Paulo Franke

25 julho, 2025

As histórias que meu pai contava ou vivia ... e o cumprimento na minha vida!

 Aproximando-se o dia 27 de julho, data em que meu saudoso pai nasceu,  e também o Dia dos Pais, no Brasil no segundo domingo de agosto, um pensamento novo passou pela minha mente com relação ao Sr. Darcy Franke, exatamente o assunto desta postagem, cujo título acho que é acertado, pelos principais fatos abaixo:

Enquanto muitas pessoas somente têm tido conhecimento a respeito do naufrágio do TITANIC a partir do famoso filme de James Cameron, de 1996, éramos crianças e meu pai já nos contava em detalhes a respeito da tragédia que afundara o transatlântico em sua viagem inaugural. Tendo nascido em 1913, certamente o acidente, ocorrido em 1914, o interessou, inclusive em detalhes.

E eu fui lá...


https://paulofranke.blogspot.com/2014/09/6-visita-ao-museu-do-titanic-em-belfast.html

-----------------------------

Cinegrafista amador que era, projetava filmes de CHARLIE CHAPLIN em nossas festas de aniversário quando crianças e, sendo um benfeitor do Lar de Meninos do Exército de Salvação em Pelotas, alegrava os internos ao projetar seus filmes com as peripécias do grande cômico inglês.

E eu fui lá:


https://paulofranke.blogspot.com/2017/01/em-vevey-no-museu-chaplin-maxi-postagem.html

------------------------------

Viajando a negócios pelo Brasil, algumas vezes a caminhonete da VARIG vinha pegá-lo em casa, outras vezes íamos ao aeroporto levá-lo. Ao retornar, eu queria lembranças dos aviões que ele tivesse apanhado. E quando viajou em um Super  Constellation, lamentei que ele não havia filmado sua viagem no que existia de mais moderno e sofisticado em termos de aeronaves naqueles meados dos anos 50 (foto abaixo). Adolescente, meu sonho era ser piloto, daí tanto interesse em aviões, chegando a escrever para companhias aéreas perguntando os requisitos para ser piloto. E eles respondiam àquele guri de 12, 13 anos: "Prezado senhor... tal e tal". Pena que não guardei aquelas cartas!


E eu tenho viajado muito!

https://paulofranke.blogspot.com/2012/11/para-quem-gosta-de-avioes-e-de.html

https://paulofranke.blogspot.com/2012/01/i-aeronaves-e-suas-tantas-historias.html

E mais um link que, pela sua extensão, sugiro que seja lido no final desta postagem. *

-----------------------------------
Meu pai nunca lutou na guerra, mas "sentiu na pele" seus efeitos quando a firma onde trabalhava sofreu no dia do quebra-quebra a tudo o que fosse alemão, liberado pelo governo brasileiro. E sempre nos contava histórias da 2GM, e eu
me interessava, uma vez que nasci em 1943, e pedia a ele que me contasse mais e mais.

E eu fui lá, por três vezes:



https://paulofranke.blogspot.com/2009/11/primeira-visita-berlim-os-20-anos-da.html

https://paulofranke.blogspot.com/2016/08/o-quebra-quebra-durante-segunda-guerra.html

** Mais um link sobre a Segunda Guerra Mundial, ao final.

------------------------------

Protestante, Anglicano Episcopaliano que era, segui seus passos sendo religioso e nunca me desviei deles. E certamente sua influência ao visitar o Lar de Meninos em Pelotas - eu era o filho que  sempre o acompanhava - foi também um dos passos para me tornar oficial salvacionista.

E eu vesti o uniforme salvacionista:


Com meu uniforme  - usado desde 1962 - ao lado de Victoria Chaplin, a filha tida como preferida de Chaplin, após um show circence em Helsinki.

https://paulofranke.blogspot.com/2008/05/quando-como-e-por-que-ingressei-no.html

Sobre o encontro com Victoria Chaplin:

https://paulofranke.blogspot.com/2006/07/ele-era-importante.html

----------------------------------------

Benfeitor do Lar de Meninos do Exército de Salvação, certa vez ganhou um livro do diretor, DAVID HÄMÄLÄINEN,  sobre a conquista do ES  da Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, aonde eram levados os prisioneiros franceses. O ES ajudou a repatriar os prisioneiros quando a colônia penal foi extinta.


Mas a conquista, no meu caso, foi... amorosa, pois conheci a tenente Anneli Hämäläinen, filha do "diretor", em visita surpresa de Nova York aos seus pais que trabalhavam em São Paulo, em 1972. E a maior supresa foi...  que nos conhecemos, namoramos, noivamos e em 1973 nos casamos.


