Paulo Franke

28 fevereiro, 2011

Carnaval - Quando as máscaras caem... - O palhaço

Uma postagem noir...



Quando as máscaras caem...

Chamad@ Urgente

Uma vez por ano elas submergem – pessoas modernas – no anonimato das máscaras sem nome. Uma vez por ano elas querem gozar, como desconhecidas, aquilo que a vida oferece. Uma vez por ano elas se livram das amarras da responsabilidade, das preocupações e da autodisciplina. Mas como passam rapidamente os dias de divertimento sem controle! A toda bebedeira segue uma ressaca; todos que usam máscaras serão desmascarados.

Existe alguém que não se deixa enganar pela tua fantasia. Alguém diante de cujos olhos de fogo não existem pessoas atrás das máscaras. Os olhos do Deus vivo e santo vêem todas as coisas. Eles te seguem sempre e em todos os lugares!

Na Bíblia está escrito:
Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando levanto... Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos... Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também... Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te são escuras: as trevas e a luz são para ti a mesma coisa (Salmo 139).

Também na balbúrdia do carnaval, os olhos de Deus te observam. Mesmo que submirjas, mesmo que nenhuma pessoa te identifique – Deus te reconhece! Ele sabe a respeito de tudo que fazes. Diante dele, têm que cair todas as máscaras!

Permite-me perguntar-te: como ficas depois da folia do carnaval? Sinceramente, não te iludas! Não é assim: teu coração está vazio, ficas mal-humorado, tu te sentes miserável. A vida ficou monótona e vazia. Restou somente um gosto amargo. O tempo do carnaval veio a ti em vestes de alegria, mas sempre lhe seguem vultos vestidos de preto. Trata-se das aflições, das dores de consciência, do sofrimento e do desespero.

Feliz de ti se capitulares hoje diante de Deus! Feliz de ti, se cair tua máscara! Pois Deus te faz uma oferta. Se quiseres, ainda hoje ele te dará alegria pura e verdadeira, que não tem nada em comum com a alegria “mascarada”. Trata-se de uma alegria que poderás levar para tua vida diária. Tu te sentes sujo e manchado pelo pecado? Está o teu coração decepcionado e vazio? Então vem a Jesus Cristo, o Filho de Deus.

A Bíblia diz:

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16).

...o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado (1 João 1.7).

– Deus diz: Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi (Isaías 44.22).

Virá o dia em que todas as pessoas do mundo terão que comparecer ao juízo de Deus:

...para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Filipenses 2.10-11).

Esse será o dia em que o Deus santo arrancará dos rostos dos homens as máscaras da justiça própria, do orgulho e da altivez. De que maneira terrível aparecerá então a pecaminosidade e pobreza de uma vida desperdiçada! Por isso, deixa desmascarar-te hoje por Deus. Aceita a graça de Deus, que te é oferecida em Jesus Cristo.

Hoje Ele quer ser teu Salvador, amanhã talvez já seja teu Juíz! Aceita na fé o perdão dos pecados através do sangue de Jesus Cristo. Inicia hoje uma nova vida com teu Deus, uma vida de que não te precisarás envergonhar na Eternidade!

Y. M. - Extraído do Folheto Quando as Máscaras Caem...


O carnaval pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e, termina, quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.. Aos poucos, ao longo dos séculos, a festa vai tomando um rumo bastante mundano.

Com a chegada do cristianismo, a festa passou a ser regida pelo calendário lunar. Até hoje o ano litúrgico, o mesmo utilizado pela Igreja Católica, é que determina quando deve ser realizado o carnaval. A data do carnaval variará com o dia em que será comemorada a Páscoa, que também é uma data variável, pois varia de acordo com a fase da lua cheia.

A Igreja procurou dar um cunho religioso às festividades mundanas e, então, instituiu a liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, antes da chegada do tempo de penitência, a Quaresma. Assim, surgiu a "carne vale". A "carne vale", também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da Quaresma (período em que os cristãos se preparavam para celebrar a Páscoa; uma data muito importante dentro do calendário religioso).
Durante os quatro dias da "carne vale" os cristãos comiam carne como uma forma de despedida deste alimento, porque em seguida ficariam quarenta dias (os quarenta dias da Quaresma) sem comer carne, como forma de penitência e preparação para a Páscoa.

De Google "Canto da Paz


É uma perfeita ilusão imaginar que certas pessoas que passam a vida a soltar gargalhadas e a entreter-se gozam de uma vida perfeita. Risadas altas e pilhérias vãs são, muitas vezes, o invólucro de que Satanás se serve para esconder a tristeza que devora os corações de seus escravos.

Certo homem foi ter, um dia, com um médico a fim de consultá-lo. Queixou-se de uma melancolia por tal forma angustiosa e acabrunhadora que a vida se lhe ia tornando rapidamente insuportável.

