Paulo Franke

21 fevereiro, 2009

Musicais que deixaram saudade - 2



M u s i c a l

¤

E S P Í R I T O


apresentado em São Paulo nos anos 1981-82


"Permanecer em Jerusalém" (Atos 1 e 2)



"Vocês devem orar!" (Atos 1)



"Mas como, como??" (Atos 2)



"Em mim, eu já posso sentir incontrolável poder!" (Atos 2)



"Vai queimando viva chama, queima fogo divinal" (Atos 2)




Os discípulos na prisão (os sentados representam os muros da prisão)
(Atos 4)


O anjo os livra da prisão (caem os muros) (Atos 4)



"É hora de compartilhar!" (Atos 6)

"A necessidade do seu irmão é sua responsabilidade" (Atos 6)

.

Pedro dialoga com Saulo (ensaio)



A conversão de Saulo (Atos 9)



Uma das tantas cenas tipo explosão musical!



O gran-finale: "O que o Espírito diz às igrejas? O que o Espírito diz a VOCÊ?" (Apocalipse 2-3)
.

¤ + ¤ + ¤




O Teatro de Cultura Artística, na Consolacão, antes de uma apresentacão. Casa cheia!




"Pelo poder do Teu grandioso Espírito, nós Te adoramos, Pai Celeste!"



Os discípulos ministrando no dia de Pentecoste.



Na prisão, cantando "O fruto do Espírito é paciência".




Pedro na prisão canta "Só por Jesus eu vou viver, eu vou morrer!"



Tadeu, Filipe e outros discípulos carregam Estêvão, o primeiro mártir (Atos 7).

.
¤ + ¤ + ¤ + ¤ + ¤ + ¤ + ¤
.


O mesmo musical Espírito, dirigido por Marcos Wakai e apresentado no início dos anos 9o.
Minhas duas filhas, adolescentes, participaram do elenco.



Estêvão operando milagres de cura.



Sendo apedrejado.


Os discípulos impõem mãos sobre o corpo de Estêvão antes de o carregarem.




Saulo recebe a incumbência de perseguir e matar os cristãos.



Saulo se converte e é recebido pelo grupo de discípulos.





Saulo, agora Paulo (Adriano), canta "O amor é dom supremo", baseado em 1 Coríntios 13.
.
¤ + ¤ + ¤ + ¤
.

E m
.
b r e v e :


Fotos esparsas de musicais apresentados principalmene no Brasil em


"Musicais que deixaram saudade - 3"



20 fevereiro, 2009

Musicais que deixaram saudade - 1

Em 1966, na cidade de Joinville-SC, o primeiro lugar onde trabalhei como oficial do Exército de Salvacão, assisti a um musical de um grupo alemão do Rearmamento Moral (foto). Impressionado com a apresentacão dos jovens, eu que nunca assistira a um musical da Broadway, cujo estilo imitavam, não mais tornaria a assistir a algo assim até os sete anos seguintes.




No mês de julho de 1973, tendo viajado para a Inglaterra para fazer um curso no Colégio Internacional de Oficiais em Londres, no currículo daquele dia eu e mais 25 oficiais de diferentes países visitamos Sunbury Court, uma grande, antiga e bela mansão à beira do Tâmisa onde são eleitos os generais do The Salvation Army mundial.

Mas o que acontecia ali era, sim, um encontro de jovens ingleses aspirantes ao oficialato. E nessa ocasião ensaiavam um “musical” a ser apresentado no mês seguinte. Conhecemos então os jovens majores John Larsson, sueco que foi em parte criado na Argentina e no Chile, e John Gowans, inglês (foto abaixo), respectivamente o compositor e o autor de diversos musicais que já estavam ou que seriam apresentados no mundo salvacionista (atualmente abrangendo 117 países). Nunca imaginariam, no entanto, que naquele mesmo lugar, em diferentes datas longínquas, ambos seriam eleitos generais (o líder mundial de nossa obra).