Foto antiga com os três filhos maravilhosos que temos, as filhas vivendo na Finlândia, como nós, e o filho no Brasil. E temos... 7 netos!!

--------------------------------

Meu pai gostava de ler, mas dizer isto não o define bem, e sim dizer que "devorava" livros e sempre tinha um em andamento. Um de seus escritores preferidos era o escocês A.J.Cronin e seu livro "Pelos caminhos da vida" talvez fosse o mais apreciado, pois a ele se referia muitas vezes. Lia e comentava o que lera, conosco às vezes, mas com minha mãe sempre! No seu escritório na bela casa que construiu, sua biblioteca ocupava uma parede, incluindo em um lado a estante de seus filmes, cujos carretéis, alguns deles na minha estante da sala, lembram-me dele. 

Falando em livros, escrevi um, já conhecido pelos leitores de meu blog, o "Edificação Diária". A propósito, a meditação do dia 27.07, seu aniversário, dediquei a ele e a seu hinário, incluída no link 2, abaixo.




-------------------------------------


Sempre que vou a Pelotas, passo na Av. Bento Gonçalves para ver a casa que meu pai construiu e onde morei, de 1955 a 1964, quando fui para São Paulo cursar o Colégio de Cadetes (seminário). Nas "colmeias de cimento" no nosso tempo crescia um lindo roseiral e não havia esta grade quando aí morávamos... tantas recordações, inclusive não tão boas, pois meu pai teve de vendê-la... 


Ao contrário de meus irmãos, que possuíam casa própria, sempre me considerei um levita, na Bíblia os que não possuíam terras ou casas, pois sempre morei em casas do ES, no entanto ao entrarmos na aposentaria compramos um apartamento perto de uma floresta em Hämeenlinna, sul da Finlândia, onde vivemos.

-----------------------------------------

Em 1977, meu pai foi hospitalizado, com 63 anos. E no hospital dei a ele a notícia que fôramos nomeados para Portugal e iríamos partir em janeiro de 1978. Ele exclamou: "Eu gostaría de ter conhecido Portugal!". Alemão, por parte de pai e português dos Açores, por parte de mãe, isso fazia muito sentido. Mas nunca se concretizou seu desejo, pois voltando para casa do hospital, faleceu naquele mês de julho de 1977.

E eu fui lá...



https://paulofranke.blogspot.com/2016/07/euro2016-viva-portugal-minha-maneira.html

--------------------------------

Antes de mencionar uma história forte... cito uma bem infantil, das histórias para crianças que ouvíamos ao redor dele, e eu gostava muito da OS MÚSICOS DE BREMEN (ver google.com)

E eu fui lá...



https://paulofranke.blogspot.com/2008/07/de-trem-pela-europa-1-bremen-alemanha.html

-------------------------------------------------

Desde adolescentes ouvíramos falar no HOLOCAUSTO de seis milhões de judeus, povo que me pai amava e respeitava muito. Como resultado, herdei dele este profundo amor pelos judeus. Tendo já visitado ISRAEL seis vezes, espero em Deus ir em uma sétima vez. Em outra ocasião, reprisarei a postagem sobre a visita que fiz a cinco (5) campos de concentração na Europa. Desta vez, menciono museus do holocausto visitados em Curitiba e em Amsterdam. Visitei da mesma forma, por duas vezes, o Museu Anne Frank, também na capital da Holanda.



https://paulofranke.blogspot.com/2015/06/museus-do-holocausto-em-curitiba-e-em_17.html

--------------------------------

The last but not the least

1


Meus pais recém-casados, 1939.

Mais sobre ele, um homem de talentos e passatempos (+ a origem do Dia dos Pais, que se aproxima no Brasil):

https://paulofranke.blogspot.com/2012/08/df-meu-pai-dia-dos-pais-origem-e.html

--------------------------------

2


Pai e eu servimos no mesmo Nono Regimento de Infantaria, em Pelotas, e guardo comigo nossos Certificados de Reservista.

-------------------------------

3



A igreja, hoje catedral da hera verde, em Pelotas-RS.





--------------------------------

L I N K S
* Todas as minhas viagens em uma só postagem:

https://paulofranke.blogspot.com/2025/02/todas-as-minhas-viagens-em-uma-so.html

** Mais um link sobre a Segunda Guerra Mundial:

https://www.blogger.com/blog/post/edit/27230448/2538048455796288848

......................................

