Paulo Franke

27 novembro, 2019

Filme "David e Betsabá" (Twentieth Century Fox)



Esta tarde, enquanto a neve cai, convida ou não para assistir a um filme antigo? Foi o que eu fiz. 
Entre os DVDs da minha coleção, escolhi um filme bíblico que não considero "lenda" como está escrito no verso do DVD, mas uma história bíblica de peso com um final feliz.


Se fosse lenda não abençoaria a milhões de leitores da Bíblia que, em uma vez ou outra na sua vida, tiveram de orar este Salmo 51, de Davi, e receber do Senhor o perdão para seguir adiante em vitória.


Convido o leitor do meu blog a ambos: 
adquirir o DVD e ler o Salmo 51, bênção pura!

_____________________



O que dizer do conhecidíssimo ator Gregory Peck, que interpretou Davi?
Brinco que temos algo em comum... casamos com finlandesas, eu com Anneli Hämäläinen e ele com Greta Kukkonen, com quem teve dois 
filhos.


Mas a minha maior conexão com o ator reside no fato de que o filme "A Hora Final" (On the Beach), acima, foi usado por Deus para trazer-me para o Exército de Salvação, onde permaneço até hoje, aposentado.
(ver link abaixo)



Aconselho aos leitores que não falam inglês buscarem uma tradução para o link acima, que mostra a tragédia cinematográfica real, quando quase todo um elenco do filme acima, inclusive Susan Hayward (a Betsabá), e outros artistas conhecidos, foram acometidos de câncer por terem participado do filme, cujas locações foram feitas em um deserto contendo alto teor de radioatividade. Lamentável!


________________________________


Enquanto finalizo esta postagem (foto), a neve continua a cair, prenunciando um inverno bem rigoroso que teremos na Finlândia.

_____________________________

Obrigado pela preciosa atenção a esta postagem!

_____________________________

20 novembro, 2019

"O maior espetáculo da terra"/"The greatest show on earth"

Na tarde cinzenta, típica do mês de novembro aqui na Finlândia, passando os olhos na minha coleção de DVDs, chamou-me a atenção o filme "O maior espetáculo da terra", assistido nos anos cinquenta em algum cinema de minha cidade.


Não me lembrava de que o filme era do grande Cecil B.DeMille filho de pais judeus-alemães - destacado por películas bíblicas que fizera (uma delas "Sansão e Dalila"). No estúdio da Paramount Pictures, em Hollywood, fotografei o quadro em que aparece junto a Charlton Heston, o grande Moisés do seu filme"Os Dez Mandamentos", anos antes o Brad, diretor do grande circo de "O maior espetáculo da terra". 

"A maior arte do mundo é a arte de contar histórias."



Betty Hutton foi a estrela do filme, magnífica em seu desempenho. Não me lembro de ter assistido a outro filme com ela. Quando vivemos em Massachusets (anos 80) recordo-me de ter lido nos jornais que sua formatura em psicologia acontecia em uma cidade próxima à nossa. Hoje por certo eu iria vê-la. Obscura nos anos 70, um padre ajudou-a a se livrar de problemas emocionais.


O grande ator James Stewart fez o papel dramático do palhaço que se escondia na sua maquiagem para não ser reconhecido como o médico que matara sua mulher, o que acontece no final quando foi descoberto e preso.



Naturalmente me lembrei de vê-lo desfilando como o patrono na Parada das Rosas (Rose Parade) naquele 1 de janeiro de 1982, em Pasadena-CA.

----------------------------

Interessante isto, do Google.com:

Em 1951, enquanto a MGM lançava Quo Vadis, a Fox produzia David e Betsabá. Em 1953, a mesma MGM realizou O Manto Sagrado (hoje lembrado mais por ser o primeiro filme a usar formato cinemascope), e no ano seguinte, sua continuação, Demetrius e os Gladiadores. Para não ficar para trás, em 1954 a Warner lançou O Cálice Sagrado. Em 1956, Cecil B. DeMille e a Paramount resolveram refilmar Os Dez Mandamentos. O ápice dessa onda chegou em 1959, com o lançamento de Ben-Hur pela MGM, com Charlton Heston como Ben-Hur.

_____________

Circo

... Quem não assistiu a uma sessão na infância?
Em nossa cidade havia um campo perto de nossa casa onde com certa frequência era armada uma tenda de circo. E no domingo era a nossa vez de assistir ao, na nossa imaginação, "maior espetáculo da terra". Fui a última vez a um circo quando moramos em New Jersey para que meus filhos vissem algo já em extinção. Uma mulher pendurada pelos cabelos e girando é a última lembrança de algo que vi em um circo.

_____________________

Em 1961, houve a maior tragédia já registrada em um circo... um grande incêndio criminoso em um circo na cidade de Niterói-RJ (veja em Google.com detalhes dramáticos do ocorrido). 503 pessoas morreram e 800 ficaram feridas. Meu sogro (na foto com Anneli, minha esposa), que era o líder do Exército de Salvação no Rio de Janeiro, com sua equipe de salvacionistas trabalhou arduamente no socorro às centenas de famílias enlutadas.


_____________________________

L i n k

Ouça a música-tema do filme, muito tocada nas emissoras radiofônicas, o que era costume após filmes de destaque. Na Rádio Pelotense era apresentado o programa de grande audiência: "Do filme que passou, a melodia que ficou", que consistia em o ouvinte escrever uma carta sugerindo a música.

https://www.youtube.com/watch?v=XXf_LdHw3RY

Assista ao trailer do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=8GJHCicaOs0

O megalomaníaco empresário Brad Braden (Charlton Heston), proprietário de um circo chamado ''Ringling Brothers and Barnum & Bailey", deseja organizar mais uma temporada de sucesso. Para isso, ele contrata um famoso trapezista conhecido como "O Grande Sebastian" (Cornel Wilde). Porém, Braden e Sebastian logo se tornam rivais, pois disputam o amor da também trapezista Holly (Betty Hutton). Enquanto isso, Braden precisa cuidar de toda sua trupe, que inclui um procurado pela polícia que agora se apresenta como palhaço (James Stewart) e um domador de elefantes cruel (Lyle Bettger).


________________________________________________