Mas agora era o tempo de continuar, paralelamente às suas respectivas nomeacões no Reino Unido, fazendo música que estava provocando uma revolucão positiva no Exército mundial, tornando-o por isso ainda mais conhecido, moderno e abencoado. No dia marcado fomos então assistir à apresentacão do musical “Espírito” (Spirit) no Regent Hall, corpo/igreja salvacionista situado na Regent Street, centro de Londres (na foto abaixo, da saudosa Claudete, apareco em frente ao The Salvation Army). Foi esse o primeiro musical salvacionista a que assisti na minha vida.





Foram duas horas inesquecíveis que me tocaram profundamente, causando um impacto na minha vida. Eram os olhos satisfeitos ao ver uma coreografia belíssima e os ouvidos ainda mais ao ouvir músicas e letras altamente inspiradas e igualmente belas, como mostram as vibrantes fotos abaixo.





O “Espírito” narrava episódios do livro dos Atos dos Apóstolos desde a descida do Espírito Santo no Pentecoste até o martírio de Estevão, que era o gran-finale do musical, mais tarde complementado com a vida e trabalho do apóstolo Paulo. A identificacão com o estilo do grupo alemão do Rearmamento Moral foi feita ao assistir aos episódios bíblicos do início da Igreja Cristã, através de canto, uma verdadeira explosão musical, de dramatizacão, danca e coreografia. Ao piano, o compositor do musical, John Larsson.






A foto acima mostra a cena do julgamento de Estêvão que, depois de apedrejado e morto, é carregado pelo corredor lentamente ao som de "Ser como Cristo" (To be like Jesus) e "Só por Jesus" (For Jesus Sake). E neste tom de emocão terminou o musical, tocando intensamente os que assistiram a sua premiére naquela noite.


¤ + ¤

Voltando ao Brasil, casamo-nos e depois de poucos meses em Curitiba-PR, fomos nomeados para a cidade portuária de Rio Grande-RS, onde também nasceram nossas duas filhas. Como no corpo salvacionista local havia um bom grupo de jovens, chegou o dia de ensaiar parte do "Espírito" e apresentar algumas cenas do mesmo em um ginásio (foto abaixo), no aniversário da nossa igreja no ano de 1975.





Enquanto estávamos em Rio Grande, no ano de 1976, certo dia chegou uma carta de São Paulo convidando-me para interpretar Pedro, o discípulo, no musical “Gente de Jesus” (Jesus Folk) que seria montado. Vivendo a quase 1.200km de São Paulo, foi um esforco grande – mas altamente satisfatório – participar dos ensaios do primeiro musical a ser apresentado oficialmente no Brasil (foto do grupo participante abaixo), produzido e dirigido pelo talentoso casal de oficiais, Christopher e Shirley Parker, e tendo à frente da coreografia a hábil oficial Gladys Hofer.




O dia chegou quando o apresentamos a um público considerável que muito aplaudiu a essa apresentacão vibrante e moderna de episódios da vida de Jesus. (Minhas filhas bem pequenas estavam na platéia não muito longe do palco, e quando representei a dramática cena da dor de Pedro por ter negado a Jesus, atirando-me ao chão e chorando convulsivamente, uma delas gritou chorando a ponto de eu ouvir estendido ao chão no palco: “Não facam isso com o meu pai!”).

¤ + ¤


Corria o ano de 1981, e trabalhávamos em São Paulo. Com satisfacão ouvimos rumores de que um novo musical seria montado, agora o “Espírito”, o mesmo que eu assistira em Londres. E novamente fui convidado a interpretar o discípulo Pedro (foto dos integrantes abaixo).







(A foto acima pode ser encontrada e ampliada no meu álbum do Orkut)


Muitos ensaios e um acampamento foram feitos com um grupo de participantes maior ainda. O “Espírito”, com seu apelo à vida espiritual profunda e motivando a uma vida de servico à obra de Cristo, a exemplo dos corajosos discípulos após o batismo no Espírito Santo, tocou muita gente, gente que se tornou "gente de Jesus". Recordo-me de um homem-de-negócios que marca a sua conversão a partir do dia quando o assistiu.

A traducão das músicas de ambos os musicais para o português foi feita por Lúcio de Moura Neto, sendo a tradutora dos textos Elizabeth Mello. Os locais de apresentacão de ambos os musicais foram: em São Paulo no Auditório da Faculdade Metodista, no Auditório do Instituto MacKenzie e no Teatro de Cultura Artística, e no Rio de Janeiro no Auditório do Colégio Benett.