O médico examinou-o cuidadosamente. Por fim, disse-lhe que não tinha enfermidade nenhuma e que de nada precisava senão de algum divertimento. "Leia qualquer romance pilhérico. Será este o melhor remédio para o seu mal."

O homem sacudiu a cabeça negativamente, como que pondo em dúvida a receita do médico. "Bem, então vou dar-lhe outra receita: vá a tal teatro que verá em que instante ficará livre dessa sua tristeza."

Nova negativa da parte do consulente, que parecia já haver experimentado tudo isso. "Nesse caso," disse o médico, "resta um só meio que poderá ajudá-lo a sacudir de si essa melancolia. Se falhar, fico com os meus recursos esgotados. Mas não há de falhar, tenho certeza."

"Vá ver e ouvir o notável palhaço que chegou com o circo e que está atraindo multidões de pessoas. Há de sair completamente curado."

"Ah! doutor!", exclamou o pobre homem com a sua voz repassada de angústia desoladora. "Estou perdido! Aquele palhaço sou eu!"

Autor desconhecido (?)

Alinhar à direita
Gozos da terra, adeus, tenho Jesus.

Paz e perdão são meus, tenho Jesus.

Aqui só posso ter breve, fugaz prazer,

Que ali vou esquecer. Tenho Jesus.

*

Minha alma não tenteis, tenho Jesus.

Sirvo ao melhor dos reis, tenho Jesus.

Festas do mundo, adeus, falsos os gozos teus,

Meu regozijo é Deus! Tenho Jesus.

*

Vida mortal, adeus, tenho Jesus.

Rejeito os braços teus, tenho Jesus.

O Bem-amado achei, meu coração Lhe dei,

NEle me alegrarei! Tenho Jesus.

*

Cantado com a música "Santa Luzia"


______________________________________

L i n k

Sobre o carnaval, um dos poucos poemas que escrevi:

http://paulofranke.blogspot.com/2007/02/o-dia-seguinte.html

24 fevereiro, 2011

... And the OSCAR goes to:... (Entrega do Oscar)

Tudo pronto para a edição 83 da entrega do Oscar, prêmio máximo da Academia de Cinema de Hollywood, no Kodak Theatre.

Dependendo de onde vivem. nesta segunda-feira muitos estarão sonolentos no trabalho ou na escola, por terem passado longas horas da noite anterior assistindo ao programa que é visto por milhões de pessoas no mundo inteiro.

Longo e largo tapete vermelho, entrada de gente ligada ao cinema, vibração dos fãs nas arquibancadas, expectativa dos que receberão a famosa estatueta, é uma festa repetida a cada ano nesta época, este ano prometendo novidades na sua apresentação.



Com o amigo que me mostrava Hollywood na década de 80, do seu carro fotografei o prédio que fora um cinema famoso. Na noite anterior assistíamos ali não a um filme, muito menos à entrega do Oscar, mas a uma reunião do Exército de Salvação, que adquirira o local .

Muitos artistas famosos, iluminados por potentes holofotes, entraram outrora naquela casa de espetáculos para assistir a estréia de seus filmes. Hoje, Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, é ali exaltado, os Seus ensinamentos difundidos e trabalho social feito em Seu nome aos carentes de Hollywood.

Mas converter lugares e transformá-los em locais de pregação do Evangelho é algo ligado aos primórdios do Exército de Salvação. O fundador William Booth muitas vezes esperava que um baile acabasse para colocar cadeiras no salão e ali fazer reuniões que culminavam com dezenas e mesmo centenas de conversões.
.
O medalhão, acervo do museu salvacionista em Londres, marca a "captura" da Taverna da Águia e do Teatro Grego pelo Salvation Army, em
10 de agosto de 1882.



Na Holanda, um antigo teatro de péssima reputação foi adquirido por crentes consagrados e ali acontecem reuniões de evangelismo onde muitas pessoas são salvas, em plena zona de meretrício.

Não vamos tão longe... no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde está situado o Corpo Central do Exército de Salvação, há um cinema transformado em templo evangélico que atrai mais pessoas do que quando exibia filmes pornográficos. Na grande cidade são inúmeros os "cinemas convertidos" e penso existir um número mais e mais crescente pelo Brasil afora.


Na Europa, um trem da linha transiberiana que por décadas atravessou a Rússia divulgando o comunismo,na década de noventa foi alugado por evangélicos escandinavos que percorreram milhares de quilômetros até a Sibéria pregando as boas novas do Evangelho de Jesus Cristo. Ao longo da extensa trajetória, um povo ávido pela Palavra que lhes fora negada por tanto tempo escutou-a livre e alegremente, quem sabe também em cinemas convertidos em templos anos mais tarde.

