Paulo Franke

26 maio, 2022

A revista O OFICIAL e a grande coincidência ou a mão de Deus??


 Durante os anos de 1995 a 1999 tive a responsabilidade e o privilégio de preparar a revista trimestral O OFICIAL,  The Officer em inglês.  Minha nomeacão principal - e de minha esposa - consistia em preparar o BRADO DE GUERRA (The War Cry), órgão oficial do Exército de Salvacão. Estávamos, portanto,  à frente do Departamento de Literatura, que também publicava livros.

A revista em questão fornecia artigos de edificacão espiritual, traduzidos da edicão em inglês ou colaboracões de oficiais brasileiros. Tenho a colecão, embora raramente releia os antigos artigos, por sinal que não perderam a atualidade.

Depois de estar afastado do oficialato durante 5 anos, nos quais vivemos na Finlândia e ao voltar ao Brasil, em Pelotas, certo dia ao bater em uma casa, senti o Senhor chamar-nos de volta ao Exército de Salvacão, o que, ao contar para Anneli, vi a satisfacão estampada no seu rosto. Fazíamos reuniões em uma casa alugada no centro da cidade - frutos existem até hoje! - e também visitas de porta-em-porta, oferecendo oracões. 

Escrevemos ao Quartel Nacional e fomos nomeados para dirigir o Lar de Meninos de Joinville-SC. Um dia o saudoso Ten.Cel. Alexandre Lopes, ainda ativo como Secretário em Chefe, em uma manhã me ligou nomeando-nos para o "espigão", brincou! Referia-se ao edifício salvacionista, no Bosque da Saúde, em São Paulo.

Fomos com alegria, pois obra social nunca havia sido o nosso forte, ainda que tivéssemos dirigido dois orfanatos e um lar de mães solteiras.

Poucos meses depois de assumirmos o Departamento de Literatura, fui convidado a participar de um Instituto Brengle, no Acampamento Vale de Bêncãos, em Suzano-SP. Numa noite, ouvi a voz de Deus, através do Espírito Santo, chamando-nos... para a Finlândia!! Inacreditável, pensei, pois não fazia muito tempo voltáramos da terra natal de minha esposa Anneli! O chamado fora muito claro e não duvidei. Fiz, porém, algo que não me era costume, isto é, pedir um sinal  de que o que eu ouvira vinha de fato do Senhor.

Voltei do acampamento abencoado e retomei minhas tarefas no departamento. Em uma certa manhã entrou no meu escritório o office-boy com um recado do Alexandre Lopes... traduzir e publicar uma informacão recém chegada do Quartel Internacional em Londres.

Estranhei o tipo de publicacão, pois há muitos anos no oficialato nunca lera tal tipo de coisa...  Os líderes, naturalmente,  não desejando "perder" seus oficiais para outros países, omitiam tal publicacão, conclui. Porém "eu pedira sinceramente ao Senhor um sinal", e o sinal estava impresso diante de meus olhos:


Inocentemente, digamos assim, subi ao andar do chefe nacional, o grande líder Coronel David H.Gruer e falei do que ocorrera. Sua resposta foi um sonoro NÃO, se não me engano reforcado com uma batida na sua mesa... Desci para o meu escritório refletindo... ele estava satisfeito com o nosso trabalho e não queria perder-nos. O que me dissera não fora uma "xingada", mas de fato um elogio!

Em 1999, Gruer recebeu nomeacão e o substituiu o Coronel John W.Jones. Certo dia ele chamou-nos no seu escritório e, munido de papel, caneta etc, subimos pensando que nos daria uma tarefa a ser publicada. Quando nos disse: "Sentem-se" vi que não se tratava do que eu esperava. "Vocês ainda querem ir trabalhar na Finlândia?" Anneli imediatamente respondeu SIM. Porque àquela altura minha filha, meu netinho e meu filho Aaron moravam conosco, pedi um tempo para responder.

Voltando ao escritório, Anneli já tinha digitado uma carta a qual assinara afirmando nosso desejo de ir para a Finlândia. Falou-me, porém, que se eu não quisesse assinar ela a rasgaria... Pensei rapidamente... não se foge ao chamado de Deus e que se nós fôssemos ele cuidaria dos nossos filhos e netinho com certeza. Assinei a carta!

Dessa vez não foram os filhos que saíram da casa dos pais, mas o contrário, os pais que saíram.

Chegamos à Finlândia em agosto de 1999 e fomos nomeados como dirigentes do Templet sueco, porque falávamos o idioma, também língua oficial da Finlândia.