Anos mais tarde, os mesmos musicais foram apresentados por novos grupos tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Minhas filhas, ainda adolescentes, participaram do segundo elenco do “Espírito” em São Paulo no início dos anos 90, experiência que as marcou profundamente. Meu filho, seguindo os meus passos, em 2005 interpretou Pedro no musical “Gente de Jesus” apresentado em São Paulo e dirigido por Tiago Luchini, que hoje vive na Finlândia. O coronel John Larsson, o compositor de todos os musicais que em visita ao Brasil assistira nos anos 80 a nossa apresentacão do "Espírito", em 2005 como general assistiu ao musical "Gente de Jesus". Na foto abaixo aparece ao lado de meu filho no final da apresentacão.









Anneli entre o General John Gowans, autor de todos os musicais, e sua esposa. A foto foi batida em um congresso em Moscou em 2004, quando minha esposa serviu de intérprete do inglês para um grupo de colegas finlandeses.
.


Acima, todos os musicais da dupla Larsson-Gowans. No congresso internacional, realizado em julho de 1978, trabalhávamos em Portugal e em nossas férias de verão participamos do grandioso evento em Londres. Na festiva ocasião assistimos ao musical "Glória" (Glory), que trata dos primórdios da obra salvacionista na Inglaterra (também apresentado no Brasil pelos jovens do Rio de Janeiro), e ao "O Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb), apresentado no moderno Anfiteatro do Complexo Wembley e bem por isso com possibilidades de encenacões altamente artísticas. Considero-o um dos grandes musicais a que assisti. Milhares de salvacionistas dos quatro cantos do mundo reuniram-se e marcharam no Estádio de Futebol Wembley naquele histórico congresso que comemorou o centenário do nome The Salvation Army .

¤ + ¤ + ¤ + ¤ + ¤



G E N T E + D E + J E S U S


E S P Í R I T O

E S P Í R I T O - continuacão


.


¤ + ¤ + ¤ +¤


17 fevereiro, 2009

O diário de uma criança que não nasceu

L E I A
.
E
.
D I V U L G U E !


Dois pezinhos
+
.
Dois pezinhos minúsculos, tão preciosos, puros são;
Jamais calçarão sapatos ou uma bola chutarão.
+
.
Dois pezinhos minúsculos, não desejados, não amados;
Jamais apostarão corridas, jamais serão provados.
+
.
Dois pezinhos minúsculos, jamais se desenvolverão;
Jamais pularão cordas ou escadas subirão.
+
.
Dois pezinhos minúsculos, desamparados, carentes;
Jamais escalarão montanhas, nem desafios à frente.
+
.
Dois pezinhos minúsculos, tão inteiros, tão perfeitos,
Rejeitados, desperdiçados, pelo aborto desfeitos...
+
.
- Michael Caudill -
.
++++++++++++++++++++++++
.

Em uma faculdade de medicina, certo professor propôs à sua classe a seguinte situação: "Baseados nas circunstâncias que vou enumerar, que conselho dariam vocês a certa senhora, grávida do quinto filho? O marido sofre de sífilis e ela de tuberculose. Seu primeiro filho nasceu cego. O segundo morreu. O terceiro nasceu surdo. O quarto é tuberculoso e ela está pensando seriamente em abortar a quinta gravidez. Que caminho aconselhariam tomar?"

Com base nesses fatos, a maioria dos alunos concordou que o aborto seria a melhor alternativa.

Depois de um prolongado silêncio na sala de aula, o professor disse aos alunos:

"Os que disseram sim à idéia do aborto, saibam que acabaram de matar Ludwig Van Beethoven."


Quadro de Beethoven pintado por um sobrinho e presenteado ao conservatório onde estudou piano e violino.

++++++++++++++++++++++++++++

O Diário de uma criança que não nasceu

Atribuído a M. Schwab, provavelmente escrito nos anos quarenta. Li certa vez que a atriz Loretta Young foi uma grande divulgadora desta tocante mensagem.