Na foto estou em pose de brincadeira à entrada do prédio onde viveu Lenin, em Helsinki (uma placa menciona o fato e a data), em um tempo quando, como estudante, iam-se formando as idéias de transformar seu país em uma nação marxista, o que de fato aconteceu engolfando todos os outros que faziam fronteira com ela, formando assim a União Soviética. A Finlândia foi a exceção: fazendo fronteira com a Rússia, jamais se tornou comunista. E hoje, ao lado da casa onde viveu o estudante Lenin e seus livros, existe a maior livraria evangélica da capital finlandesa, pertencente à Igreja Pentecostal.

"Vinte e cinco anos depois da morte de Voltaire, que se jactava de sua incredulidade e que morreu em agonia e desespero, a Sociedade Bíblica de Genebra adquiriu a casa onde ele viveu e nela instalou um depósito de Bíblias" - li a nota histórica em "Mensagem da Cruz".

É o bem vencendo o mal. É Satanás curvando-se diante de Jesus. É a vitória do Evangelho que "vai bem, muito obrigado!" Se em alguns rincões deste mundo a Igreja de Jesus Cristo sofre perseguições, enfrenta dificuldades e grandes desafios, em outros expande-se de forma assombrosa!

Voltando ao Oscar, sua entrega é precedida das palavras "... E o Oscar vai para (... And the Oscar goes to...)", em lugar do tradicional "... E o vencedor é...(... And the winner is...)", de fato um sinônimo.Negrito

Um coro de louvor de Ademar de Campos fecha esta postagem com tom vitorioso:
.

A vitória é daquele que contemplar/ Ao Cordeiro, Cristo Leão da Tribo de Judá/ Que foi morto e com Seu sangue pode então comprar/ Homens que com Ele sobre a terra vão reinar.
.

A vitória é daquele que O adorar/ Pois com Ele no seu trono se assentará/ Se a Jesus seguir e for por onde Ele andar/ No monte santo um novo canto entoará.

A vitória do Senhor é certa, aleluia!/ Com o sopro de Sua boca, sim, destruirá/ O inimigo anti-Cristo que não resistirá/ Jesus Cristo Rei dominará!

.

E você, leitor, pertence a este lado vencedor?

________________________________________

L i n k s

Minha visita a Hollywood

http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/em-hollywood.html

Dois filmes, brasileiro e finlandês, que não ganharam o Oscar...

http://paulofranke.blogspot.com/2010/03/dois-filmes-finbra-que-nao-ganharam-o.html

_________________

Próxima postagem:

Ação de Emergência do ES no Rio, Austrália e Nova Zelândia (assim que obtiver as fotos da última).

19 fevereiro, 2011

Quase suspense... A PISCINA


Penso nunca ter publicado esta foto que tirei no Egito, de uma bela e tranquila piscina à beira do não menos belo rio Nilo, ao fundo (contrastando com a atual situação do país...). Talvez por esperar uma boa oportunidade é que ainda não a tenha publicado no meu blog. Esta oportunidade chegou, por duas razões:

- por ver tantas piscinas nas fotos de amigos, em férias no forte calor do verão brasileiro deste ano...

- porque recebi recentemente uma história em forma de powerpoint que, reconheci, também traduzimos e a publicamos no jornal do Exército de Salvação de fevereiro de 1982, há 30 anos, porém de mensagem sempre atual!


Um amigo jornalista tinha o hábito de visitar uma piscina interna toda a quinta-feira. Havia um certo homem que ele encontrava na piscina e que sempre o intrigava. Esse homem sairia da cabine com seu calção de banho, dirigia-se para a borda da piscina e mergulharia a ponta do pé na água. Então se encaminharia para o mais alto trampolim e daria um magnífico salto, nadando em seguida, em esplêndida forma.

Era difícil para o meu amigo compreender por que um nadador e mergulhador tão experimentado teria o hábito de um principiante, mergulhando a ponta do pé na água. Certa noite tomou coragem e perguntou-lhe por que procedia assim.

O homem sorriu e respondeu: "Suponho que seja por força do hábito; entretanto, há uma razão e eu vou contá-la."

Ele era um instrutor de um grande colégio para rapazes. Seu trabalho era ensiná-los a nadar e mergulhar. Ele estava na piscina quase todo o dia e conheci-a centímetro por centímetro.

Certa noite, não conseguindo conciliar o sono, decidiu nadar, pensando que o exercício ajudaria a combater sua insônia.

"Não acendi as luzes da piscina", continuou, "pois conhecia cada centímetro do local, e a parede e o teto eram de vidro. A lua brilhava através dele, projetando a sombra do meu corpo na parede do outro lado. Meus corpo e braços formavam um perfeito sinal da cruz. Não posso explicar-lhe por que não mergulhei naquele momento; não pressentira perigo algum.

