"Promoção à Glória"
General EVA BURROWS
(15.09.29.1929 - 20.03.2015)
Conheci EVA BURROWS (pronuncia-se "Bárôus") quando tive a preciosa oportunidade de cursar o Colégio Internacional para Oficiais (ICO) em Londres, no verão europeu de 1973. Chegando ao Colégio, uma bela mansão vitoriana, ela veio cumprimentar-me à porta. Soube então que era a vice-diretora do Colégio que reunia oficiais que representavam 24 países do mundo salvacionista. Representando o Brasil, estou no meio na última fila.
No scrapbook (álbum de recortes) do Colégio, fui o responsável, juntamente com uma colega, de compor um histórico divertido de nossa turma, a 70a que ocupava o Colégio.
Quem estudou em Sydenham Hill há de lembrar-se deste vitral ao subir as escadarias. Hoje o Colégio está situado no Sunbury Court, o mesmo local onde são eleitos os generais (líderes internacionais) do Exército de Salvação.
A jovem australiana EVA BURROWS estudou no William Booth Memorial Training College, em Londres, nos anos 1950-1951. Muitos oficiais que trabalharam no Brasil ali também foram treinados. Assim, em 1978, no Congresso Internacional que comemorava os 100 anos do nome "The Salvation Army", reunímo-nos ali para uma visita. Nas fotos, em frente às estátuas de William e Catherine Booth, cantamos o hino do fundador, "O Boundless Salvation" (Perdão Infinito, oceano de amor).
________________
Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro.
(Provérbios 18:10)
Em 2003, já vivendo na Finlândia, tive a oportunidade de voltar e hospedar-me no Colégio Internacional em Denmark Hill. Participava de um seminário multicultural e ali fui hospedado. Andando pelos seus prédios e passeando pelos jardins lembrei-me de muitos oficiais missionários que foram ali treinados e partiram para o mundo, inclusive para o Brasil.
Bandeiras de cada turma que ali estudou e estuda ainda estão expostas no grande salão nobre, com capacidade para centenas de pessoas. "Proclaimers of the Faith", à direita, era a "minha bandeira", com o nome "Pregoeiros da Fé" no Brasil, onde fui treinado. A bandeira bem próxima, "Ambassadors","Embaixadores", é a bandeira de dois conhecidos que ali estudaram de 1950 e 1951, EVA BURROWS e Carl S. Eliasen, que foi o diretor do Colégio de Cadetes onde estudei em São Paulo, em 1964-65.
Não tenho a foto da sessão dos "Ambassadors" (Embaixadores), de EVA BURROWS e Carl Eliasen, mas tenho esta em que alguns cadetes são muito familiares...É a sessão "The Faithfull" (Os Fiéis), cujo diretor foi o General F. Coutts. Aí estão John Larsson, o compositor dos famosos Musicais, que se tornou também General (na última fila); no centro, John Fisk, o oficial que, trabalhando em minha cidade, ofereceu-me um "Brado de Guerra" em um bar, primeiro passo para meu ingresso no ES; e mais à direita, Samuel Eliasen, meu concunhado; Ernest Hofer, colega hoje aposentado na Suíça, e William John Jones, missionário que trabalhou muitos anos no Brasi, chegando a ser Chefe Nacional e hoje vivendo na Inglaterra.
_____________
Passaram-se muitos anos e só fui rever EVA BURROWS em 1996, quando minha esposa e eu voltamos a trabalhar no Quartel em São Paulo, nossa sede nacional. Convidada especial como palestrante do Congresso Internacional da Igreja Metodista no Rio de Janeiro, reservou alguns dias para visitar o nosso Exército de Salvação em São Paulo, como general aposentada, no tempo quando era o Chefe Nacional o Coronel David H.Gruer. Anneli foi sua intérprete particular em todas as reuniões do evento.
O Coronel David Gruer apresentando a ilustre visitante no Corpo do Bosque, Torben Eliasen, que a interpretou no púlpito e, à direita, o saudoso Coronel Alexandre Lopes, Secretário em Chefe, e sra.
Visitando cada departamento do Quartel Nacional, EVA BURROWS passou pelo nosso, de Literatura e Publicações. Quis ser fotografada com Anneli, que no início da década de 70, trabalhando em Nova York, levou-a para visitar instituições voltadas para a recuperação de dependentes de drogas. Ao final da visita, ela e minha esposa almoçaram juntas.
Velhos conhecidos, foi tão bom rever a vice-diretora do ICO, agora no Brasil!