15 de outubro - Hoje teve início a minha vida. Papai e mamãe não o sabem. Eu sou menor do que a cabeça de um alfinete, contudo sou um ser independente. Todas as minhas características físicas e psíquicas estão já determinadas. Por exemplo, eu terei os olhos do papai, os cabelos castanhos da mamãe. E isso também é certo - eu sou uma menina.

19 de outubro - (4 dias após) - Hoje começa a abertura da minha boca. Dentro de um ano poderei sorrir, quando meus pais se inclinarem sobre o meu berço. A minha primeira palavra será mamãe. P.S. - Seria verdadeiramente ridículo afirmar que eu não sou um ser humano na minha essência, mas somente uma parte da minha mãe.

25 de outubro - (10 dias após) - O meu coração começou a bater. Ele continuará a sua função sem jamais parar, sem descansar até o fim da vida. De fato, é isto um grande milagre.

2 de novembro - (17 dias após) - Os meus braços e mãos começam a crescer. E continuarão a crescer até ficarem perfeitos e fortes para o trabalho, isso requererá algum tempo, mesmo depois do meu nascimento.

12 de novembro - (28 dias após) - Agora nas minhas mãos estão despontando unhas. Com minhas mãos apoderar-me-ei do mundo e participarei das fadigas dos homens.

20 de novembro - (36 dias após) - Hoje pela primeira vez minha mãe percebeu pelo seu coração que me tem em seu seio. Quem sabe sua alegria!

28 de novembro - (44 dias após) - Todos os meus órgãos estão completamente formados. Eu estou muito grande.

12 de dezembro - (58 dias após) - Crescem -me os cabelos e as sobrancelhas. Oh! como ficará contente minha mãe com sua filhinha!

13 de dezembro - (59 dias após) - Logo mais poderei ver. Porém meus olhos estão ainda costurados com um fio. Luz e flores...como deve ser magnífico! Sobretudo enche-se de alegria o pensamento que deverei ver minha mãe... Oh! se não tivesse que esperar tanto tempo! Ainda mais de seis meses...

24 de dezembro - (70 dias após) - O meu coração está pronto. Deve haver crianças que nascem com o coração defeituoso. Neste caso precisam se sujeitar a delicadas intervenções cirúrgicas para corrigir os defeitos. Graças a Deus, o meu coração não tem anomalia nenhuma e eu serei uma menina perfeita, cheia de vida e de força. Todos ficarão alegres com meu nascimento.

Dia 28 de dezembro - (74 dias após) - Hoje minha mãe me assassinou!...

+++++++++++++++++

11 fevereiro, 2009

Dean Martin - Álcool - Carnaval

L E I A

.


E

.


R E C O M E N D E !




Antes e...



depois .


A publicação deste artigo - do The War Cry da África do Sul - no meu blog não deveria causar admiração, pois pertenço ao Exército de Salvação, que tem tomadas de posição fortes e definidas desde a sua fundação, em 1865, contra o alcoolismo. Os salvacionistas, consequentemente, são abstêmios totais. Essa decisão não é o caso de "minha religião não permite", como pensam alguns, mas sim o de "não preciso disso!" ou "vivo muito melhor sem isso!" Combatendo os males do alcoolismo - grave problema social dos países mesmo da tida como modelo Escandinávia - temos visto e ajudado não só pessoas alcoolistas, mas, em consequência de um pai ou de uma mãe alcoolistas, famílias atingidas brutalmente pelo vício destruidor que as arrastam a uma vida de pobreza e miséria em todos os sentidos (pasmem, mesmo aqui!). Da mesma forma, há entre os salvacionistas pessoas que foram totalmente libertas do vício e que hoje tentam influenciar outras a abandoná-lo.

.

"As fotos mostradas aqui realmente me deixaram chocado. Tratam-se das fotos de Dean Martin, o famoso astro de cinema que morreu no meio da década de 90 com 78 anos. De acordo com um artigo da revista YOU, nos meses que antecederam a sua morte ele teria dito: 'Quero morrer com um cigarro em uma mão e um copo de whisky na outra'. Se compararmos a sua aparência jovem com a da outra foto, pode-se notar o que esse estilo de vida pode fazer com uma pessoa. Realmente, fiquei chocado e mais ainda com a comparação com a foto de Dean em sua melhor fase.