"Ao olhar para a sombra da cruz, comecei a pensar na cruz de Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão. Surpreendi-me, no entanto, ao estar repetindo as palavras de um hino que aprendera quando ainda era menino: Foi na cruz, foi na cruz onde, um dia, eu vi meu pecado castigado em Jesus; foi ali, por fé, que os olhos abri e agora me alegro em Sua luz!

"Não posso dizer-lhe quanto tempo permaneci ali ou por que não mergulhava. Desci e encaminhei-me à escada de acesso à piscina, que chegava até o fundo, e comecei a descê-la. Cheguei ao fundo e meus pés tocaram o chão frio de concreto da piscina. Na noite anterior, o zelador havia esvaziado-a para limpeza e eu não sabia. Compreendi, então, que se tivesse mergulhado teria sido o mergulho para a morte.

"A cruz na parede", acrescentou, "salvou-me naquela noite. Fiquei tão agradecido a Deus por ter poupado a minha vida que me ajoelhei no frio ladrilho e pedi a Jesus Cristo salvar a minha alma. Experimentei uma libertação dupla naquela noite. Essa, senhor, é a razão pela qual sempre coloco o meu pé na água antes de mergulhar."

John Thompson, Council Fires.


_________________________________________

Próxima postagem neste blog:

Ação de Emergência do Exército de Salvação diante das tragédias

... no Rio de Janeiro

... na Austrália

... na Nova Zelândia

17 fevereiro, 2011

Fome de viver (versus) Fome de morrer

FOME + +DE + + VIVER...






Catherine Reddoch tem 100 anos. Todos os dias, religiosamente, a idosa escocesa faz uma caminhada de 4 quilômetros e meio, indo e voltando. Não se trata, genuinamente, de um exercício. O que move Catherine é o estômago. A primeira parte do "passeio" diário com ajuda de andador a leva a uma lanchonete do McDonald's de Matamata, na Ilha Norte (Nova Zelândia).

Ela percorre o mesmo trajeto há 22 anos para ganhar um cheeseburger e um chocolate quente grátis no almoço. Oferta da casa.

Tudo começou em 1989, quando o marido de Catherine, herói da Segunda Guerra Mundial, faleceu, segundo reportagem do "Daily Record", da Escócia. Durante o trajeto até a lanchonete, Catherine para algumas vezes para conversar com conhecidos na rua. Mas nunca desiste de completar a "prova" que dura, em média, uma hora para ir e outra para voltar.

A escocesa gosta do seu cheeseburger sem molho e salada. Desde que começou a aproveitar a oferta do McDonald's, Catherine já comeu mais de 8.000 sanduíches. Ela sempre se senta à mesma mesa, que fica reservada para Cat, como é mais conhecida. "Eu amo o meu cheeseburger. E nunca pago por ele. Talvez seja por isso que eu goste", contou.

Extraído da globo.com de 17.02.11

Do autor do blog: Os escoceses têm a fama de serem hiper econômicos!!

+ + + + + + + + + + v e r s u s - - - - - - - - - - - - - - - -
Negrito

F O M E - - D E - - M O R R E R



O "Pico dos Suicidas", localizado em Ashizuri, Japão, à beira-mar, como o próprio nome sugere, tem sido palco de inúmeros suicídios através dos tempos.

No trágico lugar, o Exército de Salvação colocou uma tabuleta que se tem mostrado grandemente benéfica. A inscrição é a seguinte:

"Espere um momento! Não se mate! Entre em contato com o Exército de Salvação. Nós podemos ajudar você. Deus é amor."

"O Exército começou as suas operações no país em 1895. Entre diversos destacados japoneses que foram atraídos à nossa obra, o que mais se distinguiu foi o Comissário Gumpei Yamamuro, proeminente evangelista e autor, cujo livro 'O Evangelho do Povo Comum' (The Common People's Gospel) tem sido reimpresso por mais de 500 vezes." (Year Book 2011)



)(

)(

)(

Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28)

Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram, eis que se fizeram novas. (2 Coríntios 5:17)

+++++++++++++++++++

15 fevereiro, 2011

Visitando meu amigo sobrevivente do Holocausto...

Meu amigo Franck Mayer faleceu no primeiro semestre de 2012. Que Deus o tenha!
_____________________________

http://paulofranke.blogspot.com/2008/04/mayer-franck-ontem-auschwitz-hoje.html

Muitos leitores certamente se perguntam como estará passando Mayer Franck, que foi alvo de minha postagem, em abril de 2008, intitulada Mayer Franck - ontem Auschwitz, hoje Finlândia. De repente, será interessante conhecer inicialmente sua história através do link acima antes de ler o texto abaixo, sobre a visita que fiz, na semana passada, a este querido amigo, o único sobrevivente de um campo de concentração ainda vivo na Finlândia.



