Paulo Franke

17 março, 2007

Encontro de Brasileiros na Finlândia

- Brazilian Fellowship -

Foto 1


Chegando à Finlândia em agosto de 1999, a constatacão de que havia brasileiros no país - cerca de 500 atualmente - fez com que planejássemos um encontro social e cultural em Helsinki, o que aconteceu pela primeira vez em fevereiro do ano de 2000 (nesse mesmo mês e ano iniciamos o International Open Gospel Choir, tópico postado em novembro 2006)). A BF, como chamamos, tem 7 anos e se reuniu por muito tempo mensalmente, com excecão dos meses do verão europeu, junho, julho e agosto.

Por que os calorosos brasileiros da BF não se reúnem no verão? Uma das principais razões é porque, após os meses de intenso frio e muita escuridão, curtir o sol e o ar livre é a grande pedida e até necessidade para quem vive no norte da Europa. Nosso encontro, por esse motivo, tem tido maior assistência e sucesso nos meses do outono e do inverno.

Foto 2


A idéia inicial persiste: criar um ambiente cuja atmosfera seja amigável, tipicamente brasileira, que acolha brasileiros saudosos da terra e amigos e simpatizantes do Brasil e de nossa cultura. Ao longo desses anos, um número sem conta de pessoas tem participado. São brasileiras casadas com finlandeses (e vice-versa); brasileiros que trabalham no país; intercambistas tanto brasileiros estudando na Finlândia quanto finlandeses que já estudaram no Brasil; funcionários da Embaixada do Brasil; pessoas que já visitaram ou trabalharam no nosso país e uma minoria de portugueses e de africanos de língua portuguesa.

Foto 3

Há também outros casos, como o da família Kamshilim, da Rússia , cujo pai lecionou na Universidade de Campinas na década de 90 e que vem ao encontro para conservar o idioma português e o link com os brasileiros de quem tem saudade. Ritva Marina é filha de pioneiros da Colonia Finlandesa de Penedo-RJ e uma das participantes mais assíduas. Mira, brasileiríssima, é quem mais divulga o nosso encontro e nunca vem só, mas sempre com convidados, brasileiros ou não.. Minha sogra - com 84 anos, ativa e conservada - é a pessoa mais idosa do encontro e de quem todos gostam. Depois de quase 50 anos trabalhando no Brasil como missionária, decidiu voltar à sua terra natal há cinco anos. Em 1953, juntamente com seu esposo, já falecido, e três filhos (uma delas a Anneli, minha esposa) foi para o Brasil e dele tem saudade, também de suas outras duas filhas nascidas em São Paulo e que lá vivem. Dona Martta nunca parece estar cansada, muito menos para tomar o bonde e vir ao encontro! Anneli prepara o café e cada participante traz algo para a mesa, muitas vezes receitas brasileiras para o agrado geral.

Foto 4


Constam do programa da BF, a tradicional apresentacão de cada participante, invariavelmente com a pergunta ”Por que a Finlândia?”; mencão a datas cívicas brasileiras; tópicos interessantes ou curiosos da história de nosso país; leituras de mensagens ou informacões recebidas pela Internet, incluindo piadas engracadas e inocentes ao mesmo tempo, brincadeiras de salão etc. A BF dá boas-vindas calorosas a cada um, exceto à bebida alcoólica, a conversas negativas do tipo ”falar mal do Brasil ou da Finlândia”, a críticas ácidas a quem ou ao que seja ou a piadas indecorosas ou mesmo de duplo sentido. E temos sobrevivido sem essas coisas, conservando nosso ambiente sadio e agradável!

Foto 5


Temos tido ao longo desses anos alguns ”descobrimentos do Brasil”, isto é, de pessoas que nos visitam por curiosidade e que descobrem que o Brasil não é o que a TV no exterior apresenta de modo quase geral e de forma um tanto distorcida - cai então a idéia de que em nosso país ”há somente praias e carnaval, samba e cachaca, pobreza e violência”... Algo mais que sempre causa surpresa a quem nunca esteve no Brasil é saber que nas regiões sudeste e sul faz frio e que conhecemos, mais acentuadamente no sul, as quatro estacões do ano. Publicacões fornecidas pela Embaixada têm apresentado um país que, apesar dos problemas que enfrenta, é um país sério e dinâmico e lindo, muito lindo! Naturalmente, há momentos em que, no bom estilo brasileiro, muitos conversam ao mesmo tempo (e se entendem, para espanto dos finlandeses!). Somando a isso, como fundo musical em certos momentos, dois CDs de música popular brasileira têm sido os mais tocados: ”Flautistas do Rio” e "O melhor do choro" e, ao som dos chorinhos, risos e até gargalhadas! Afinal, é um encontro de brasileiros!! Muitas vezes acontece em um canto uma conversa intelectual e em outro informacão de servicos prestados no país ou mesmo troca de receitas culinárias.

Ainda que não seja um encontro religioso, reunimo-nos sempre em salas sociais do Exército de Salvacão. No início tínhamos um endereco, hoje funciona em um outro endereco e em breve a BF terá continuidade em ainda um outro endereco. O importante é que este encontro tem sido para muitos o endereco certo da alegria, da descontracão e da confraternizacão, sem as quais viver no exterior pode ser algo bem difícil.
Foto 6
Novembro 2007

Foto 7
Foto 8


Janeiro 2008:

As duas fotos acima são do nosso Encontro de janeiro, em pleno inverno-quente na Finlândia, agora em um local amplo no 3r andar da Castréninkatu 23. Foi um encontro muito animado e, embora nem todos estejam nas fotos, tivemos 35 presentes!! Continua, portanto, a Brazilian Fellowship, sempre atraindo gente nova e mantendo alguns que têm vindo há muitos anos. Alexei e Helena - que vieram com sua filha e netinho - contaram da viagem que fizeram recentemente ao Brasil depois de mais de 10 anos de ausência (ler acima no texto sobre esta família amiga dos brasileiros). No mais, aconteceu aquela mesma alegria que sempre caracterizou o nosso Encontro de Brasileiros e Amigos do Brasil.
**
Próximo encontro: 27 de abril de 2008, às 18h30.
Local: Castréninkatu 24-26 - 3r andar (entrada pelo portão)
Todos são bem-vindos (também a trazer algo para a mesa!).

oBRigado e aBRaco, BRavos BRasileiros, e lemBRancas ao BRASIL ! Até BReve!