Em todos esses anos como servo de Deus, tenho conhecido e ainda conheço muitos veteranos da vida cristã. Todos têm tido a sua porção de durezas, dificuldades, preocupações e dor. Mas quase sem exceção a sua devoção a Deus e o seu estilo de vida piedoso os têm preservado de uma aparência feia e decadente. Realmente, a maioria parece bem mais jovial e conservada do que deveria se considerarmos os anos que têm vivido. A Bíblia declara: Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido (Salmo 1:3).


Essa é uma metáfora de muitas pessoas. Elas ainda se parecem com árvores verdejantes, dando fruto até a velhice. Por outro lado, Dean Martin com toda a sua fama pareceu-me uma árvore ressequida, com folhas murchas e sem fruto. Assim as Escrituras dizem para todos: Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa (Salmo 1:4).



Palha seca levada pelo vento... 'Senhor, ajuda-me a encontrar alegria no estudo da Tua palavra e a obedecer as Tuas leis. Quero ser como uma árvore plantada junto às águas. Quero ao longo de minha vida produzir os frutos de forca, alegria, pureza e bênção a fim de influenciar e ajudar a todos os que encontrar pelo caminho, e não o contrário. Amém.'"

ooooooooooooo


O excesso de bebidas alcoólicas é responsável por: - 80% de mortes por incêndio - 66% de tentativas de suicídio - 50% de todos os assassinatos - 40% de acidentes de tráfego envolvendo pedestres - 33% de casos de abuso de crianças - 33% de acidentes domésticos - 30% de acidentes mortais não ligados ao tráfego- 19% de afogamentos
.
Contact/New Consumer - década de 90 (altamente desatualizada!...)

oooooooooooooo




L i n k s:

Dean Martin, o maior beberrão do mundo:




http://www.youtube.com/watch?v=IEcdIul7-pQ


Com o carnaval às portas...







oooooooooooo

.



O Dia Seguinte

.
( Para ser lido antes de o dia seguinte...)

.

A manhã calma, silenciosa e ensolarada era atípica da cidade de São Paulo.

Era quarta-feira de cinzas. Parecia que um milagre ocorrera e a agitacão, os sons trepidantes e a orgia dos dias anteriores haviam desaparecido instantaneamente com a chegada da manhã. Observava isso ao dirigir pelas ruas desertas rumo ao meu escritório, e assim que lá cheguei "nasceu" o primeiro dos dois únicos poemas que escrevi (já publicado neste blog):

.
Após a explosão do carnaval, os corações
acinzentados,
mutilados,
esgotados,
maculados,
jazem exaustos por todos os lados.

-
Mas o dia normalmente feio, poluído e escuro
Amanhece estranhamente belo, brilhante e puro.
Nos jornais, as notícias bombásticas contam
dos contaminados,
dos desesperados,
dos mutilados,
dos encarcerados,
dos assassinados,
na estatística tenebrosa do pecado.

-
Nos corações há barulho, cansaço, escuridão e pranto;
No ar, silêncio, descanso, claridade e não mais canto.
É a natureza revelando a mensagem de Deus
Criador,
Todo-amor,
Sofredor,
Redentor,
que odeia o pecado, mas que ama o pecador.

-
Que cinzas voem do calendário e, reais,
pousem no teu coração,
como sinal de arrependimento, fé sincera e
recusa ao mal.
Erguer-te-ás renovado, conhecendo de Jesus
a paz e o perdão,
nesse dia glorioso e sem par em que afirmarás:
"Nunca mais carnaval!"
¤
"Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu"
(Isaías 44:20)

.


oooooooooooooooo


Próxima postagem:


"O diário de uma criança que não nasceu"


ooooooooooooo

06 fevereiro, 2009

Mini-textos de maxi-significados 6


Polícia de Chipre acha Bíblia antiga escrita na 'língua de Jesus'


Autoridades do norte do Chipre, região controlada pela etnia turca, afirmam ter apreendido uma Bíblia que poderia ter quase 2.000 anos após uma investigação contra traficantes de antiguidades. O códice está escrito em siríaco, dialeto aparentado ao aramaico falado por Jesus e pelos judeus da Palestina no século I de nossa era. A obra ainda precisa ser avaliada em detalhes por especialistas, mas alguns pesquisadores que tiveram acesso a fotos avaliam que a tinta dourada e a caligrafia sugerem uma idade mais recente, da Idade Média em diante.
http://www.globo.com/ (05.02.09)

.