Por algum intervalo de tempo não tendo notícias dele, soube que vive atualmente no Sara Koti (Lar Sara), entidade que abriga pessoas judaicas da terceira idade, na capital Helsinki. Não hesitei e no dia seguinte fui visitá-lo, encontrando-o bem disposto tomando o seu café da tarde em companhia de outros internos do Lar.


Naturalmente mais envelhecido e agora recluso a um Lar, o número de identificacão dos prisioneiros de Auschwitz, bem nítido desde a Segunda Guerra Mundial, permanece no braço do meu tair fraind (caro amigo em iídiche).



Esqueci-me de perguntar se é levado aos sábados à Sinagora de Helsinki ou o rabino vai ao Lar atender espiritualmente aos internos.




Diante da Sinagoga de Helsinki, na foto de 2008, ao escrever recordo-me de que ir a Israel visitar sua filha era uma das grandes alegrias de Mayer... Voltará ele um dia à sua amada Eretz Israel?



Não me lances fora no tempo da velhice; quando minha força for esvaindo, não me abandones...


Ó Deus, tu me ensinaste, desde minha mocidade, e até agora eu declaro tuas maravilhas.


E até mais velho, de cabelos brancos, ó Deus, não me desampares.



Ainda estou pobre e necessitado; apressa-te em meu auxílio, ó Deus. Liberta-me, Senhor, não demores.

Trechos dos Salmos 70 e 71 da Bíblia com ajudas adicionais, traduzida em português das Línguas Originais Hebraico e Grego. Editoração Alfalit Brasil. Impresso em Estocolmo - Suécia.

___________________________________________________________

Uma coleção imperdível de CDs sobre o Holocausto - Simon Wiesenthal Collection - narrada por artistas de Hollywood:

.
http://paulofranke.blogspot.com/2010/07/artistas-narram-holocausto-simon.html


*Eu nunca me esqueci de você (narrado por Nicole Kidman)

*Ecos que permanecem (narrado por Martin Landau)

*O longo caminho para casa (narrado por Morgan Freeman)

*Heróis inesperados (narrado por Ben Kingsley)

*Genocídio (narrado por Elizabeth Taylor e Orson Welles)

*Liberação (narrado por Whoopi Goldberg e Patrick Stewart)

*Sempre novamente (narrado por Kevin Costner)

*Em busca da paz (narrado por Michael Douglas)
_____________________________________________

11 fevereiro, 2011

Hollywood Stars Crianças 1 - Joseph Cotten - Leslie Caron


Introdução à nova série ocasional "Hollywood Stars Crianças", dedicada a todos os meus amigos, em especial aos meus amigos cinéfilos.

A idéia desta nova série no meu blog nasceu ao lembrar-me do aniversário de minha irmã mais velha, amanhã. Em um sentido, é o meu presente a ela! Para incrementar esta idéia... a foto acima tirei hoje pela manhã, e será o "brand" da série.

Contraditoriamente, um filme a que assisti me fez deixar de ir a cinema, eu que, como adolescente na década de 50, chegava a ir quatro vezes por semana aos cinemas de minha cidade, Pelotas-RS, ao Avenida, ao Capitólio, ao Guarany e ao Sete de Abril, com seus telões gigantes.

Um dia, porém, vendo o Exército de Salvação em mais um filme - A Hora final (On the beach) -senti fortemente que um dia pertenceria a este movimento, no qual estou desde 1962.

Graças a Deus, dono de uma memória fotográfica, lembro-me dos filmes inocentes a que assisti, do seu enredo e dos seus artistas. E porque filmes dos "anos dourados" estão em moda novamente, através de DVDs, neste meu blog eclético de vez em quando enfoco a "sétima arte", como assim o cinema era conhecido (veja links abaixo).

No final deste mês haverá mais uma entrega de Oscars da Academia de Cinema de Hollywood. Desligado quase que totalmente do cinema atual, mantenho-me acordado principalmente para assistir aquela parte que mostra os artistas que morreram desde a última entrega. E sempre há artistas "conhecidos" na lista.

Não darei dados biográficos completos dos enfocados nesta série, pelo contrário, rápidos comentários. Quero, sim, sempre obter uma foto de quando eram crianças.

E inicio com comentários sobre JOSEPH COTTEN, o artista preferido de minha irmã, com dados extraídos da coleção da revista CINEMIN, dos anos 50, que ela me presenteou na última vez em que a visitei. As fotos de Joseph Cotten e de Leslie Caron são de MANCHETE (Camera Press) "Eu sou você ontem".