Aposentei-me em 2011 e Anneli 3 anos depois, após recebermos algumas nomeacões no país, inclusive de Secretário Nacional do trabalho multicultural. 

Agradeco a atencão do leitor ao ler este episódio de minha vida que de fato, confesso, me empolga! Louvado seja o Senhor!


Isaías


åöäåöäåöäåöäåöäåöäåöä

25 maio, 2022

Os dois meninos, o brasileiro e o judeu.



Eu, menino, com minha mãe, seguro, indo para casa. O menino judeu, que eu acho um pouco parecido comigo, com sua mãe, depois de longa caminhada, indo direto... para a câmara de gas de Auschwitz. Agradeco a Deus pelo fato de que meus ancestrais alemães foram para o Brasil 100 anos antes da ascensão do demoníaco nazismo.


Me boy, with my mother, safe, going home. The Jewish boy, who I think looks kind of like me, with his mother going, after a long journey, straight... to the gas chamber at Auschwitz. I thank God for the fact that my German ancestors went to Brazil 100 years before the rise of the damned nazism.


💔💔💔💔💔


23 maio, 2022

Beethoven - Ele fazia música em um mundo de silêncio...



Não deixe de acessar os links abaixo, principalmente à impactante Biografia de Ludwig von Beethoven, um "must"!


Estátua de Beethoven em Vienna


Estátua dele em Bonn, onde nasceu.


---------------------------





Quando fui editor do jornal salvacionista, publiquei esta matéria sobre ele, transcrita do nosso jornal da Ingraterra.




Meu sobrinho pintou Beethoven e presenteou o quadro ao
conservatório onde estudou piano e violino.



O túmulo de Beethoven em Viena.

----------------------------------------------


 5 Fatos que você provavelmente não sabia aobre Beethoven.

1 - Ele era realmente o terceiro Ludwig van Beethoven em sua família

2 - Ele estudou com professores como Haydn e Mozart

3 - Ele foi infeliz no amor

4 - Não sabemos a razão pela qual ele se tornou surdo

5 - Ele morreu durante uma tempestade aos 56 anos.

________________________________

L i n k s

Biografia (documentário imperdível!):

https://www.youtube.com/watch?v=KPT6dQM3IMo




A música de Beethoven que a NASA levou ao espaco:

https://www.youtube.com/watch?v=s8Hbjl90pD4


Informacões sobre sua vida:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven


Uma de suas músicas mais conhecidas: Ode à Alegria (Joyfull, joyfull!):

https://www.youtube.com/watch?v=yIi72FRnZp8


Minha visita a Viena, Áustria:

http://paulofranke.blogspot.com/2014/10/10-viena-austria-bratislava-eslovaquia.html



*********************************

20 maio, 2022

Festival de Cannes - Anselmo Duarte "O pagador de promessas" etc. (Coincidências)


FRANCE 24 - Liberté -  Egalité  - Actualité

... é o canal que atualmente dispomos para assistir a notícias internacionais. E no momento, quando acontece o famoso Festival de Cinema de Cannes, sua cobertura é notícia frequente no canal.


E então, nesta tarde silenciosa,

 vieram as recordacões do blogeiro 

aposentado...

A seguir...



 Anselmo Duarte  

(Salto21 de abril de 1920 — São Paulo7 de novembro de 2009) foi um atorroteirista e cineasta brasileiro. Considerado um dos maiores nomes do cinema brasileiro, foi laureado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas, em 1962.


Sua fã, minha irmã Norma recebeu a foto dele autografada.






O Pagador de Promessas é uma minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 5 e 15 de abril de 1988, em 8 capítulos, ás 22h30.

Escrita por Dias Gomes, adaptando a peça teatral de sua autoria, e dirigida por Tizuka Yamasaki.[1]

Contou com José MayerDenise MilfontWalmor ChagasCarlos Eduardo DolabellaJoana FommNelson XavierOsmar Prado e Guilherme Fontes nos papéis principais.



* * * *  * * *

Em uma das minhas InterRails, passei por Cannes, na Côte d'Azur...








Como Leonardo di Caprio, enfrentei  mau tempo.


Mas   vamos   às   coincidências ...



A belíssima atriz francesa Catherine Deneuve, figura indispensável nos Festivais de Cannes, nasceu em 22 de outubro de 1943, 16 dias depois de mim!




A famosa Glória Menezes, que fez o primeiro "Pagador de Promessas", é uma conterrânea, pois nasceu em Pelotas-RS, em outubro como eu, mas 9 anos antes.



