Paulo Franke

12 abril, 2011

ISRAEL - 4 - Semana Santa Ilustrada - Feliz Páscoa!


.

"E ele me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que está voltada para oriente; e ela estava fechada. E o Senhor me disse: Esta porta ficará fechada, e não se abrirá, homem algum entrará por ela; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada." (Ezequiel 44:1-2)


.


.


O Portão Dourado é o mais antigo dos muros da cidade velha de Jerusalém. Na tradição judaica, este é o portão por onde passará o Messias, razão por que de longa data há sepulturas ao redor, na idéia de que quando entrar pelo portão, muitos ressuscitarão. Em 1541, para evitar que o Messias dos judeus entrasse por ele, o sultão Suleiman I o selou. Segundo a tradição, Jesus, o Cristo - que quer dizer Messias, Ungido de Deus - passou por ele no chamado Domingo de Ramos!


.

"Depois... prosseguiu subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia , perto do monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está adiante e, ao entrardes, encontrareis um jumentinho preso que ninguém jamais montou. Desamarrai-o e trazei-o. ... Então o trouxeram, puseram suas vestes sobre ele e ajudaram Jesus a montar. ... Dizendo 'Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!'" (Lucas 19...)



.





"Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo, mobiliado e pronto. ali fazei os preparativos." (Marcos 14:15)








"Chegada a tarde, foi com os doze, e reclinando e comendo , disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós me entregará; um, que come comigo. ... Declarou Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu! Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás." (Marcos 14...)






.

"Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta páscoa antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei até que ela se cumpra no reino de Deus. Tomando um cálice, deu graças e disse: Recebei, e reparti entre vós..." (Lucas 22...)

.


.


"Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. ... Foram a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou orar." (Marcos 14...) E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. (Lucas 22)

.



.

"Pai, se queres , passa de mim este cálice, contudo não se faça a minha vontade, mas a tua. ... Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação. ... Enquanto ele ainda falava, uma multidão chegou conduzida por Judas, que era um dos doze, que se aproximou de Jesus para o beijar." (Lucas 22...)

.


.


"Tirando-lhe as vestes, cobriram-no com um manto vermelho; e, tecendo uma coroa de espinhos, a puseram sobre sua cabeça... E, cuspindo nele, tomaram o caniço, e batiam-lhe com ele na cabeça. Depois de o haverem escarnecido... o levaram para ser crucificado." (Mateus 27...)


.


.


"Eles tomaram a Jesus, e ele mesmo, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário (que em hebraico é Gólgota), onde o crucificaram e com ele dois outros, um de cada lado, e Jesus no meio. ... Mulher, eis aí o teu filho... Tenho sede... Está consumado! E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."

(João 19...)


.



A Tumba do Jardim

.



"No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim...






... e nele um sepulcro novo, onde ninguém ainda havia sido sepultado."


(João 19...)



"No primeiro dia da semana, sendo ainda escuro e de madrugada, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra estava removida...

.



... Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o colocaram... Também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou, viu e creu." (João 20...)


.


"Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lucas 23...)






"Mas Pedro, se levantando, correu ao sepulcro. Abaixando-se, nada mais viu, a não ser os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido." (Lucas 24...)

..

"E foi declarado filho de Deus com poder... pela sua ressurreição dos mortos..." (Romanos 1:4)





Página do meu álbum da primeira visita a Israel, com cópias em xerox da Bíblia conforme o lugar visitado.
.


.

"Depois disso, Jesus manifestou-se novamente aos discípulos à margem do mar de Tiberíades. Ao amanhecer estava Jesus na praia, mas os discípulos não o reconheceram. ... O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: é o Senhor! ... Ao desembarcarem na praia, viram ali umas brasas e peixes em cima, e havia também pão. ... Jesus lhes disse: vinde comer!" (João 21...)
.






(Lucas 21:33)



Conclusão:



Talvez a experiência mais tocante que tive nesta viagem a Israel foi quando, no Jardim da Tumba - onde há muitos locais em que grupos se reúnem para meditar e cantar - vi pessoas, louvando vibrantemente, cujo país de origem não identifiquei. Perguntando sobre quem seriam a uma senhora que trabalha no belo local, administrado pela Igreja Anglicana, foi essa a sua resposta:

.


"São pessoas devotas do Nepal. Há bem pouco tempo, quando se convertiam e eram batizados, iam imediatamente para a prisão! Hoje podem até vir a Jerusalém louvar ao Salvador Jesus, que está Vivo!!"

.


Prova incontestável da ressurreição de Jesus é também o fato de que o Cristianismo está vivo e atuando em muitos quadrantes deste mundo, inclusive em países onde era barrada a sua entrada. Apesar de que em muitos haja durezas e perseguição, a pedra continua sendo removida!



A l e l u i a!


___________________________



Trechos bíblicos extraídos da Bíblia Com Ajudas Adicionais - Traduzida em português das línguas originais hebraico e grego. Alfalit Brasil.



___________________________



Links:


Postagens sobre a Semana Santa e Páscoa a cada ano,


desde o início deste blog.


Veja-as ao clicar no "Índice de Todos os Meus Tópicos", à direita.


_________________________



Próxima postagem:


Núpcias Reais na Inglaterra

4 Comments:

  • Amigo Paulo, que beleza e que emoção ver estes lugares. Como gostaria, como já lhe disse, pisar o chão que meu Mestre pisou , respirar o ar, estar com ELE em sua terra. Nossa!!! Que época tão especial, de renovação dos valores, de amor ao proximo e desejo de paz. Que estes lugares e a palavra do Mestre Jesus possa continuar nos melhorando cada dia concedido por Deus para que consigamos ser como um filho verdadeiramente.
    Parabéns pelo post em época de muito amor e paz!!!

    By Blogger Maria Thereza Freire, at quarta-feira, abril 20, 2011 4:47:00 AM  

  • VIVIANO disse:

    Parabens pelas lindas fotos em Israel, Franke! Lendo o seu blog e observando essas imagens é como se viajassémos juntos com você ... Louvado seja o santo nome do Senhor Jesus! Graça e paz.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, abril 22, 2011 6:09:00 PM  

  • Querido amigo Paulo!
    Como é maravilhoso ver esses lugares. Aforma como vc coloca cada lugar acompanhado da citação bíblica, torna ainda mais emocionante!
    Que bom e confortante ter certeza de que "ÊLE VIVE".
    Parabéns, mais uma vêz pelas suas postagens, incluindo também as do Rev.David Wilkerson e as bodas reais.
    (amei a coincidência dos nomes - Willian e Catherine)

    By Blogger Yara Mattos, at domingo, maio 01, 2011 9:57:00 PM  

  • Uma visita a Israel deve nos tocar como não se imagina. Lembro de ter ouvido a experiencia de um moço que era completamente frio na fé, quase ateu, que quando foi a Israel foi completamente transformado! Quem puder, não deixe de visitar! Eu ainda não fui mas um dia, quem sabe...

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, março 25, 2016 12:00:00 PM  

Postar um comentário

<< Home