Joseph Cotten nasceu em Petersburg, Virginia, em 15 de maio de 1905. Foi nos tempos do ginásio que ele se convenceu de que tinha jeito para a "ribalta"; e logo após completar o curso conseguiu que o pai o mandasse estudar arte dramática numa escola de Washington. O dItálicoinheiro que recebia, porém, não era suficiente para se manter por isso jogava futebol americano e cada tempo que jogava lhe rendia vinte e cinco dólares. Após receber o diploma da escola dramática, foi para Nova York, onde vendeu tintas à base de comissão, e conseguiu ganhar trinta a quarenta dólares por mês. Posteriormente fundou a Tip-Top Salad Company e quando foi fechada a fábrica de batatas fritas, tornou-se agenciador de anúncios para o Miami Herald, ocasião quando começou a trabalhar no teatro. Conhecendo Orson Welles, trabalharam juntos no rádio e depois no teatro. Participou do filme "Cidadão Kane", dando início à sua longa carreira.

Joseph casou-se em 1960 com a atriz inglesa Patricia Medina, que foi casada pela primeira vez com Richard Greene. Patrícia ainda vive, mas Joseph morreu de pneumonia, com 88 anos, em 6 de fevereiro de 1994, em Los Angeles, CA.


Minha irmã deu-me algumas das fotos de artistas que recebia diretamente dos estúdios americanos - uma delas a de Joseph Cotten - passatempo típico dos jovens dos anos 50 que foi o meu também (ver link) .

Gaslight, filme noir de 1944 que interpretou com Ingrid Bergman, Charles Boyer e Angela Lansbury, esta com apenas 18 anos. Um filme de suspense imperdível!





Se Joseph Cotten era o astro preferido de minha irmã, Leslie Caron era a minha atriz favorita.

LESLIE CARON nasceu em 1 de julho de 1931, em Boulogne-Billancout, França. É filha de Claude Caron, um químico industrial, e de Margaret Petit Caron, filha de franceses, nascida nos EUA sendo ela mesma uma ex-dançarina.

Quando os aliados desembarcaram na Normandia, Leslie foi enviada para a casa de seus avós, em Cannes, lá ficando até Paris ser libertada. Aos 16 anos foi selecionada para dançar no Ballet de Champs Elysses. Depois de três anos com esse grupo de prestígio, foi descoberta por Gene Kelly enquanto o famoso ator dançarino assistia a um espetáculo do grupo. Impressionado com a dançarina, foi aos bastidores cumprimentá-la. Mas Leslie, que era extrememente acanhada, ao ouvir que Gene queria ser apresentado a ela, saiu de mansinho do camarim e correu para casa. Na primavera de 1950, porém, Gene Kelly voltou a Paris. Foi direto a Leslie, de quem não se esquecera. Contratada pela Metro Goldwyn-Mayer, contracenou com o seu descobridor em "Um Americano em Paris". Ficou famosa na década de 50 com "Lili" (1953), "O Sapatinho de Cristal" (1954), "Gaby" (1956) e "Gigi" (1958).


Foi a única estrela de Hollywood a quem escrevi em duas ocasiões e recebi duas fotos, batendo forte o meu coração de adolescente!!



Anos depois, Leslie e Gene, seu descobridor e parceiro em alguns filmes, posam juntos.



Ano de 1985, quando vivíamos em Fords, NJ, EUA. Compramos nosso primeiro video-player e nossa filha gravou o filme "Lili", do qual o pai sempre falava e que queria muito que assistissem.



Leslie Caron hoje, mantendo o mesmo doce sorriso de outrora!


*****************************************

L i n k s

As fotos de nossos artistas favoritos, direto dos estúdios de Hollywood:



http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/as-fotos-de-nossos-artistas-favoritos_16.html

O que era ir ao cinema na década de 50... e de 20:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/09/pelos-caminhos-pitorescos-do-cinema.html

O Exército de Salvação e o Cinema:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/09/o-exrcito-de-salvaco-e-o-cinema.html

A influência do cinema para fazer-me ingressar no Exército de Salvação:

http://paulofranke.blogspot.com/2008/05/quando-como-e-por-que-ingressei-no.html

Minha visita à Hollywood das tantas recordações:

http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/em-hollywood.html

08 fevereiro, 2011

Meus CDs especiais / Meu cantinho musical



Há poucos dias "inaugurei" o cantinho da música no nosso apartamento. Situa-se em um canto do nosso quarto e, quando quero escutar meus CDs, fecho a porta e passo meus momentos de enlevo, de louvor e mesmo de oração, pois muitos contêm verdadeiras preces ao Criador.

