Post 03 - Ejército de Salvación (Hollywood Boulevad) /The Salvation Army (Pasadena)
Post 03
Nos dois domingos que passei em Hollywood-CA.
- 1 -
Quando caminhei, logo ao chegar, do hotel ao centro de Hollywood, procurei a Hollywood Boulevard e, sem esperar, dei com o Ejército de Salvación. Surpresa! Mas eu já estivera neste Corpo quando era de língua inglesa, na noite da passagem do ano de 1981 para 1982. Meu saudoso colega e anfitrião, Bob Tobin, contara-me que o edifício que o Salvation Army comprara fora um cinema onde inclusive estatuetas do Oscar eram entregues. Impressionei-me com o que contou e até escrevi a respeito (link na postagem anterior, "Visitando Hollywood").
Não planejei visitá-lo no dia seguinte, domingo, e sim o Corpo de Pasadena, onde congrega a amiga Rosângela, uma brasileira do Corpo de Rio Comprido, no Rio, mas que reside em L.A. No domingo cedo ela, que viria pegar-me no hotel, ligou-me que estava resfriada e teria que deixar nosso compromisso para o próximo domingo. Aceitei e vi nisso uma oportunidade de visitar o Corpo hispano, para onde me dirigi naquela manhã.
Cheguei quando a classe de adultos da escola dominical estava começando. Um clima abençoado de interesse pela Palavra de Deus, por parte dos salvacionistas hispanos, fez-me sentir muito bem.
E começou o culto da manhã na linda igreja.
A hora do louvor em espanhol me fez lembrar o fervor dos salvacionistas de Puerto Rico, que visitamos em 1977.
No início fui apresentado como um salvacionista, "jubilado", do Brasil que vive na Finlândia, e tive "la oportunidad de saludar los hermanos en su próprio idioma". Palmas!
Com a devida permissão antecipada, fotografei o culto...
... de todos os lados do lindo salão ex-cinema!
Que linda e envolvente "alabanza al Señor"!
Os oficiais dirigentes (pastores), majores Salvador e Gloribel Gonzáles, têm a palavra.
Uma igreja em desenvolvimento...
... não me admiraria em saber que em um futuro breve o grande ex-cinema estaria com poucos lugares vagos.
A mensagem (sermão) do oficial dirigente versou sobre o tema, muito oportuno, "Depois do arrebatamento - 666 - haverá um homem malvado", referindo-se ao anticristo.
À saída, gostei de ver o que há muito não vejo... o jornal "Brado de Guerra" americano (do qual fui o editor em português por muitos anos) e o mexicano.
A despedida dos caros hermanos se daria depois do almoço que servem a cada domingo, ao qual fui convidado, comparecendo ao grande salão social.
Antes de despedir-me, uma foto com os oficiais de San Salvador... com um aceno de adios para os tantos hermanos de diversos países da América Central e do Sul que fazem parte da animada igreja.
Pedi ao colega que me fotografasse diante do edifício de 5 andares que compõe o complexo salvacionista, no caso um lar para idosos (senior citizens).
Alma e corpo bem alimentados depois daquela visita ao Ejército de Salvación de Hollywood! Halelluja!
Nuestra Visión:
"Cooperar em la Gran Comisión, ganar almas y prepararlas para la obra del Señor. Visualizarmos una congregación sana, llena del poder del Espíritu Santo y fervorosa en el servicio en nuestra comunidad."
Amém, hermanos!
_____________________
- 2 -
No domingo seguinte, infelizmente o último, foi a vez de conhecer o Corpo de Pasadena.
Um lindo prédio chamado Tabernáculo de Pasadena.
Inaugurado para a honra e glória de Deus e serviço à humanidade, em agosto de 1968, pelo então General Frederick Coutts (lider internacional), que no mesmo ano visitou o Brasil.
Adentrando o tabernáculo, enquanto a grande banda toca.
O coral infantil.
Uma grande assistência, de pessoas de todas as idades.
No vitral, o detalhe da águia sobre o escudo, como era o americano.
Enquanto acontecia o louvor, fui até a galeria, também cheia de adoradores.
Os que lideravam o vibrante momento de louvor.
Projetado um dos corinhos.
Gosto de vitrais.
A grande Brigada de Cantores (Coral)...
... vista agora da galeria.
Depois do culto, e do almoço no salão social, posando com duas amigas... uma delas protegendo-se do sol forte daquele dia ou acenando para os seus amigos do Corpo de Rio Comprido, Rio, onde pertenceu desde criança?
Grace, a bela e graciosa filha da Rosângela, muito ativa no Corpo de Pasadena e já cantando no coral dos jovens.
E eu, depois da reunião, entro em cena também.
A elegante soldada Rosângela, em pose para os seus amigos brasileiros. Sentei-me ao seu lado no culto e impressionei-me com sua voz forte e belíssima ao louvar a Deus. Já ouvira seu canto, mas em conjunto com outros que apresentaram o musical ESPÍRITO no Brasil, nos anos 80.
E aqui a foto que prometi mostrar a ela, aparecendo na frente, em um ensaio do musical ESPÍRITO, no Acampamento Salvacionista "Vale de Bênçãos", em Suzano-SP. Estou com a camiseta de Pedro, o qual representei no citado musical, também no anterior, GENTE DE JESUS.
Meu filho Aaron, que também seguiu meus passos e interpretou o papel de Pedro no musical GENTE DE JESUS, foi cumprimentado pelo compositor prolífico dos musicais, General John Larsson, após a apresentação do musical dirigido por Tiago Luchini, em São Paulo.
Falar em filho seguindo o pai, fiquei com pena de não ter tido mais um domingo na Califórnia para conhecer o salvacionista Kevin Larsson, filho de John e Frida Larsson, que é diretor divisional de música no sul da Califórnia e que frequenta o Corpo de Torrance. Teria encontrado, quem sabe, o General "gênio de música", que, segundo Rosângela, visita seus filhos Karl e Kevin com certa frequência.
___________
E teria visitado também o Corpo de Redondo Beach, na região, dirigido pelos capitães brasileiros, Marcelo e Odila Gonçalves.
(Os salvacionistas que se interessarem poderão encontrar no Google info de todos os Corpos citados nesta postagem)
_______________Ao nos dirigirmos para um passeio-surpresa-por-enquanto (!!!) - a ser mostrado em próximas postagens - após a reunião em Pasadena, Rosângela, Grace e eu passamos pela rua da tradicional Parada das Rosas (Rose Parade), este ano dirigida por Kevin Larsson e mostrada em um link abaixo.
_______________
L i n k s
- A última Parada das Rosas, de 01 janeiro de 2016:
https://www.youtube.com/watch?v=h04SbwLU5IA
- A Parada das Rosas que eu assisti em 01.01.1982, onde conheci os atores James Stewart e Ricardo Montalban:
http://paulofranke.blogspot.fi/2008/12/rose-parade.html
A visita do Coral Jovem do Corpo de Pasadena à Finlândia, em 2012:
(com foto de Raquel Camargos Andersen)
http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/06/conosco-o-coral-jovem-de-pasadena-ca.html
________________
PRÓXIMA POSTAGEM:
Na Hollywood Boulevard, longa caminhada
fotografando a Calcada da Fama (Walk Fame)
1a parte
*********