__________________
Algumas lembranças no mínimo divertidas...
Em 1973, em visita de nossa turma do ICO a Sunbury Court - onde candidatos ingleses ao oficialato se reuniam para ensaiar o musical "Espírito" - EVA BURROWS dirigiu uma reunião internacional. No programa, o Capitão Paulo Franke cantaria uma música brasileira....Cantei em português naturalmente, uma música de Simonal, com muito "balanço": Descendo a rua da ladeira só quem viu é que pode contar; cheirando a flor de laranjeira, Samarina... Terminada a minha tarefa, aliviado, sentei-me e Eva me chamou para que traduzisse a música... Problema à frente... resumi que era "sobre uma moça que um rapaz amava e tal e tal"... Todos riram e Eva parecia espantada. Mas John Larsson, que foi criado no Chile veio ao meu socorro elogiando a música no estilo sul-americano! Uff...
Dias depois nossa turma assistia ao marcante musical ESPÍRITO no Regent Hall. Sentado ao lado de Giselle Gowans, que da galeria acompanhava o script e as músicas, no final da apresentação, esqueceu na cadeira o importante material. Peguei-o e entreguei-o à EVA BURROWS para que devolvesse à Giselle. Se entregara ou só fizera cópias nunca soube, mas na semana seguinte cantávamos as principais músicas do abençoado musical, que levamos cada um para os nossos respectivos países. Quando o General John Gowans visitou a Finlândia, contei à sua esposa Giselle o ocorrido e ela riu bastante!
EVA BURROWS gostava muito do meu testemunho, principalmente da parte -um dos passos para o meu ingresso no ES - que mencionava o filme, rodado na Austrália, sua terra, "Hora Final" (On the Beach), baseado no livro de Nevil Shute, um autor australiano. Quando a encontrei pela última vez, em que foi a palestrante no Congresso da Noruega, em 2008, fui convidado a um almoço para os delegados visitantes. A comida foi servida na grande mesa e quando EVA BURROWS entrou e me viu foi contando parte do meu testemunho, o do filme em que o ES aparecia nas cenas finais rodado na Austrália. Imaginem, sua memória em lembrar!! O CT da Noruega, que trabalhara também na Finlândia, Carl Lydholm, comecou a fazer sinais insistentes atrás dela para que eu a mandasse parar, pois a comida estava esfriando... Tarefa impossível: comemos comida fria (não é que na nossa idade um bom papo é muito mais importante do que uma boa papa? rsrsrs).
_____________________
Voltando à visita em 1996...
Quando publiquei sua visita no "Brado de Guerra", fotografei alguns souvenirs que tenho até hoje e escrevi como subtítulo: Como um bumerangue, retornou ao nosso país, como um ursinho coala, cativou a todos, como um canguru, demonstrou agilidade surpreente ao cumprir um extenso programa entre nós.
A reportagem no "Brado"...
EVA BURROWS foi a 13a General do Exército de Salvação mundial. Orgulho-me de, a partir de Wilfred Kitching, o sétimo, ter conhecido pessoalmente a cada um...
... inclusive o General atual, André Cox, que foi CT na Finlândia em anos recentes. Na foto do ano passado quando visitou a Austrália e homenageou a General EVA BURROWS, vivendo em sua terra natal.
"Eu sonho com um Exército espiritualmente vibrante - forte biblicamente - culturalmente sensível - evangelicamente apaixonado - com a comunidade preocupado - e cheio do Espírito Santo." - General Eva Burrows.
__________________________________
L I N K S
Ao anunciar sua "promoção à glória" no Facebook ontem, mencionei:
Que descansa em paz a valorosa guerreira e embaixadora por Cristo, cujo grande feito foi, quando general,"ressuscitar" o trabalho salvacionista na Rússia e nos países ex-comunistas, no início dos anos 90, fechados desde a implantação do comunismo!
O Congresso na Noruega em 2009:
http://paulofranke.blogspot.fi/2008/09/de-trem-pela-europa-14-oslo-noruega.html
A General na Wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eva_Burrows
Veja-a e ouça em um video quando foi eleita general:
https://www.youtube.com/watch?v=WJKCrVyG5IQ
_____________________
Quando a revista salvacionista em português, RUMO, publicar sobre sua "promoção à glória", ontem ocorrida, quero lembrar-me de publicar aqui a notícia que certamente virá acompanhada do histórico de vida da serva de Deus.
"Bem-aventurados os mortos, que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham."(Apocalípse 14:13)
___________________