E a atriz Denise Milfont, que fez a minissérie de "O Pagador de Promessas"?



Denise quando menina frequentou o Corpo do Exército de Salvacão de Brasília-DF, junto com sua mãe e irmão, quando eu lá trabalhei nos anos 1972/73. Ela pode ser vista bem no meio da foto.


Nesta foto, uma menina encosta seu rosto no ombro de Denise, seu irmão está atrás dela e sua mãe é a quinta, da direita para a esquerda.



Tão grande foi minha amizade com a família Milfont que fomos até Pelotas em férias. Aqui eles aparecem com minha família.


E eles, que conhecem o mar do Ceará, agora conhecem o mar na praia do Cassino, Rio Grande.

----------------------------



Seu irmão é um cantor conhecido também em Portugal. Ele enviou-me pelos correios um de seus CDs.



Aqui, o amigo Cayê Milfont aparece ao lado de Carlos, meu primo-segundo, hoje aniversariando.
Carlos di Jaguarão, como se chama, é ligado à música popular e tem escrito letras para diversos cantores nacionais.

_____________________________

The last but not the least


Desenhos que fiz do Anselmo, Glória, Denise e Cayê


L I N K


Outra postagem que eu havia feito, do mesmo assunto

https://paulofranke.blogspot.com/2015/03/cannes-e-o-pagador-milfonte-o-face.html?fbclid=IwAR1_I3beer3GkiX0CcOvHHdfOLFcH2tx8RRIil6PQsMERI2nkx4l9lRcHM8

**************

18 maio, 2022

James Stewart ... dele sou fã de carteirinha!



 JAMES MAITLAND STEWART 

...foi um ator estadunidense de cinema, teatro 

e televisão. Atuou em inúmeros filmes considerados

 clássicos, sendo indicado a cinco prêmios de Oscar

 de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel 

em The Philadelphia Story. Além disso, recebeu um

 Oscar Honorário, em 1985, pela sua carreira.

 Nascimento 20 de maio de 1908,

 Indiana, Pensilvânia, EUA

Falecimento: 2 de julho de 1997,

 Beverly Hills, California, EUA 

Esposa: Gloria Hatrick McLean, de 1949 a 1994


Atores já foram criancas...


...e rapazinhos também!



E se casam (1949)...


... E têm filhos (teve mais do que estes dois)

E envelhecem juntos.


Na primeira vez que fui a Hollywood, em 1982, passei 

diante de sua casa em

918 Roxbury Dr. Beverly Hills








E, surpresa total e mais do que agradável, o vi desfilar 
como o patrono da Parada das Rosas/Rose Parade daquele ano!!


Dois filmes, de tantos a que assisti com ele, os quais tenho

DVD = Janela Indiscreta (Rear Window), de Hitchcock, e 

O maior espetáculo da terra (The best show on earth),  de

Cecil B. de Mille

Bom amigo do Exército de Salvacão/
The Salvation Army,  quando editor do nosso
jornal publiquei sua mensagem-apelo de Natal.


Quando fui a Hollywood pela segunda vez, em 2016, fotografei seu nome
na Calcada da Fama/Walk of Fame...




... e suas pegadas no Chinese Theater.



Fui ao cemitério onde ele foi enterrado, mas, esquecendo-me
 do seu sobrenome do meio - Maitland - na recepcão disseram-me que James Stewart,
um nome comum, havia dezenas deles.



Mereceu um selo!





Existe um Museu em sua homenagem!



Nos anos 50, enviou-me sua foto e, diferente das demais que vinham
impressas, a dele foi assinada com tinta! A de Grace Kelly foi impressa...
ela atuou com ele no fantástico filme "Janela Indiscreta"/Rear Window, de Hitchcock (foto abaixo).





******************************

The last but not the least


Tendo desenhado gente VIP que conheci,
não poderia deixar de fazer o seu desenho.

**************************

EM TEMPO...


20 de maio... dia do aniversário do Major James Stewart,
que lutou na 2a Guerra Mundial.

______________________________


L I N K S

Quando lhe foi entregue o prëmio por sua longa carreira (na plateia, a linda Grace Kelly)

https://www.youtube.com/watch?v=dniDS3oJWyQ

A última entrevista com James Stewart

https://www.youtube.com/watch?v=DuRyciCmhGE

Uma outra homenagem a Jimmy Stewart

https://www.youtube.com/watch?v=EyeUCLNRXbg

__________________________