Atualizando as visualizações do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:

1.599.412 = 2 de agosto de 2025

Se aprecia meu blog - obrigado! -
 não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!



-------------------------------------


22 julho, 2025

Casos Curiosos - Futebol - Parte 7

 Oitava parte

O futebol moderno, como o conhecemos, não tem um único inventorEle evoluiu ao longo do tempo, com influências de diversos jogos e culturas antigas. Embora a Inglaterra seja reconhecida como o berço do futebol moderno devido à padronização das regras e à criação de clubes e competições, jogos semelhantes já eram praticados em outras partes do mundo séculos antes. 

Esta foto, de Xanxerê-SC, me deu a ideia de fazer esta postagem. Embora nunca tenha sido um ardoroso fã de futebol, assisto sempre as Copas do Mundo. Ultimamente, porém, indo ao Brasil, o convívio com meu filho e sua família tem me contagiado um pouco, como mostram as fotos abaixo. Mas, voltando à Finlândia, esta vibração desaparece e chega quase a zero, pois aqui o que rola é o ice-hockey.

Quando fui pela primeira vez à Suíça, Zurich precisamente, pela InterRail, peguei um país frustrado pela derrota naquele dia para um time da Turquia. Na ferroviária, estes jogadores, bonecos gigantes, e o movimento durante a noite toda, fizeram-me dormir em um banco ali, sentindo-me um tanto protegido.



oooooooooooooooooooooooo


Quando visitei meu filho e sua família, o primeiro passeio... assistir a uma partida de futebol na arena do Red Bull-Bragantino.



Franke pai, filho e neto na arquibancada... na chuva!


ooooooooooooooooooo


Almo
çando com a cunhada Lys e Daniel no restaurante do Red Bull-Bragantino, com vistas para o estádio, em Bragança Paulista-SP.


Em outra visita ao Brasil, com meu filho e família fui ao majestoso estádio do Palmeiras assistir ao Palmeiras x Grêmio, com vitória do Palmeiras! Ignorando detalhes, estava pronto para ir com eles para SPaulo, vestindo uma camisa azul... mas, ao ver-me, o filho obrigou-me a trocar de roupa e vestir uma camisa verde, para não ter problemas na arquibancada. Desculpem-me, primos de Porto Alegre, mas tive que obedecê-lo!



Valeu ver tanta vibração!



E desta vez, Bragantino 1 x Mirasol 0


Comendo um pastel na arquibancada.


Indo para o Rio Grande do Sul, vi a Arena do Grêmio.


E, em outra vez, o Beira Rio.

ooooooooooooooooooo

.

Quando, na primeira vez que fomos viver na Finlândia, passando algumas semanas no Rio de Janeiro, hospedados pela Igreja Maranata, do amigo Pr. Paulo Cesar Brito, levei meu filho Aaron para assistir a uma partida no Maracanã, Era a despedida do jogador Zico, transferido para o Japão.

___________

Certa vez o filho de um primo de Porto Alegre ligou-me contando que assistiu pela TV a respeito de um cidadão, que mora na minha cidade Hämeenlinna, apaixonado pelo futebol brasileiro. Encontrei-o mais tarde e conversamos um pouco. Juha Taminen (foto abaixo) está digitalizando 200.000 fotos de partidas de futebol a que assistiu, inúmeras no Brasil. 


A Seleção Finlandesa de Futebol representa a Finlândia em competições de futebol da Federação Internacional de Futebol. Nunca participou de Copas do Mundo e conseguiu a classificação para a Euro 2020 pela primeira vez em sua história. Wikipédia

O futebol na Finlândia é popular entre ambos os sexos, mas a modalidade feminina tem ganhado destaque e reconhecimento crescente.

E nosso querido sobrinho Calebe, brasileiro,  promovendo o futebol na Finlândia:


Coach 
Calebe Gama Football Coach in FC Futura Juniorit Head Coach Girls ...

oooooooooooooooooooooo


Antes dos links, saciando a sede com uma Pepsi Cola ilustrada com o Messi.

oooooooooooooooooooooooo


L I N K S

Estádios que conheci pelo mundo:

http://paulofranke.blogspot.com/2014/06/3-copa-estadios-que-conheci-pelo-mundo.html

Lembrando a Copa do Mundo de 1958, na vizinha Suécia:

https://paulofranke.blogspot.com/2014/06/4-copa-de-1958-o-estadio-de-rasunda.html 