_____________________________________________________


Foto que tirei do pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo-SP, em 1980. Uma das Kombis amarelas estacionadas era da entidade social que dirigíamos em São Paulo. O pavilhão foi utilizado como estúdio de filmagem de várias produções brasileiras famosas , entre elas "O Cangaçeiro", "Tico-tico no fubá", "Sinha Moça" e outros. Inaugurado em 1949, foi utilizado posteriormente como local para feiras e exposições.


De Wikipedia: A Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi o mais importante estúdio cinematográfico brasileiro da década de 50, tendo sido fundada em São Bernardo do Campo pelo produtor italiano Franco Zampari e pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho, em 4 de novembro de 1949. Alimentada por empresários paulistas, a Vera Cruz existiu durante quatro anos e realizou 22 filmes de longa-metragem, marcando época no cinema brasileiro, considerada o primeiro estúdio em moldes profissionais do país. Seus estúdios de mais de 100.000 m2 ocuparam o que antes era uma granja da Família Matarazzo e receberam material técnico de vanguarda, bem como profissionais do exterior. Todo o investimento se refletiu em prêmios internacionais, como o filme O Cangaceiro, premiado no Festival de Cannes.

_______________________________

Mencionado pela revista The Salvationist: "Não se pode precisar a data desta fotografia de Albert Einstein junto com a banda do Exército de Salvacão de Los Angeles, somente que, nascido em 1879, Einstein emigrou para os Estados Unidos em 1933 e morreu em 1955. Nos últimos anos de sua vida, o gênio declarou: 'Se eu não fosse judeu, seria um quaker'. Outra declaracão sua foi: 'Minha religião consiste na humilde admiração pelo ilimitado espírito superior que se revela nos detalhes que podem perceber nossas fracas mentes. Essa profunda e emocional convicção da presenca de um poder superior de raciocínio, que é revelada neste universo incompreensivel, forma minha idéia de Deus'."

_______________________________________


Este quadro chegou à casa de meus pais na década de 50, presenteado pelos diretores do Lar de Meninos, do qual meu pai era amigo e benfeitor. Lembro-me dele explicando-nos o detalhe do famoso quadro de Jesus batendo à porta, simbolizando a porta do coração. A porta não tem maçaneta do lado de fora, somente do lado de dentro, ilustrando com isso o livre-arbítrio, isto é, a pessoa abre a porta do coração a Jesus se quiser, pois Ele não a força a isso, conforme Apocalipse 3:20: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei, cearei com ele e ele comigo."
Leitor amigo, não viva uma vida esfomeada espiritualmente, mas experimente viver com Jesus o banquete da alma!




_____________________________________

Rindo um pouco...

Esquilos começaram a aparecer à volta de três igrejas da pequena cidade. Depois de muita oração, foi decidido pela primeira igreja que ninguém deveria interferir com a vontade de Deus e afugentá-los dali. Isso fez com que os esquilos se multiplicassem.


Os membros da segunda igreja decidiram que não se poderia fazer mal a essas criaturas de Deus colocando armadilhas para pegá-las, expulsando-as assim da cidade. Os esquilos multiplicaram-se ainda mais.

A terceira igreja foi a única a ser bem-sucedida em afungentá-los: batizaram os esquilos e os registraram no rol de membros da igreja. Agora eles os vêem apenas no Natal e na Páscoa. (Seleções)


_____________________________

Quem foi o maior financista da Bíblia?

Noé. Ele estava fazendo flutuar seu estoque enquanto todos os outros estavam em liquidação.


Who is the greatest financier in the Bible?


Noah. He was floating his stock while everyone else was in liquidation.

_________________________

.
Um homem comprou de um pastor um burro.

O pastor disse-lhe que a única maneira de fazer o burro ir para a frente era dizer "Aleluia!", e a única maneira de fazê-lo parar era dizer-lhe "Amém". O homem viajou com o burro pelas montanhas. Um dia, bem perto de um abismo, tentou lembrar-se das palavras e disse-lhe: "Páre!" Não deu certo e ele tentou "Alto!" enquanto o burro prosseguia mais e mais.