Nesta nova postagem presto novamente homenagem a amigos, tanto àqueles que usaram seus talentos musicais e gravaram CDs quanto àqueles que me presentearam CDs ultimamente. A homenagem maior, no entanto, é para Aquele que inspirou alguns desses amigos a compor hinos, Jesus Cristo, a Razão de todo o nosso louvor.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Conheço Tarso Benemann e sua esposa Daiane há menos de um mês! São gaúchos de Pelotas, portanto conterrâneos, e ao vir ela fazer doutorado na Finlândia, procurou no Google brasileiros aqui residentes. O encontro da Brazilian Fellowship, que mantive por 8 anos, foi o meio de encontrar-me. Como "Amigo não se acha, se reconhece", firmamos nossa amizade desde o primeiro encontro. Tarso presenteou-me seu CD, recém-lançado. Hoje pela manhã conferi não só a qualidade da gravação como também a sua boa voz. Suas composições, baseadas na Palavra, são como um derramar do coração ao Senhor, que abençoam e inspiram os ouvintes a servirem-No por inteiro. Com certeza vou-me encerrar no meu quarto repetidas vezes e ter grandes momentos com o Senhor escutando o CD do meu novo amigo. E mais, quando visitar nossa terra quero adorar ao Senhor através do ministério de louvor de sua igreja.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤




Um antigo amigo cuja amizade a Internet resgatou é o Wagner de Barros Campos. Irmão do saudoso Sidney de Barros Campos, homem que me trouxe para o Exército de Salvação no longínquo ano de 1962, tem sido uma alegria contatar o Wagner nestes últimos tempos. E nisso enviou-me pelos correios a nova edição do CD "Invencível", do Ministério Altos Louvores. Bênção pura, tenho-o escutado diversas vezes, extraindo do louvor do grupo inspiração para a minha vida com Deus.

Wagner, não me esqueci do convite que você me fez: de visitar o seu Sítio Ebenezer, no Estado do Rio de Janeiro quando for ao Brasil. Já está na agenda, e espero que você não tenha esquecido este seu convite. O Sitio Ebenezer está no Orkut, com álbum de fotos geniais, como a acima.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Dennis Redfern, jovem amigo antigo que nos visitou no início do ano (ver postagem anterior, "Inverno finlandês nas fotos de amigo brasileiro"), presenteou-me com o CD acima, da Igreja Batista Internacional de Hamburgo, Alemanha, onde vive atualmente. O louvor do grupo é transcultural e vibrante. Fico contente porque, ao escutá-lo e ser abençoado por este CD, tranquilizei-me ao sentir que meu amigo tem achado um lar espiritual entre esses irmãos que tão bem adoram e louvam ao Senhor.


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Daniel Tavares Bastos Gama é meu concunhado e amigo de longa data. Tendo nascido em lar salvacionista, e no Exército de Salvação passado muitos anos de sua vida - inclusive envolvido em bandas, corais, grupos e também em musicais de nossa igreja - nos últimos anos é um dos pastores da Igreja Batista do Povo, em São José dos Campos-SP. Minha cunhada Lys em sua última visita à sua mãe e demais familiares que aqui residem, entregou-me o CD acima que Daniel me mandava. Senti a unção do Senhor desde a primeira vez que o escutei.




Faze-me chegar aos Teus rios, Senhor... beber dos Teus rios, viver nos Teus rios!

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Tenho alguns CDs do meu amigo Asaph Borba, e ainda espero adquirir um que gravou na Terra Santa.

Conheci Asaph em Porto Alegre, na "Seara Latina", isso em 1977, quando lá trabalhamos e assistíamos às gloriosas reuniões daquele abençoado ministério. Em 1979, no inesquecível evento "Geração 79", que lotou por muitos dias o Anhembi em São Paulo, encontrei novamente Asaph que vendia seu primeiro disco, "Celebraremos com Júbilo", gravado em parceria com Tom Stoll (guardo até hoje esse disco, uma raridade!!). No palco, canta Evie Tornqvist, uma cantora norueguesa-americana, com certeza uma das minhas cantoras evangélicas preferidas que participava da equipe de Billy Graham, em campanha no Brasil. Na foto acima, Anneli tem interpretado Asaph em algumas ocasiões em que visitou a Finlândia (foto acima).

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Um de meus melhores amigos finlandeses, Timo-Matti Haapiainen, hoje é pastor luterano, mas participou ativamente quando jovem seminarista do International Open Gospel Choir que comecei, inclusive contanto com sua ajuda na organização do coral. De avós oficiais salvacionistas e pai envolvido com nossa música por muitos anos, Timo-Matti também toca instrumento de sopro e violão, além de cantar com sua forte e melodiosa voz. Meu amigo presenteou-me o CD do coral onde canta já há alguns anos, o "Jacarandá", que canta músicas africanas dirigido por um filho de missionário que viveu na Naníbia, sul da África. Inacreditável como finlandeses cantam com tanta maestria músicas no estilo afro, fazendo inclusive o balanço típico dos grupos cantores daquele continente!