Meus selos de Copas do Mundo, inclusive o da inauguracão do Maracanã, quando o Brasil perdeu para o Uruguai:

http://paulofranke.blogspot.com/2010/07/copas-do-mundo-meus-selos-comemorativos.html

"Fuga para a Vitória", trailer do filme que Pelé participou com Sylvester Stallone:

https://www.youtube.com/watch?v=bWE5tfxHW14

Um artigo que escrevi sobre Taças:

http://paulofranke.blogspot.com/2010/07/dormindo-para-esquecer-derrota-tacas.html

Um poema sobre o futebol:

https://paulofranke.blogspot.com/2016/11/poema-o-futebol-michel-quoist.html

o o o o o o o o o

Atualizando as visualizações do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:

1.597.818 = 25 de julho de 2025

Se aprecia meu blog - obrigado! -
 não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!

oooooooooooooooooooooooooo

21 julho, 2025

ReVER - O Homem Pisou na Lua há 56 anos.


Esta postagem é de 10.06.2009.
 



__________________________



Em 1969 eu vivia na cidade de São Gonçalo-RJ. Por não possuir aparelho de TV naquela época, escutei em uma emissora de rádio carioca a grande façanha da chegada do homem à Lua. No dia seguinte, comprei o Jornal do Brasil cuja primeira página, acima reduzida, guardo até hoje.


Um pequeno passo para um homem...


... um salto gigantesco para a humanidade. .

(Famosa frase do astronauta Neil Armstrong, que em 5 de agosto completará 79 anos)



Naquele mesmo ano, ao dirigir-me ao centro do Rio de Janeiro, percebi a Av. Rio Branco bem mais movimentada do que de costume. Foi então que vi desfilando em carro aberto, acenando para o público, os três astronautas americanos, Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, que haviam participado do feito histórico.


--------------------------

A Terra vista da Lua, postal-sensação da época!



O verso do postal.

A Apollo 11
.O histórico módulo "Columbia" da Apollo 11, exibido no Museu Nacional do Ar e do Espaço -visitado em 1977 - que carregou os astronautas à órbita lunar e os trouxe de volta em 24 de julho de 1969.

Não sei se exatamente essa, mas no mesmo museu vimos uma amostra do solo lunar.


Com passinhos curtos, nossa filhinha Martta - na época com um ano e meio - afastou-se alguns metros de nós e, voltando-me para procurá-la, vi a figurinha observando atenta a figura do astronauta no enorme painel. Sem que percebesse fotografei-a, e considero que esta é uma das minhas melhores fotos!

!0* !0* !0* !0*


Visitando meu cunhado na Flórida, no mesmo ano, fomos juntos conhecer Cabo Canaveral.

À frente, o antigo Station Wagon (Carroça da Estação), ao fundo, "carroças do espaço".

A plataforma de lançamento.


Edifício de montagem das espaçonaves; um Empire State Building caberia dentro dele, ouvimos.




Pausa para um make believe (faz-de-conta).


Ainda temos no guarda-roupa a camiseta com a foto de nossas filhas, impressa no Kennedy Space Center...


... e os souvenirs na minha estante.


(Um colega de trabalho que visitou recentemente o Kennedy Space Center deixou-me fotografar, na hora do café, a sua caneca com os dizeres "Eu preciso do meu espaço".)

!0*... !0*... !0*... !0*

Quando vivemos nos EUA, assistimos pela TV ao vivo o trágico acidente que abalou o país em 1986. Nossa revista americana, The War Cry, não tardou a publicar uma mensagem da "professorinha-astronauta" à Escola Dominical do Exército de Salvação de Manchester, no seu estado de New Hamphise. Hoje em Concord, sua cidade, há o famoso Planetário Christa McAuliffe, em sua homenagem.


Uma carta de Christa McAuliffe à nossa escola dominical em Manchester, NH; e de nossa tragédia nacional vem lições espirituais para todos nós.


15 de setembro de 1985 -


Caros alunos da Escola Dominical do Exército de Salvação,


Acabei de saber que "Descobrindo Novas Fronteiras" é o lema de vocês, e quero parabenizá-los por terem escolhido um tópico tão atual. Sendo que estou participando de uma aventura, sei o quanto excitante isto será para vocês. Às vezes prendemo-nos ao que se tornou confortável e não queremos aventurar-nos ao que é novo. Mas este novo mundo, este espaço, pertence a todos nós e precisa ser estudado.

Desejando a vocês um ano maravilhoso,


Sinceramente,


Christa McAuliffe.

