Hoje a Síria e outros países, na África, a situação da Líbia, um atentado a bomba na Estação Rodoviária Central de Jerusalém (passamos pelo local) na semana anterior à nossa viagem... Na minha segunda vez, vi de Ashdod um edifício atingido por morteiros desde a Faixa de Gaza. Em todas as vezes provei o cumprimento da promessa
O Senhor é quem te guarda (Salmo 121).
A L E L U I A !
________________________________________
L i n k
Fotos de minha viagem em 2010, com fotos de quando naveguei pelo Mar da Galiléia:
http://paulofranke.blogspot.com/2010/04/ii-israel-tiberias-mar-da-galileia.html
Próxima postagem:
ISRAEL novamente - 2 - Jerusalém, Mar Morto, Qumran, Jericó...
___________________________________________
9 Comments:
Belíssima viagem; excelente relatório. Parabéns, Paulo.
aBRaços.
By Vitor R Laubé, at quarta-feira, abril 06, 2011 12:03:00 AM
As crianças amaram a viagem,as fotos lindissimas,o relatório sobre as tuas viagens,sem palavras,obrigado por existir.Abraços
By maria Elena, at quarta-feira, abril 06, 2011 3:54:00 AM
Amigo Paulo,
Impossível não se emocionar ao viajar junto com você, através desta postagem.
Deus tem feito maravilhas na tua vida, permitir retornar pela 4ª vez na terra santa é mesmo um presente pelo tanto que tem feito...
Linda imagem ao lado do jardim cheio de amor perfeito.
Deus lhe pague pelas orações!
Deus já está respondendo!
Sejamos felizes!
By Gloria Policano, at quarta-feira, abril 06, 2011 3:33:00 PM
GOSTEI MUITO AMIGO MAS OS GATINHOS EM ISRAEL... CONTEI 3... O ÚLTIMO NO RESTAURANTE ONDE COMESTES PEIXE... MUITO FÔFOS... QUE VIAGEM BOA NÉ AMIGO.
By Lu Moura, at quinta-feira, abril 07, 2011 3:37:00 AM
Magnífico, meu amigo. Tudo, realmente muito belíssimo. Lindas experiências.
Seu sempre fã,
Anderson Cavalcanti
By Anderson, at domingo, abril 10, 2011 5:51:00 PM
Muito legal, pai!
By Unknown, at domingo, abril 10, 2011 6:19:00 PM
Amigo, estes lugares tem um significado muito importante para mim. Será que vc acredita em inveja branca...como dizem por aí? Espero logo ver e tocar em tudo!!!
Bela postagem e, em especial para mim, lembrar sempre meu Mestre!!
Muito obrigada!!!
aBRaços!
By Maria Thereza Freire, at terça-feira, abril 12, 2011 5:30:00 AM
Lindo! Muito obrigada por me "levar contigo" nesta terra que sempre sonheir visitar. Um dia irei la pessoalmente. Um abraco.
By Unknown, at quarta-feira, abril 13, 2011 11:56:00 AM
Muito boa ideia a de convidar-nos a rever algumas postagens que passaram em branco, pelo menos para mim!
Que viajem emocionante!
Vendo as fotos dos lugares que pisou Jesus, a sinagoga o rio Jordão, o barco, meus olhos marejaram de emoção!
Grata mais uma vez por me permitir estar, mesmo que através de fotos, nesse santo lugar!
By Yara, at sexta-feira, fevereiro 13, 2015 2:54:00 PM
Postar um comentário
<< Home