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Este CD tomei emprestado do Exército de Salvação onde trabalho. É do judeu André Zweig, natural da Transilvânia, na Rumênia, porém residente na Finlândia. Gosto de ouvir o iídiche em algumas de suas canções, língua falada pelos judeus da Europa, portanto por milhões que morreram no Holocausto. A semelhança com o alemão tem-me despertado curiosidade e até vontade de aprender frases do dia-a-dia nessa bela língua, que tem também termos hebraicos e eslavos.


Ah, os inesquecíveis momentos em que, naquele Shabat no bairro judeu de Marrais (Marré), em Paris, no ano passado, uni-me a alguns judeus que cantavam animadamente na rua (veja postagem respectiva no "Índice de todos os meus tópicos").


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



E entre os meus selecionados CDs não poderia faltar a boa música salvacionista! Meu filho participou da banda do Corpo Central e da Brigada Nacional de Cantores (foto), esta dirigida por minha amiga Vera Akemi Wakai Sales, sendo que seus componentes são salvacionistas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O leitor poderá acessar o link abaixo e procurar hinos cantados por este excelente coral:

http://www.exercitodesalvacao.org.br/

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤




O sobrinho de minha esposa, Paulo Elias Hämäläinen cantava durante alguns anos nas ruas e nos corredores do metrô de Helsinki. Um dia, no ano passado, o convenceram a participar na TV do "The X Factor", do gênero dos "Ídolos" (Idols). Elias venceu centenas de concorrentes! Nosso sobrinho foi alvo de uma postagem neste meu blog (ver "Índice").


Seu CD, lançado pela SONY MUSIC recentemente, está nas paradas de sucesso da Finlândia.


Paulo, como o chamo pelo primeiro nome, na foto está na casa de sua avó, minha sogra, em Helsinki, e conosco meu neto, também aqui residente. O neto toca trombone de vara na banda na igreja sueca do Exército de Salvação, além de tocar piano e violão (gravará um CD um dia?).

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Meu cunhado Markus Hämäläinen é evangelista e cantor. Gravou diversas cassetes ao longo de seu ministério - estendido pela Europa e Estados Unidos - cantando como família (ele é pai de Elias). Sua saudosa esposa Marja, dona de belíssima voz, fazia solos, duetos com Markus e cantava com a família. Markus ligou-me recentemente pedindo-me para traduzir do inglês e do espanhol, para o português, hinos que cantaram ao longo de seu ministério também musical. Meu cunhado, que foi criado no Brasil, planeja uma visita ao nosso país, ocasião quando visitará diversas igrejas inclusive no Rio Grande do Sul, onde passou a adolescência. Durante essa visita venderá seus CDs, agora no nosso idioma (quando sua agenda de visitas for confirmada, a publicarei neste blog).


Uma de minhas postagens muito visitadas neste blog é a "Marja, até a manhã da ressurreição", na qual homenageio minha concunhada, que partiu para estar com o Senhor em 2008. Sua bela voz encheu a capela de seu funeral quando colocaram uma faixa do CD em que canta um solo (escute-a no final do link abaixo).


http://paulofranke.blogspot.com/2008/10/marja-at-manh-da-ressurreico.html

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤



Conheci Carmen Silva pessoalmente quando visitei as ilhas dos Açores. Impressionado com a sua belíssima voz e testemunho, fiquei ultra feliz quando me presenteou dois de seus CDs, devidamente autografados, os quais podem certamente serem encontrados em livrarias evangélicas.


Leia a postagem "Então Eu A Vi, Nos Açores A Cores"

http://paulofranke.blogspot.com/2010/02/de-repente-na-minha-frente-carmen-silva.html

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Amante da música evangélica - tanto atual quanto antiga - iniciei um segundo blog cujo link pode ser acessado para inteirar o leitor das histórias de hinos tradicionais, com fotos de seus autores e o motivo pelo qual escreveram hinos que têm sido preservados às vezes por séculos - e que ainda hoje abençoam - muitas vezes escritos em circunstâncias as mais adversas.

http://www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Disse William Booth, o homem que fundou o Exército de Salvação, em Londres, em 1865:


Cantem até que suas almas se elevem inteiramente a Deus, e continuem cantando até que aqueles que não conhecem o Senhor dirijam o seu olhar para Ele, que é a fonte de todo o nosso júbilo!

_________________________________________


Próxima postagem,


dedicada aos meus amigos cinéfilos.