Então rapidamente tentou lembrar-se das palavras: "É algo ligado a igrejas...". Apavorado, vendo o abismo aproximar-se, ele que nunca orava fez uma oração suplicante: "Senhor, faze com que este burro páre antes que eu caia lá embaixo! Amém!" Ao ouvir a palavra amém após a oracão, o burro parou abruptamente. Profundamente aliviado, o homem deixou escapar
um audível A l e l u i a ! ...

_______________________________


Pouco vou a cinema atualmente - na década de 50, sim!! - mas assisti a dois filme de Nicole Kidman, um quando estava na ilha da Madeira e outro quando estava nos Acores. Tempo de sobra, fui aos cinemas dos belos shopping-centers iguais aos do Brasil. Gostei de sua interpretação em ambos os filmes, para logo desistir de assistir a outros estrelados por ela devido aos temas suspeitos, que não faziam absolutamente o meu gênero. Mas na foto ela e o ator de um dos seus últimos filmes, rodado na Austrália, ajudam ao salvacionista australiano a coletar para a obra social do The Salvation Army (Exército de Salvação), imensa naquele país. No momento, salvacionistas estão agindo em todas as frentes diante do maior incêndio de todos os tempos no sul do país-continente.


___________________________________


Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por Alguém que nunca viu. Conversa familiarmente todos os dias com Alguém que não pode ver. Espera ir para o céu pelos méritos de Outro. Esvazia-se para que possa estar cheio. Admite estar errado para que possa ser declarado certo. Desce para que possa ir para o alto. É mais forte quando é mais fraco. É mais rico quando é mais pobre. É mais feliz quando se sente o pior. Morre para que possa viver. Renuncia para que possa ter. Doa para que possa manter. Vê o invisível, ouve o inaudível. E conhece O que excede todo o entendimento.

(Recebido no Orkut e apreciado muitíssimo!)
____________________________________________



1978. Havíamos recebido transferência para trabalhar em Portugal. Diante disso, senti que antes de viver em um outro país deveria conhecer melhor a minha própria terra, no caso o Rio Grande do Sul, que só conhecia na parte leste, perto do mar.
Deixamos as duas filhinhas com a vovó em Pelotas, e saímos em missão evangelística a visitar Santa Maria, Alegrete, Uruguaiana, que faz fronteira com a Argentina, e Quarai e Santana do Livramento, que fazem fronteira com o Uruguai. Na interessante foto, de mãos dadas, a Anneli está em Livramento, Brasil, e eu em Artigas, no Uruguai. Foi missão e passeio inesquecíveis a lugares na fronteira aonde nunca mais voltei. Passeio altamente recomendável!

_______________________________________


A propósito de dois aviões terem recentemente aterrissado na água, nos EUA e na Austrália, salvando assim todos os seus ocupantes, e do verão no Brasil (quem sabe a foto serve como sugestão para uma brincadeira na areia da praia?), publico esta boa história recebida pela Internet:

Um homem conheceu um menino em uma viagem de avião, ao observá-lo numa sala de espera enquanto aguardava o vôo. Na hora do embarque o menino foi colocado na frente da fila para achar o seu assento. Por coincidência, o homem sentou-se ao lado do garoto. Puxou conversa e o menino foi cortês. Depois ficou colorindo um livro. Não demonstrava nenhuma ansiedade. Durante o vôo, o avião enfrentou uma forte tempestade que o fez balançar muito, assustando os passageiros. O menino parecia encarar tudo com naturalidade e continuou a colorir seu livro. Uma das passageiras ao lado perguntou-lhe: Você não está com medo? Não, meu pai é o piloto! Essa resposta serve para fazer-nos pensar. Há situações na vida que nos lembram o avião em turbulência. A sensação é que estamos pendurados no ar sem nada para nos sustentar. Na tempestade a pessoa que tem fé sabe que o Pai Celeste é o Piloto que está no controle. Tenha também este calibre de fé.

________________________________________


















DEUS é a força do Seu povo.