!0*... !0*... !0*... !0*

Redator da edição brasileira do The War Cry, naquele tempo um jornal - "Brado de Guerra", contra todo o mal - publiquei diversas histórias ligadas às aventuras do homem no espaço.


O astronauta da Apollo 15, James Irwin, cuja mãe era sócia da Liga do Lar, mereceu especial enfoque. Quando ele estava na Lua, sua mãe, sua esposa e suas três filhas oravam pedindo a Deus que o salvasse e que fizesse dele um pregador, o que de fato veio a acontecer. James, que andou na Lua, andou também pelo mundo espalhando as boas novas do Evangelho. "Deus caminhando sobre a Terra na pessoa de Jesus Cristo é mais importante do que o homem caminhando sobre a Lua", foi uma declaração sua que rodou mundo.

Também publiquei esta história que nos faz pensar...

Em dezembro de 1985, Jamie Buckingham, um servo de Deus, participava de uma festa em Cabo Canaveral, na véspera do lançamento da nave Columbia. No encerramento da reunião foi convidado a orar. Enquanto se dirigia ao microfone, o diretor da NASA falou-lhe, em tom de piada: Pregador, a NASA tem tudo sob controle, ore somente pelo tempo! Aquele vôo foi adiado sete vezes antes de finalmente acontecer. O próximo vôo, três semanas mais tarde, foi o do ônibus espacial Challenger, que explodiu 72 segundos após o seu lançamento, matando seus sete tripulantes. A NASA não tinha, na verdade, tudo sob controle. (Revista Charisma)



"Em épocas remotas, quando se acreditava nas teorias mais absurdas sobre o espaço, inclusive que a Terra era carregada por elefantes, Jó declarava "Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada" (Jó 26:7), e Isaías afirmava: "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra. (Isaías 40:22)"



Em uma edicão do jornal publiquei a dramática história da Apollo 13, com uma lição espiritual para a vida: "Temos um problema!". (Na mesma edição, abaixo, entrevistei um jovem amigo dos "Mamonas" e constantemente convidado por eles para se tornar um deles, o que recusou por amor a Cristo.)



John Glenn, um astronauta presbiteriano, hoje com 77 anos, fez certa vez a relevante citação que destaquei em uma das edições:


"É bom voltar ao espaço e contemplar a Terra. É impossível ver tanta beleza e não acreditar em Deus. Só Ele poderia criar tal maravilha!"
.
"Achar que o mundo não tem um Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão em uma tipografia." (Benjamin Franklin)

To think that the world does not have a Creator is the same as to affirm that a dictionary is the result of an explosion at a press. (Benjamin Franklin)



A camiseta da NASA "virou" capa da edição do Dia da Criança em 1984, mostrando que devem ser amadas e valorizadas, elas que têm uma passagem infantil quase meteórica. Naquele tempo cantavam: Pegar carona numa cauda de cometa, pela via Láctea, estrada tão bonita!

!0*... !0*... !0*... !0*

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." (Salmo 19:1)

"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem para que dele te lembres?" (Salmo 8:3-4)


"Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também." (Salmo 139:8)


Precisamos de lentes espirituais bifocais a fim de podermos ver o autêntico retrato de Jesus. Precisamos olhar longe, para os corredores do tempo, vendo-O como o Cristo eterno, o infinito. É uma visão de Cristo muito necessária nos nossos dias. Precisamos vê-lO nesta época de poder como o Cristo onipotente; nesta época de conhecimento como o Cristo onisciente; nesta época de maravilhas eletrônicas como o Cristo onipresente; nesta época de mudanças dinâmicas como o Cristo imutável; nesta época de satélites destinados ao espaço como o Cristo cósmico. Mas também precisamos ver de perto o Cristo imanente. Aquele que está perto. Ficamos encorajados porque o Cristo das galáxias é o Cristo da nossa geração. Aquele que habita no trajeto das estrelas caminha no meu trajeto de vida. Aquele que é infinito ocupa o meu breve espaço na história. Aquele que está entronizado nos céus está entronizado no meu coração. Aquele que conhece cada estrela pelo seu nome também conhece o meu nome e a minha necessidade.

(Coronel Henry Gariepy, extraído de seu livro "Os 100 Retratos de Cristo")



!0*... !0*... !0*... !0*

-------------------------------------------

Atualizando as visualizações do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:

1.597.496 = 22 de julho de 2025

Se aprecia meu blog - obrigado! -
 não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante!

-----------------------------------------------------------