Naquele congresso de 1969, dirigido pelo Comissário Paul Kaiser, adentrando o Corpo Central, eu que gosto de desenho admirei o painel artístico de um novo missionário inglês, recém-chegado ao Brasil, chamado Christopher Parker, trabalhando no Corpo de Santos naquela altura.
Fui conhecê-los mais de perto quando minha sogra convidou a família para a festinha do nosso noivado. Eram os novos oficiais dirigente do Corpo Central de São Paulo (na foto, suas três filhas, Philippa, Rachel e Sara)
Em 1982, trabalhamos juntos no Quartel Nacional na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, em S.Paulo. Como redator do BRADO DE GUERRA, nunca me esqueci do seu elogio a esta montagem que fiz no exemplar de Páscoa (quem não gosta de elogio?). Mais tarde viria outro elogio da parte do colega Parker com relacão ao coro "Nosso Evangelho é vivo e atual" que traduzi do inglês.
Quando trabalhamos em Portugal, em 1978, aconteceu um Congresso Internacional em Londres que comemorava os 100 anos do nome "The Salvation Army". Diante da estátua de William Booth, no Colégio Internacional de Cadetes, cantamos "Perdão infinito", hino do Fundador. O casal Parker está à direita do grupo que será reconhecido pelos salvacionistas mais antigos.
O ministério do casal Parker foi muito voltado para a juventude, e assim Christopher iniciou a Banda Nacional em dezembro de 1974.
O casal Parker "tanto trouxe como levou"!!
Explico...
...trouxe para o Brasil o que acredito tenha sido de melhor, mais lindo e mais impactante no mundo salvacionista que foram os musicais, tipo explosão musical, da dupla Gowans-Larsson: "Gente Jesus" (Jesus Folk) e "Espírito" (Spirit), fotos acima. Em ambos fui escolhido para interpretar o papel do apóstolo Pedro e, desculpe-me citar outro elogio de Parker... "Paulo é excelente como Pedro!"
... levou a Banda Nacional a turnês no exterior; a primeira foto no aeroporto, a seguinte, a banda se apresentando em Atlanta, Georgia, EUA, em maio de 1985. A terceira foto, a turnê da Banda Nacional e da Brigada de Cantores Nacional à Argentina e Uruguai em 1980. Grupos musicais brasileiros saíram de nossas fronteiras para abencoar outros países, pela primeira vez na história do Exército no Brasil.
E como Secretários Nacionais de Juventude, ensinaram a Bíblia a Cadetes locais e realizaram acampamentos para eles (foto abaixo), além de Dias de Juventude.
Houve quem considerasse Christopher "muito British", no entanto...
- Seu amor pelo nosso país era evidente e genuíno.
- Suas filhas numa época estudaram no grupo escolar, dobrando a esquina de onde moravam no Bosque da Saúde, e não na British School.
- Suas três filhas casaram-se com jovens brasileiros.
- A exemplo dos pais, duas filhas tornaram-se oficiais salvacionistas e uma neta, casada com brasileiro, segue também o exemplo dos avós, sendo nomeada no momento em Brasília-DF.
- Deu dezenas de anos de sua vida ao Brasil.
E mais sobre ele que me lembre:
- Considerava a voz de Nara Lenise Charão a mais bonita do Brasil.
- Chamava meu filho Aaron de Arão.
- Comentava que assistiu ao casamento de Charles e Diana na TV da casa do Sgto. Montiel em Pelotas-RS.
- Sucedeu-me na redacão do jornal BRADO DE GUERRA.
- Foi Diretor do Colégio de Cadetes (seminário)
- Foi Chefe do Comando de Portugal e teve uma importante missão em Mocambique.
- Ficou surpreso quando lhe contei que fui mandado para os EUA, pois pensava que eu houvesse pedido transferência.
- Em Manhattan NY, encontrei Shirley junto a alguns jovens brasileiros que foram com ela para um evento especial... Ao despedir-se de mim, deu-me um abraco e um beijo, pois quem sabe me viu carente...
-------------------------------------
O casal Parker gozando de sua bem-merecida aposentadoria na sua amada Inglaterra.
Talvez esta tenha sido uma das últimas fotos de Christopher, rodeado de sua esposa e filhas.
----------------------
E, finalizando, lembro-me de quando, orgulhoso, comentou em uma de nossas idas na mesma Kombi, diariamente, para o Quartel Nacional.
"Os novos faróis (semáforos, sinal) de São Paulo foram fabricados na cidade onde nasci na Inglaterra!"
Obrigado, Christopher Parker, por ter sido um farol poderoso, principalmente para a juventude brasileira, indicando-lhe - também ao ministrar-lhe a música - quando parar... quando esperar... e quando prosseguir!
------------------------------------------
Bem-aventurados os mortos... que morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.
(Apocalipse 14:13)
Blessed are the dead who die in the Lord... yes, say the Spirit, that they may rest from their labors and their works follow them.
(Revelation, 14:13)
---------------------------------------
LINKS
Musicais que deixaram saudade
https://paulofranke.blogspot.com/2009/02/links-musicais.html
https://paulofranke.blogspot.com/2009/02/
Fotos do musical ESPÍRITO, no link acima...
áudio do Musical, no link abaixo:
Direcão: Christopher e Shirley Parker
Coreografia. Gladys Hofer
Áudio cedido por Ian Stewart Hofer (que interpretou Paulo)
Traducão das músicas do inglês: Lucio de Moura Neto
Traducão dos textos do inglês: Elizabete de Oliveira Mello
Apresentado no Instituto MacKenzie e no Teatro de Cultura Artística,
em São Paulo-SP, nos anos 80.
------------------------------------------
Inesquecível o desempenho da Philippa no ESPIRITO ao tocar bateria!
Um antigo comentário de peso no post "Musicais que deixaram saudade":
Assim que recebi o e-mail fui logo ver o blog com os musicais, foi muito legal ver meu esposo jovenzinho e todos os outros também. Então fui para
cozinha preparar o jantar e, inspirada pelas fotos, comecei a cantar músicas do "Espírito", então o Ian falou lá da sala: "Ah! também abriu o blog do Franke...!" Ele também viu e também gostou de matar as saudades dos velhos tempos... Inclusive já copiou algumas coisas de lá.
Aprecio bastante o teu blog e agradeço por podermos participar vendo as novidades sempre tão inspiradoras! (Susie Lopes Hofer)
Um bispo da Igreja Metodista Livre testemunha que os musicais marcaram sua vida jovem e outro homem de negócios marca sua conversão a partir do musical "Espírito" que assistiu no auditório MacKenzie e no Teatro de Cultura Artística.
--------------------------------------------
O enterro de Christopher Parker na Inglaterra, em 20.02.24:
Copie e leve à sua barra de enderecos.
https://watch.obitus.com/?fbclid=IwAR1IyHMkBz2UyClYT9amctAlZGU1Q5ehdEH7dK15D8UIRW_Qx0DDYE7qZW0
(válido até 19 de marco)
-------------------------------------------
Atualizando a estatística das visualizacões do meu blog:
Updating the estatistic of the visualizations of my blog:
1.494.258
1.494.857
1.494.926
------------------------------------------
Repasse esta postagem a quem conheceu Christopher Parker...
https://paulofranke.blogspot.com